YouTube

Artigos Recentes

O narguilé é menos prejudicial do que o cigarro?

 

Montagem mais comum de um narguilé
          O narguilé consiste em inalar a fumaça do tabaco e de outras substâncias aromáticas (as quais conferem sabores diferenciados à fumaça e fica à escolha do consumidor) através de mangueiras que ficam conectadas a uma espécie de jarro. Esse jarro contém água e é por onde a fumaça passa antes de chegar à boca do usuário (estrutura azul na imagem ao lado). Muitos acreditam piamente que essa fumaça é bem menos tóxica do que a dos cigarros comuns, não causando danos significativos ao corpo. Mas aí está o triste engano.

            A "filtragem" que ocorre no narguilé através desse processo é mínima, retirando apenas algumas partículas sólidas da fumaça, esta a qual continua contendo quase o mesmo potencial cancerígeno do cigarro tradicional. E a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma: o narguilé faz até muito mais mal! Por quê? Cada seção de inalação costuma durar entre 20 e 60 minutos, já que a fumaça é adocicada e ´saborosa´, além de possuir muito menos nicotina (o usuário acaba querendo tragar mais para entregar mais dessa substância viciante ao corpo). O resultado é que cada seção pode ter o poder de 100 a 200 cigarros! Quantidades enormes de substâncias cancerígenas e sufocantes (como o monóxido de carbono) acabam sendo mandadas direto para o pulmão.

             Portanto, não é recomendado o consumo nem esporádico de narguilé. Infelizmente, aqui no Brasil, mais de 212 mil pessoas admitem usar o método de fumo segundo pesquisas recentes. Além disso, o número de usuários jovens (entre 18 e 24 anos) mais do que dobrou nos últimos anos. E eu já disse mais de uma vez por aqui: qualquer ato de fumo que envolva queima de substâncias orgânicas é prejudicial. Não tente inventar desculpas para acobertar o mau hábito. O ideal é sempre tentar parar.

Campanha do Ministério da Saúde contra o uso do Narguilé

IMPORTANTE: Aproveitando o assunto, é válido mencionar outro problema: muitos acham que o cigarro de palha, só por ser feito de modo natural, é mais benéficos ou até mesmo completamente inofensivos à saúde. Ledo engano. Os cigarros de palha por não possuírem filtro fazem com que mais fumaça tóxica vá direto para o seu corpo. Além disso, eles possuem quantidades muito maiores de nicotina do que o cigarro comum, causando uma maior dependência e envenenamento - devido à nicotina em excesso. Conclusão: eles acabam sendo até piores do que o seu primo industrializado em relação ao perfil da fumaça gerada.  O único bom deles (se é que posso usar essa palavra nesse assunto...) é que eles tendem a ficar apagando toda hora, porque a palha de milho usada para embalá-lo é péssima para manter uma combustão mínima e contínua. Isso induz o usuário a não consumi-lo excessivamente.

Cigarro de palha pode ser ainda mais prejudicial do que o cigarro comum

           Outro mito é pensar que os rotulados cigarros ´light´ são menos nocivos por conterem filtros e matérias-primas diferenciadas. Os fabricantes colocam cores e avisos de segurança, classificando o nível de periculosidade dos produtos. Não, pura enganação. Todo cigarro é prejudicial, e vários estudos já mostraram que o consumo dessas versões mais "família" mantêm os mesmos níveis de riscos para o desenvolvimento de doenças associadas, como o câncer. O governo dos EUA, por exemplo, em 2009, proibiu os fabricantes de colocarem essas classificações de segurança nos produtos de tabaco, as quais estariam incentivando pessoas a fumarem mais sob o falso pretexto de baixa periculosidade (Ref.7).

          Qualquer ato de fumo, seja para o trago da nicotina, maconha ou qualquer outra droga, é extremamente prejudicial pelo fato de produzir fumaças carregadas por centenas de substâncias cancerígenas, além de  poderem envenenar o corpo com o próprio princípio ativo. Tente fugir do vício procurando tratamento profissional e ajuda de amigos/familiares.

                Existe também a polêmica em cima dos cigarros eletrônicos. Fiz um artigo específico sobre o assunto: Os cigarros eletrônicos são realmente mais saudáveis?

Artigo relacionado: Por que o cigarro nunca será proibido?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.who.int/tobacco/mpower/mpower_report_full_2008.pdf
  2. http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Derivados+do+Tabaco/Assuntos+de+Interesse/Danos+A+Saude/Narguile
  3. http://www.inca.gov.br/wcm/dncf/2013/o-que-e-narguile.asp
  4. http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/19588-mais-de-212-mil-brasileiros-admitem-usar-narguile 
  5. http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/quit-smoking/expert-answers/hookah/faq-20057920
  6. http://www.cdc.gov/tobacco/data_statistics/fact_sheets/tobacco_industry/hookahs/   
  7. http://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/tobacco/light-cigarettes-fact-sheet
                                                                           Anúncio