YouTube

Artigos Recentes


SABER ATUALIZADO


           Em uma era onde as informações transbordam de inúmeros veículos de comunicação, e onde o acesso a esse mar de conhecimento se tornou incrivelmente facilitado, o maior desafio é saber filtrar esse enorme fluxo de dados. Hoje, infelizmente, a maior parte das informações são fornecidas de forma irresponsável, especialmente na internet. Informar tornou-se sinônimo de anunciar a qualquer custo, e as fontes científicas são vistas apenas como uma ferramenta para enriquecer narrativas particulares, sendo, portanto, frequentemente distorcidas ou seletivamente ignoradas. Mitos e crenças populares acabam se transformando em fatos pela facilidade de disseminá-los. Periódicos científicos e o trabalho sério de jornalismo são desprezados, e conteúdos de divulgação são construídos com base no simples achismo. Nesse ambiente tóxico, as bolhas ideológicas crescem e a  Pós-Verdade se estabelece cada vez mais como o grande inimigo do século XXI.

           Nesse sentido, o projeto Saber Atualizado entra pronto para travar uma luta contra a desinformação, desenvolvendo conteúdos esclarecedores a partir da análise de fontes altamente confiáveis, incluindo artigos científicos e trabalhos de revisão sistemática/meta-análises da literatura especializada. E o mais importante: todo o conteúdo divulgado pelo projeto é continuamente atualizado e revisto. Sim, porque a ciência está sempre evoluindo e se atualizando. Hipóteses não derrubadas há mais de 20 anos, hoje podem ser desqualificadas como plausíveis frente às novas evidências. Sólidas teorias não modificadas há décadas, hoje podem precisar de uma revisão. Por isso, qualquer veículo de teor educativo e científico deve sempre procurar atualizar todo o seu conteúdo de forma contínua, para evitar que bases retrógradas acabem contribuindo com o fomento das desinformações.

            Atualmente, o Saber Atualizado está disseminando conhecimento por meio do seu Blog principal, no site de notícias Saber Atualizado News, no canal do Youtube e nas redes sociais do Facebook. Se você preza pela ciência e por informações responsáveis, venha fazer parte do projeto, indicando esta iniciativa para amigos e familiares!

PORQUE O MUNDO SÓ SEGUE EM FRENTE SE ESTIVER ATUALIZADO!