YouTube

Artigos Recentes

Esteroides anabólicos: Alto risco para doenças cardiovasculares, dano testicular persistente e COVID-19

- Atualizado no dia 17 de abril de 2023 -

           O uso legal e ilegal de esteroides anabolizantes cresce ano após ano, especialmente com a crescente popularidade da prática de musculação e alta promoção dessas substâncias em redes sociais como o YouTube. Em um recente estudo de alerta publicado no periódico Society's Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (Ref.1), pesquisadores encontraram que o uso ilegal de esteroides anabólicos não apenas possui perigosos efeitos colaterais durante o uso - especialmente cardiovasculares - como também pode trazer sério prejuízo para a função testicular anos depois desse uso ser interrompido, sugerindo danos nas células de Lyding. Somando-se a isso, o uso de esteroides anabólicos está ligado à progressão mais severa da COVID-19 em homens mais jovens, uma associação ligada à hipótese androgênica.

- Continua após o anúncio -


   ESTEROIDES ANABOLIZANTES

           Esteroides anabólicos são derivativos da testosterona, o principal hormônio sexual masculino anabólico-androgênico. O termo 'anabólico' refere-se à hipertrofia muscular, e o termo 'androgênico' refere-se ao aumento de características fenotípicas do sexo masculino (ex.: engrossamento da voz, crescimento de pelos faciais, etc.). Atualmente, nenhum esteroide anabólico é totalmente livre de efeitos androgênicos. Para fins não-terapêuticos, os andrógenos mais comumente usados são a testosterona, androstenediona, estanozolol (Winstrol), nandrolona (Deca-Durabolin), e metandrostenolona (Dianabol). 

          Existem dois tipos de esteroides anabólicos: (i) derivativos 17-alfa-alquilas e (ii) derivativos 17-beta-ésteres. Em (i) podemos citar a oxandrolona, a oximetolona e a fluoximesterona. Em (ii) podemos citar a testosterona, cipionato, enantato de testosterona, heptilato de testosterona, propionato de testosterona, decanoato de nandrolona, fenproprionato de nandrolona, e dromostanolona. O fenpropionato de nandrolona é um esteroide anabólico-androgênico C18 e foi um dos primeiros esteroides anabolizantes a ser usado como agente de doping por atletas profissionais na década de 1960, sendo banido das Olimpíadas em 1974.

            Os derivativos da testosterona são obtidos via modificações na estrutura química desse hormônio, determinando suas características em termos farmacocinéticos e rota de administração: 

- Esterificação do grupo 17-beta-hidroxila, permitindo a administração intramuscular;

- Alquilação na posição 17-alfa, tornando a administração oral possível (resistência à acidez estomacal);

- Mudanças na estrutura do anel de testosterona que permite a administração oral ou intramuscular.


            Na rota oral (absorção intestinal),  a meia-vida é curta (contínua limpeza no fígado), sendo necessário o consumo várias vezes ao dia e levando a mais eventos adversos a médio prazo (ex.: Anabolex, Anadrol, Dianabol, Maxibolina, Metandreno e Oxitosona). Na rota intramuscular, a aplicação pode ser água-baseada (meia-vida de 1-2 semanas) ou óleo-baseada (meia-vida de 4-12 semanas). Aplicação água-baseada permite a combinação com outros esteroides e é usada na fase de definição da musculatura, com toxicidade baixa a curto-médio prazo, mas com sérios efeitos negativos aparecendo a longo prazo (ex.: Anadur, Boldedona, Deca-Durabolin [ou nandrolona], Dianabol e Masteron). Na aplicação óleo-baseada (preparada com óleo sésamo e solução alcoólica), os esteroides anabolizantes são lentamente absorvidos através da circulação sanguínea e visam o aumento da massa muscular (ex.: Primobolan Depot, Testex e Nebido).

            Existe também a aplicação tópica, com diferentes apresentações: cremes, adesivos, óleos, etc. Essa via de administração entrega os esteroides anabolizantes através do estrato córneo (camada mais externa da epiderme) e possui uma curta meia-vida.

                 Com o objetivo de otimizar os ganhos musculares, muitos fisiculturistas profissionais abertamente declaram que usam esteroides anabolizantes, através de diferentes "ciclos" construídos com base em experiência própria e recomendações anedóticas (sem suporte de evidência científica). Porém, nas últimas três décadas, o uso de esteroides anabolizantes vem crescendo de forma dramática dentro da população em geral, especialmente os mais jovens, e não apenas entre fisiculturistas e outros atletas profissionais. Desde atletas amadores até adolescentes, o abuso dessas drogas se tornou relativamente comum para o aumento da massa e da força muscular, e melhora da performance física. Existem muitos também que usam esteroides anabólicos para fins de aumento da libido. 

           Na literatura acadêmica, prevalência global do uso de esteroides anabólicos em algum momento da vida alcançou um estimado de 3,3% da população mundial na última década (Ref.5). Nos EUA, é estimado que aproximadamente 4 milhões de Norte-Americanos já usaram esteroides anabolizantes em algum ponto da vida e que 1 milhão são dependentes dessas drogas. Na Holanda, é estimado que 20 mil atletas amadores usam essas substâncias (Ref.39). Nesse sentido, o abuso de esteroides anabólicos é considerado atualmente um sério problema de saúde pública.

-----------

IMPORTANTE: Um número de esteroides anabólicos, como o enantato de testosterona e o cipionato de testosterona, possuem importante utilidade hospitalar para o tratamento de doenças renais crônicas, osteoporose em mulheres na pós-menopausa, em cânceres inoperáveis de mama, em casos de puberdade atrasada no sexo masculino, hipogonadismo, vítimas de queimaduras, para diversas doenças caracterizadas por um balanço negativo de nitrogênio, entre outras enfermidades.

----------- 

- Continua após o anúncio -


   MECANISMO DE AÇÃO

          Andrógenos endógenos são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento dos órgãos sexuais nos homens (sexo masculino) e manutenção das características secundárias sexuais. Os esteroides anabólicos endógenos como a testosterona e a dihidrotestosterona e esteroides anabólicos sintéticos mediam seus efeitos ao se ligarem e ativarem receptores andrógenos. Na musculatura esquelética, os esteroides anabólicos regulam a transcrição de genes alvos que controlam o acúmulo de DNA no tecido músculo-esquelético requerido para o crescimento muscular (primariamente efeitos anabólicos sobre a actina e a miosina, via somatomedinas). 

            Os esteroides anabólicos também up-regulam e aumentam o número de receptores de andrógenos, portanto permitindo a intensidade de treino, e indiretamente contribuindo para um aumento no tamanho da musculatura e na força. Esses hormônios também possuem um efeito estimulante no cérebro através dos seus diversos efeitos em vários neurotransmissores do sistema nervoso central, no antagonismo de glucocorticoides (bloqueando efeitos catabólicos), e na estimulação do eixo hormonal associado ao fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1). Outro caminho não-genômico é a partir da interferência com o receptor acoplado da proteína-G, um receptor na transmembrana dentro das células, que pode levar a uma rápida ativação do hormônio esteroide, potencialmente influenciando as funções da tireoide.

            Em condições normais, os efeitos androgênicos estão relacionados à sinalização de ação do receptor androgênico. Receptores androgênicos estão amplamente espalhados pelos tecidos e órgãos do nosso corpos. Nesse sentido, existem três principais ações: 

(i) ligação direta ao receptor androgênico;

(ii) via dihidrotesterona (DHT) produzida pela ação da enzima 5-alfa-redutase;

(iii) via receptores de estrógenos a partir de estradiol produzido pela enzima CYP19 aromatase. 

           Em particular, testosterona livre é transportada para o citoplasma celular do tecido alvo, e com a ligação ao receptor androgênico ocorrendo ou diretamente ou após a conversão para o DHT. No núcleo celular, livre ou ligada, a testosterona se liga a sequências específicas de nucleotídeos no DNA cromossomal. Essa interação ativa genes específicos que possuem significativa influência na síntese proteica. Após dimerização, o complexo de ligação se liga a áreas promotoras específicas de genes alvos chamadas de elementos androgênicos de resposta, influenciando o processo de transcrição.

            Nos níveis fisiológicos normais de testosterona - sem aplicação exógena de esteroides anabólicos - os receptores androgênicos estão saturados (Ref.7). Nesse sentido, os efeitos iniciais dos esteroides anabólicos administrados podem ser consequentes exclusivamente de mecanismos além da ativação desses receptores, como a ação antagonista aos receptores glucocorticoides, levando à inibição da síntese de glicose e do catabolismo proteico. Quando a biossíntese de testosterona no corpo começa a progressivamente cair, os esteroides anabólicos exógenos tomam o lugar desse hormônio na ativação dos receptores androgênicos. 

          Dependendo da estrutura química do esteroide anabólico, os mecanismos e subsequentes efeitos fisiológicos podem variar significativamente. Por exemplo, o decanoato de nandrolona possui ação lenta e visa o único propósito de aumento da massa muscular (maior anabolismo e mínimos efeitos androgênicos), ao promover uma maior retenção de nitrogênio (ex.: aminoácidos) nas fibras musculares, mas também promovendo maior síntese de colágeno e melhora na mineralização óssea.

- Continua após o anúncio -


   EFEITOS ADVERSOS

           O aumento da demanda por esteroides anabolizantes tem sido particularmente promovida pela facilidade da compra online sem prescrição, além da crescente e massiva promoção dessas substâncias em redes sociais como Instagram e TikTok (Ref.45). Esses produtos vendidos online são produzidos por farmácias não-reguladas, de qualidade ou conteúdo desconhecido, e sem estudos de doses adequadas para humanos, já que a maioria dos esteroides anabólicos são desenvolvidos para o uso veterinário.

           E como o uso dos esteroides anabólicos começou a se tornar mais comum entre o público geral apenas a partir das décadas de 1980 e 1990, só agora estamos começando a obter dados científicos mais robustos dos efeitos deletérios de longo prazo dessas drogas (Ref.9).

           Múltiplos estudos nos últimos anos têm mostrado que essas drogas possuem um amplo espectro de efeitos colaterais deletérios (reversíveis ou irreversíveis), resultando em desordens reprodutivas e metabólicas, distúrbios psicológicos, doenças cardiovasculares, e patologias renais e hepáticas. Estresse oxidativo, apoptose (morte celular), inflamação e mudanças na homeostase endócrina são responsáveis por danos multi-órgãos para doses suprafisiológicas de esteroides anabólicos. Um estudo de 2018 publicado no periódico Journal of Internal Medicine (Ref.21), analisando retrospectivamente os dados clínicos de 13 mil indivíduos, encontrou um risco de morte 3 vezes maior entre usuários de esteroides anabolizantes relativo a indivíduos de mesma idade e com um background de saúde similar, e uma prevalência de 10% de problemas como acne, ginecomastia e disfunção erétil. Uso de esteroides anabolizantes também está associado com o desenvolvimento de tumores malignos, em especial carcinoma hepatocelular e colangiocarcinoma (Ref.14).

------------

> Um estudo publicado em 2021 no periódico Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience and Neuroimaging encontrou e reforçou evidências prévias de que os esteroides anabólicos podem causar significativos danos ao cérebro, fazendo com que este envelheça prematuramente. Para mais informações, acesse: Esteroides anabolizantes aceleram o envelhecimento do cérebro

-------------

          No sistema hepático - sensitivo à ação de hormônios -, o uso de esteroides anabolizantes pode causar de leve a severa congestão vascular, inchaço de hepatócitos, infiltração de células inflamatórias, fibrose perivascular e necrose celular. Disfunções no fígado e icterícia são bem comuns, e existe maior risco para o desenvolvimento de tumores hepáticos benignos e malignos. De fato, casos de carcinoma no fígado têm sido associados com o uso de altas doses, ou em indivíduos que possuem predisposição para o câncer hepático. Agentes musculares intramusculares não-alquilados são menos prováveis de causarem problemas hepáticos, mas o risco é longe de ser nulo. Aliás, é um mito popular a alegação de que apenas esteroides anabólicos orais promovem hepatotoxicidade, e existem vários casos reportados na literatura acadêmica de complicações hepáticas causadas por administrações intramusculares (Ref.40). 

          No sistema reprodutivo masculino, o uso de esteroides anabólicos leva ao hipogonadismo hipogonadotrópico, resultando na supressão dos hormônios LH e FSH mediada através de feedback negativo associado ao eixo hipotalâmico-pituitário-gonadal. Isso resulta em declínio na densidade e número de espermatozoides produzidos junto ao esperma, reduzida motilidade e morfologia anormal dos espermatozoides, assim como atrofia testicular. Aumento das doses leva à oligospermia com infertilidade secundária. Efeitos de feminização são também comuns, especialmente ginecomastia, através da conversão de testosterona em metabólitos estrogênicos (aromatização).

-----------

> Ginecomastia é a proliferação benigna de tecido glandular (mamário) no peito masculino. Esse processo, no caso de uso de anabolizantes androgênicos, é devido à aromatização periférica dos andrógenos em excesso para estrógenos. Ginecomastia é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de mama nos homens. Para mais informações sobre a condição, acesse: Qual é a relação entre câncer de mama masculino e ginecomastia?

------------

           Nos homens, é muito frequente o desenvolvimento ou aceleramento da calvície de forma precoce nos usuários (!). Agressão e violência está também associado com o uso de esteroides anabolizantes, particularmente em quadros de dependência dessas drogas (Ref.10). De fato, os esteroides anabolizantes atravessam facilmente a barreira sangue-cérebro e afetam o sistema nervoso central, no qual os receptores andrógenos são amplamente expressos - implicando em potenciais e anômalas mudanças comportamentais. Um exemplo que ilustra bem esse tipo de efeito adverso: Delírio induzido por esteroides anabolizantes. Aliás, o efeito de exacerbação da agressividade promovido por essas substâncias é também proposto de aumentar indiretamente a força e a hipertrofia muscular ao motivar (efeito psicológico) treinos mais pesados (Ref.40). 

          Relevante mencionar que a aromatização de testosterona leva à formação de 17-beta-ostradiol, a qual parece possuir atividade pró-convulsiva; nesse sentido, convulsões epilépticas são também um possível efeito colateral do uso de esteroides anabólicos, e existem casos reportados na literatura acadêmica (Ref.41)

(!) Para mais informações, acesseMitos sobre a calvície

          Em um estudo conduzido na Holanda (Ref.39), analisando 100 atletas com idades entre 20 e 40 anos de idade (1/5 deles competindo em campeonatos de fisiculturismo), pesquisadores investigaram os efeitos adversos após o uso de esteroides anabolizantes. O ciclo utilizado pelos atletas e acompanhando pelos pesquisadores teve uma duração média de 13 semanas, com uma média de 901 mg de andrógeno anabólico aplicado (no total entre os participantes, foram usados cinco diferentes tipos de anabolizantes). Todos os participantes reportaram efeitos negativos leves e transientes, como acne, ginecomastia e disfunções eréteis. Foram observadas pioras no perfil lipídico do sangue (principalmente com esteroides orais) e pressão arterial elevada. Quatro participantes, reportaram um sério evento adverso, incluindo falha cardíaca congestiva, mas se recuperaram após tratamento. Nem todos se recuperaram das disfunções testiculares após o final do ciclo, especialmente se possuíam um histórico de uso de anabolizantes.

           Nas mulheres (sexo feminino), o uso de esteroides anabólicos leva a hirsutismo (excesso de pelos no corpo), acne, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris, diminuição do tamanho das mamas, irregularidades menstruais ou amenorreia (ausência de menstruação), aumento do apetite e calvície (alopécia androgênica). Mesmo após descontinuação do uso, esses efeitos podem ser irreversíveis.

          É estimado que ~30-50% das pessoas que usam esteroides anabólicos androgenéticos desenvolvem dependência, caracterizada por uso continuado dessas drogas mesmo com a ocorrência de efeitos adversos físicos e mentais (Ref.46). A dependência é altamente ligada a sintomas como depressão, fatiga e disfunção sexual, os quais são comumente experienciados quando o indivíduo cessa o uso dos esteroides anabólicos devido aos baixos níveis endógenos de testosterona. E muitos praticantes amadores e profissionais de fisiculturismo sabem dos efeitos adversos mas acreditam que podem amenizá-los ou preveni-los ao seguir instruções de outros praticantes mais experientes ("Broscience"), como uso de vitaminas do complexo B para proteger o fígado, uso de fármacos como clomifeno e tamoxifeno contra ginecomastia, administração de repositores hormonais, "respeito" aos intervalos de ciclo, etc. - obviamente ignorando particularidades de cada organismo e sem qualquer mínima orientação médica ou suporte científico (Ref.47-48).

- Continua após o anúncio -


   PROBLEMAS CARDIOVASCULARES

           Nos últimos anos, uma maior atenção está sendo dada aos problemas cardíacos decorrentes do uso de esteroides anabolizantes, com cada vez mais casos sendo reportados na literatura acadêmica e muitos especialistas sugerindo um enorme sub-reporte de casos. Morte súbita cardíaca de pacientes jovens por evento cardiovascular sem óbvios fatores de risco devem ser suspeitos de abuso de esteroides anabólicos. Estudos de autópsias em série têm mostrado que doenças cardiovasculares são amplamente detectadas em mortes relacionados ao uso dessas drogas (Ref.7). E anormalidades cardiovasculares deletérias parecem persistir mesmo após longo período de abandono do uso dos esteroides anabolizantes (Ref.15).

            Os esteroides anabólicos podem causar danos às funções coagulatórias - levando a complicações trombóticas e infarto do miocárdio -, arritmias potencialmente fatais, cadiomiopatia, danos vasculares, fibrose intersticial, elevação da pressão sanguínea e dislipidemia (com danos no metabolismo lipídico que levam ao aumento do LDL e diminuição do HDL). Podemos citar alguns casos notáveis mais recentes reportados na literatura acadêmica:

- Um médico de 26 anos fisicamente ativo, sem nenhum clássico fator de risco coronário, apresentou-se ao hospital com dor no peito que foi inicialmente mal diagnosticada como uma dor músculo-esquelética. Mais tarde, o paciente foi trazido para um hospital universitário sofrendo com um massivo infarto agudo miocárdico, e admitiu que usava o esteroide anabólico sustanon (isocaproato de testosterona) - sem nenhum outro fato relevante no histórico médico. Grandes trombos na vascularização cardíaca foram identificados no paciente, como mostrado nas imagens abaixo. Após intervenção hospitalar e durante acompanhamento, o paciente continuou sofrendo com falhas cardíacas, e desenvolveu trombos apicais 2 meses após a admissão primária. Após desenvolver também taquicardia, o paciente recebeu um desfibrilador implantável (Ref.11).   

- Um homem de 34 anos que realizava musculação seguindo um período de 3 meses com uso de esteroides anabolizantes e um período de 1 mês de "terapia pós-ciclo" (tamoxifeno e citrato de clomifeno) desenvolveu um derrame isquêmico sem outros aparentes fatores de risco (Ref.12).

- Um homem saudável de 41 anos desenvolveu um derrame arterial, acompanhando de súbita fraqueza no corpo. Novamente sérias alterações coagulatórias (múltiplos trombos esquerdo-ventriculares com embolismo) e cardiomiopatia associadas com o uso de esteroides anabolizantes (no caso do paciente, um histórico de mais de 10 anos usando essas drogas) (Ref.13).

Um jovem de 24 anos do sexo masculino - e com notável hipertrofia da musculatura esquelética e baixa quantidade de gordura subcutânea - sofreu uma parada cardiorrespiratória na banheira da casa ao retornar de uma festa de Ano Novo. Ressuscitação cardiopulmonar não teve sucesso e uma autópsia forense foi ordenada. De acordo com os amigos do morto, ele estava tomando esteroides anabolizantes androgênicos (estanozolol, testosterona, tamoxifeno, mesterolona e nandrolona) através de injeções intramusculares nos 6 meses prévios (doses desconhecidas). Ele não tinha histórico familiar de dislipidemia, aterosclerose prematura ou eventos cardíacos, exceto por um episódio de dor pré-cordial alguns meses antes. Não havia antecedentes de consumo de drogas ilícitas. Na autópsia, o coração mostrou cardiomegalia (420 g) sendo a massa esperada em relação à massa corporal de 358 g. As artérias pulmonares exibiram severa aterosclerose associada com trombose. Extensas áreas de cicatrizes cardíacas também foram observadas. Autópsia e análises complementares (ex.: toxicológicas) suportaram infarto do miocárdio, secundária ao consumo de anabolizantes androgênicos, como causa da morte (Ref.38).

- Um fisiculturista de 30 anos, com abuso no uso de esteroide anabólico-androgênico enquanto estava se preparando para um evento de fisiculturismo, desenvolveu falha cardíaca, cardiomiopatia dilatada não-isquêmica severa, fibrilação atrial, edema pulmonar cardiogênico, e estresse respiratório agudo requerendo ventilação mecânica (Ref.44). Após 6 meses de terapia e acompanhamento, e cessação do uso de esteroides anabólicos, seu quadro de saúde melhorou. 

          Vários outros casos recentes podem ser citado nesse mesmo caminho (Ref.14-15). É proposto que os esteroides anabolizantes aumentem a síntese de tromboxano A2 e diminuem a síntese de prostaciclina, portanto levando ao aumento da agregação de plaquetas e facilitando a formação de sérios coágulos sanguíneos. Existe também aumento de atividade da trombina, contribuindo para o estado hipercoagulável, assim como efeitos nos níveis de homocisteína, esses últimos podendo levar a efeitos trombóticos e ateroscleróticos. Possíveis efeitos de danos na função endotelial e de vasoespasmos, e redução nos níveis de antioxidantes são também propostos.  

            Um consumo maior do que o normal de esteroides anabolizantes também afeta a estrutura cardíaca, assim como sua funcionalidade, como citado no relato de caso da Ref.38. As mudanças incluem hipertrofia miocárdica, um aumento nos diâmetros das câmaras cardíacas, e marcantes mudanças nas funções contráteis e de relaxação do músculo cardíaco.

           No geral, as evidências acumulados sugerem múltiplos efeitos deletérios no sistema cardiovascular, especialmente associados com a coagulação sanguínea e outros danos vasculares. Como atletas e praticantes recreativos de musculação atribuem sintomas cardíacos ao exercício físico em si (ex.: dores no peito anômalas) e ignoram sintomas de menor intensidade associados à doença arterial coronária, quando são atendidos em um hospital geralmente o quadro se encontra avançado - e isso quando não ocorre uma morte súbita.

- Continua após o anúncio -


   ESTEROIDES ANABOLIZANTES E COVID-19

          Em um relato de caso publicado em 2021 no periódico BMJ (Ref.17), um homem de 28 anos de idade, previamente saudável, desenvolveu uma forma severa da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Apesar de à primeira vista não possuir fatores de risco para a progressão grave da COVID-19, o paciente reportou que estava tomando o esteroide anabolizante oxandrolona (40 mg/dia) por 30 dias antes de se apresentar ao hospital. O paciente também reportou que seu quadro sintomático havia piorado rapidamente nos 4 dias prévios ao atendimento hospitalar

          O paciente ao ser atendido pelos médicos apresentava falta de ar, tosse, rinorreia (catarro no nariz), dor muscular, artralgia, fatiga, tontura, diarreia e anosmia (perda de olfato), com COVID-19 confirmada via teste PCR para o SARS-CoV-2. O paciente não possuía comorbidades prévias e estava fazendo "tratamento precoce" com nitazoxanida/Anitta (500 mg duas vezes ao dia) e azitromicina (500 mg/dia) desde o começo dos sintomas nos 2 dias seguintes - mas sem eficácia. Além da oxandrolona, o paciente negou usar outros medicamentos ou hormônios (ex.: GH).

-----------

IMPORTANTE: Não existe suporte científico de eficácia para o uso do medicamento Anitta contra a COVID-19. Fica a sugestão de leitura: Quais as evidências para o uso de nitazoxanida no tratamento da COVID-19?

------------

           Hospitalizado, o paciente progrediu rapidamente para estágios mais severos da doença, com a saturação de oxigênio no seu sangue caindo para 92%. Considerando o histórico médico do paciente, sua idade e o fato dos pais terem sido infectados e desenvolvido apenas sintomas muito leves mesmo possuindo comorbidades de preocupação (diabetes tipo 2, hipertensão, obesidade, fumo, etc.) - reduzindo as chances de variantes genéticas desfavoráveis como causa da anômala rápida progressão no filho -, os médicos concluíram que a causa mais provável era o recente uso de esteroide anabolizante. De fato, existe a hipótese que uma maior sensibilização androgênica nos pacientes é um importante fator de risco para a progressão grave da COVID-19, explicando talvez porque homens são muito mais afetados pela doença do que as mulheres (Homens morrem 2,4 vezes mais por COVID-19 do que as mulheres, segundo estudo). 

         Em particular, o DHT (nosso mais potente androgênico endógeno) significativamente aumenta a expressão da enzima serina protease transmembrana 2 (TMPRSS2), necessária para a entrada do SARS-CoV-2 na célula hospedeira e também aumenta o nível da glicoproteína ACE2, a porta de entrada do vírus no interior celular. Portanto, DHT derivado do metabolismo de esteroides anabolizantes pode aumentar a severidade da COVID-19. Em estudos publicados no periódico iScience e na Nature (Ref.20, 37), através de experimentos in vitro com células humanas e de ratos, pesquisadores reforçaram o papel de regulação tanto do receptor ACE2 quanto da enzima TMPRSS2 por hormônios androgênicos. Por fim, variantes no gene do receptor androgênico (AR) estão associados com uma progressão clínica da COVID-19 (Ref.22).

           Nesse sentido, os médicos resolveram administrar no paciente - sob consentimento desse último - uma única dose (600 mg) do antiandrogênico proxalutamida seguida por 200 mg diários por 7 dias. Vinte e quatro horas depois de inicialmente apresentar-se à clínica, o paciente melhorou dramaticamente seu quadro clínico, incluindo completa cessação da tosse, fatiga e perda de olfato. A saturação de oxigênio subiu para 98% e outros marcadores clínicos também melhoram substancialmente. Durante um acompanhamento de 4 semanas, o paciente permaneceu assintomático, e sem efeitos colaterais do tratamento. Nenhum outro tratamento foi necessário.

           O caso além de reforçar a "hipótese androgênica", reforça os riscos do uso de esteroides anabolizantes sem supervisão ou orientação médica, especialmente em meio à pandemia. O caso é outro exemplo que também ajuda a abrir um potencial caminho terapêutico contra a COVID-19 em homens a partir do uso de inibidores 5-alfa-redutase (ex.: dutasterida e finasterida) - os quais impedem a síntese de DHT - e de inibidores do receptor androgênico (ex.: espironolactona e proxalutamida).

          Aliás, essas vias terapêuticas vêm sendo investigadas por estudos clínicos observacionais e randomizados desde 2020, e existe inclusive evidência de que os homens com alopécia androgênica (no geral, mais sensíveis ao DHT), são afetados em substancial maior intensidade pela COVID-19 (Ref.19, 24-26). Resultados preliminares, mas ainda limitados, de alguns dos estudos clínicos randomizados têm sugerido eficácia de terapias antiandrogênicas, em especial o uso de dutasterida e de proxalutamida (Ref.18, 23). Um estudo mais recente publicado no periódico Healthcare (Ref.42) encontrou que usuários de esteroides anabolizantes androgênicos possuem quase 5 vezes mais prováveis de contrair COVID-19 do que não-usuários, e quase 4 vezes maior risco de desenvolver um quadro moderado ou severo da doença.

           No entanto, existem também inconsistências com a hipótese androgênica. Por exemplo, estudos observacionais não são conclusivos quanto à maior incidência de COVID-19 mais severa em homens mais sensibilizados pelo DHT (com calvície comum, por exemplo). Existem inclusive vários relatos de casos de homens que tomam há vários anos finasterida e que desenvolvem COVID-19 mais grave. Mulheres hiperandrogênicas, produzindo excesso de testosterona (ex.: síndrome do ovário policístico, hirsutismo), são esperadas de serem mais afetadas pela COVID-19, mas resultados de estudos clínicos são conflitantes (Ref.27-30). Entre pacientes com câncer de próstata recebendo ou não terapia antiadrogênica, as taxas de mortalidade e progressão severa da COVID-19 não parecem diferir (Ref.31). Homens recebendo terapia de testosterona (reposição hormonal) não parecem estar associados a um pior prognóstico de COVID-19 (Ref.32). Por fim, enquanto que, no geral, homens são mais afetados pela COVID-19, em um número de países e regiões são reportadas maiores taxas de mortalidade entre mulheres do que entre homens (Ref.33).

            Aqui é importante lembrar que a testosterona está implicada em processos fisiológicos nos indivíduos do sexo masculino que vão além do sistema reprodutivo e sexual. Entre essas funções, a testosterona possui efeitos anti-inflamatórios e imune-modulatórios protetores, via regulação de linfócitos-T. Andrógenos parecem ser essenciais para montar uma resposta antiviral e no combate a infecções nos homens, e também parecem influenciar na integridade vascular. Nesse sentido, existem evidências que baixos níveis de testosterona nos homens (ex.: hipogonadismo) está também implicado em uma progressão mais severa da COVID-19 (Ref.34-35). Por isso é importante cautela no uso de bloqueadores antiandrogênicos em pacientes hospitalizados com COVID-19.

          Em um estudo mais recente apresentado no congresso da Associação Europeia de Urologia (EAU21) (Ref.36), englobando 286 indivíduos do sexo masculino com COVID-19 atendidos no departamento de emergência e 305 voluntários do sexo masculino saudáveis, encontrou que quase 90% dos pacientes hospitalizados tinham níveis de testosterona abaixo do normal (<9,2 nmol/L) - caracterizando um quadro de hipogonadismo -, comparado com apenas 17% entre os voluntários saudáveis. Esses pacientes tinham 6 vezes maior chance de morrerem, e quanto menor era o nível de testosterona, maior a chance da necessidade de tratamento intensivo, de intubação em um ventilador e de permanecer hospitalizado por um mais longo período. Além disso, os níveis de testosterona entre os pacientes com hipogonadismo estavam muito abaixo do nível minimamente adequado, com uma média em torno de 2,5 nmol/L. Aqueles com sintomas leves ou que foram admitidos ao hospital tinham níveis significativamente maiores de testosterona (entre 3 e 4 nmol/L) do que aqueles que foram admitidos na UTI ou que morreram da doença (apenas 0,7-1,0 nmol/L). Mesmo quando outros fatores de risco foram levados em conta (IMC, idade, comorbidades), as diferenças nos perfis hormonais e progressões clínicas permaneceram marcantes.

          Por fim, um estudo publicado na Science (!), analisando diferenças metabólicas entre os sexos masculino e feminino ligadas ao sistema imune e à COVID-19, encontrou que o ácido cinurênico pode ser crucial para explicar a maior vulnerabilidade dos homens à doença. Existe, com certeza, algo além do fator hormonal a ser considerado.

(!) Publicação do estudo: Essa molécula pode ser crucial para explicar porque os homens são mais vulneráveis à COVID-19

           Estudos clínicos randomizados de grande porte e de alta qualidade serão necessários para corroborar ou refutar a hipótese androgênica, em particular o uso de antiandrogênicos contra a COVID-19. É talvez mais plausível que um excesso de hormônios androgênicos (ex.: abuso de anabolizantes androgênicos) estejam implicados como um fator de risco para COVID-19 severa e não a simples presença de hormônios androgênicos circulantes.

- Continua após o anúncio -


   ESTEROIDE ANABOLIZANTE E CÉLULAS DE LEYDIG

           Até o momento era ainda debatido se o uso ilícito ou abusivo de esteroides anabólicos causam deficiências de testosterona a longo prazo. Também chamado de hipogonadismo, baixos níveis de testosterona podem causar diminuição na libido, dificuldade de ereção e uma baixa contagem de espermatozoides.

           No novo estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, os pesquisadores identificaram um hormônio produzido pelas células de Leydig - células nos testículos que produzem testosterona - como um promissor marcador biológico para a função testicular. Devido ao fato dos níveis sanguíneos de testosterona poderem variar muito durante o dia e variar por causa da composição corporal, os pesquisadores resolveram investigar um mais estável marcador do que a testosterona, chamado de fator serológico semelhante à insulina 3 (INSL3).

           Para isso, foram investigados 132 participantes de outro estudo: homens que praticaram treino de força, com idades variando de 18 a 50 anos (média de 32 anos). Três grupos foram formados: 46 homens atualmente usando esteroides anabólicos, 42 ex-usuários de esteroides anabólicos e 44 que nunca tinham usado esteroides anabolizantes. Na média, ex-usuários reportaram não estarem tomando esteroides anabolizantes por 32 meses.

           Entre usuários ativos de esteroides anabolizantes, os resultados do estudo mostraram que o INSL3 estava dramaticamente suprimido(0,04 µg/L) em relação aos participantes que nunca usaram (0,59 µg/L). Porém, os ex-usuários também mostraram ter um valor significativamente menor (0,39 µg/L) do que aqueles que nunca usaram esteroides anabolizantes, mesmo após quase 3 anos de abandono do uso. Além disso, quanto maior o período de uso prévio, menor mostrou ser os níveis de INSL3.

           Esses resultados sugerem danos de longa duração na capacidade gonadal em ex-usuários de esteroides anabolizantes, com potencial risco futuro de hipogonadismo. Indivíduos nessa situação podem necessitar de terapia médica medicamentosa de estimulação para aumentar a capacidade das células de Lydig nos testículos.


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS

  1. https://academic.oup.com/jcem/advance-article-abstract/doi/10.1210/clinem/dgab129/6156950
  2. https://www.sciencedirect.com/topics/chemistry/anabolic-steroid
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482418/
  4. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14659891.2021.1879294
  5. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2173578620300627
  6. Reyes-Vallejo, L. (2020). Current use and abuse of anabolic steroids. Actas Urológicas Españolas (English Edition)
  7. https://www.mdpi.com/2227-9032/9/1/97
  8. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09687637.2021.1882940
  9. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-36391-8_21
  10. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0376871621000995
  11. https://www.spandidos-publications.com/10.3892/br.2020.1321
  12. https://casereports.bmj.com/content/14/2/e234241.abstract
  13. https://journals.lww.com/ccmjournal/Fulltext/2021/01001/362__A_Tragedy_of_a_Strong_Muscle_and_Weak_Heart_.330.aspx
  14. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7925058/
  15. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7861066/
  16. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7444848/
  17. https://casereports.bmj.com/content/14/2/e241572.abstract
  18. https://www.cureus.com/articles/50511-early-antiandrogen-therapy-with-dutasteride-reduces-viral-shedding-inflammatory-responses-and-time-to-remission-in-males-with-covid-19-a-randomized-double-blind-placebo-controlled-interventional-trial-eat-duta-androcov-trial---biochemical
  19. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32446821/
  20. https://www.cell.com/iscience/fulltext/S2589-0042(21)00222-4
  21. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/joim.12850
  22. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jdv.16956
  23. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7899267/
  24. https://erc.bioscientifica.com/view/journals/erc/27/9/ERC-20-0165.xml
  25. https://erc.bioscientifica.com/view/journals/erc/28/2/ERC-20-0439.xml
  26. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jdv.17021
  27. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8014631/
  28. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8014631/
  29. https://eje.bioscientifica.com/view/journals/eje/184/5/EJE-20-1163.xml
  30. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jdv.17004
  31. https://ascopubs.org/doi/abs/10.1200/JCO.2021.39.6_suppl.39
  32. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S174360952030936X
  33. https://www.liebertpub.com/doi/full/10.1089/andro.2020.0012
  34. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8009245/
  35. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/andr.12868
  36. https://www.eurekalert.org/pub_releases/2021-07/eaou-mwl070521.php
  37. https://www.nature.com/articles/s41467-021-24342-y
  38. Hernández-Guerra et al. (2019). Sudden cardiac death in anabolic androgenic steroids abuse: case report and literature review. Forensic Sciences Research, 4(3), 267–273. https://doi.org/10.1080/20961790.2019.1595350
  39. Smit, Diederik Laurens (2022). Health effects of anabolic androgenic steroid use in male amateur athletes. [Tese de PHD] Vrije Universiteit Amsterdam. https://research.vu.nl/en/publications/health-effects-of-anabolic-androgenic-steroid-use-in-male-amateur
  40. Vij et al. (2022). Versatility of Anabolic Androgenic Steroid–Induced Hepatotoxicity. Hepatology, Volume 12, Issue 1, Pages 216-221. https://doi.org/10.1016/j.jceh.2021.03.003
  41. Rodriguez-Villar et al. (2022). Anabolic-androgenic steroids abuse-induced seizures: A case report in a young male bodybuilder. Seizure, Volume 96, Pages 22-24. https://doi.org/10.1016/j.seizure.2022.01.010
  42. Assiry et al. (2022). Potential Association between the Use of Anabolic Steroids and COVID-19 Infection. Healthcare 10(2), 196. https://doi.org/10.3390/healthcare10020196
  43. Corona et al. (2022). Consequences of Anabolic-Androgenic Steroid Abuse in Males; Sexual and Reproductive Perspective. The world journal of men's health, 40(2), 165–178. https://doi.org/10.5534/wjmh.210021
  44. Ilonze et al. (2022). Cardiomyopathy and heart failure secondary to anabolic-androgen steroid abuse. Baylor University Medical Center Proceedings, Issue 3, Volume 35, Pages 363-365. https://doi.org/10.1080/08998280.2022.2039496
  45. Cox et al. (2023). “Emerging anabolic androgenic steroid markets; the prominence of social media”. Drugs: Education, Prevention and Policy. https://doi.org/10.1080/09687637.2023.2176286
  46. Henriksen et al. (2023). Health service engagement, side effects and concerns among men with anabolic-androgenic steroid use: a cross-sectional Norwegian study. Substance Abuse Treatment Prevention and Policy 18, 19. https://doi.org/10.1186/s13011-023-00528-z
  47. Kotzé et al. (2023). Getting big but not hard: A retrospective case-study of a male powerlifter's experience of steroid-induced erectile dysfunction. International Journal of Drug Policy, Volume 121, 104195. https://doi.org/10.1016/j.drugpo.2023.104195
  48. https://www.researchgate.net/publication/367275903_Broscience_Uma_analise_sobre_o_consumo_de_medicamentos_entre_fisiculturistas