YouTube

Artigos Recentes

Quais os fatores que aumentam o risco de autismo?


- Atualizado no dia 19 de fevereiro de 2023 -

Compartilhe o artigo:



          O autismo é um dos tópicos de saúde psiquiátrica mais discutidos atualmente, e o qual origina mais desinformação do que entendimento. Antes, pensava-se que era um transtorno neurológico determinado apenas pela herança genética. Estudos e evidências posteriores começaram a questionar esse consenso e hoje assume-se que o autismo é causado tanto por fatores genéticos quanto por ambientais/epigenéticos. E é nesse último ponto que a confusão tem se escalado desde a década de 1990.

- Continua após o anúncio -



    TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

           Apesar de popularmente referido como um único transtorno, o autismo é distribuído em um espectro de quadros clínicos, reunindo três principais em um conjunto denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA) (1). Por outro lado, mais recentemente, em um robusto estudo publicado no periódico Nature Neuroscience (Ref.50), pesquisadores encontraram que pessoas com TEA podem ser classificadas em quatro distintos subtipos associados a diferentes padrões comportamentais e de atividade cerebral - espelhando variáveis expressões gênicas e caminhos de sinalização molecular no cérebro. De forma geral, o autismo é uma falha no desenvolvimento neurológico, a qual é caracterizada pela maior dificuldade de interação social, verbal e não-verbal, além de descrever também comportamentos repetitivos e restritivos (ex.: ser impassivo em mudanças de ações).

(1) Sugestão de leituraHans Asperger: O cientista que cooperou com Nazistas no assassinato sistemático de várias crianças

          Indivíduos com autismo também parecem ter respostas diferentes aos toques de terceiro no corpo (Ref.34); por exemplo, alguns podem detestar toques mais gentis, mas apreciar muito abraços firmes. O grau de severidade do transtorno varia muito e, normalmente, os sinais começam a surgir antes dos 2 anos de idade e precisam ser evidentes até os 3 anos para caracterizar o autismo. Os sintomas podem ir evoluindo gradualmente durante a vida do indivíduo, ter um declínio após certo momento na vida ou até mesmo regredir totalmente em casos bem raros.

-----------
> Indivíduos com autismo podem ter níveis de empatia comparáveis àqueles observados na população geral, porém tendem a ter um excesso de empatia emocional que pode dificultar algumas interações sociais (Ref.52). Empatia divide-se em dois componentes: cognitivo e emocional. Empatia cognitiva significa a habilidade de reconhecer o estado mental de outras pessoas. Empatia emocional significa responder ao estado mental de outra pessoa com uma emoção apropriada. Desbalanço entre empatia cognitiva e empatia emocional (maior empatia cognitiva do que emocional, e vice-versa) é conhecido como desequilíbrio empático.
------------

          A principal hipótese hoje para explicar o que ocorre de errado com os circuitos cerebrais de indivíduos com autismo - e suportada por diversos estudos com animais não-humanos - defende que os neurônios no cérebro autista recebem pouca inibição ou muita excitação, o que causa hiperexcitabilidade ou um 'pico aumentado' de excitabilidade. O pico anormal de excitabilidade é pensado em agir como um ruído que interfere com o funcionamento normal do cérebro. Tal ruído pode levar a sintomas característicos do autismo em humanos: problemas com interações sociais, deficiências linguísticas, pensamentos repetitivos e comportamentos, e hipersensibilidade ao estímulo sensorial. 

          No entanto, um estudo publicado em 2019 no periódico Neuron (Ref.40) e conduzido por neurocientistas da Universidade da Califórnia, Berkeley, demonstrou em 4 modelos de ratos para o autismo que enquanto a inibição realmente diminui no cérebro desses mamíferos, alterando o balanço entre excitação e inibição, essa mudança no balanço não mostrou afetar o pico normal de excitabilidade, agindo mais como um mecanismo compensatório de estabilização da atividade cerebral (estabilizando a depolarização sináptica) em resposta ao transtorno.
         
Além da dificuldade em estabelecer contato social, a mania de empilhar e enfileirar objetos com grande insistência é um dos possíveis sinais que pode indicar autismo na criança
     
          Nos últimos anos, testes de sangue específicos também têm sido desenvolvidos para a detecção do autismo em crianças, e são baseados em algoritmos que trabalham sobre metabólitos associados à condição presentes na corrente sanguínea (Ref.25). Esses testes vêm demonstrando quase 90% de acuracidade e em breve podem estar disponíveis como nova ferramenta médica de diagnóstico. Esses testes diretos são importantes porque como o diagnóstico do autismo depende tradicionalmente de observações clínicas, a maioria das crianças acabam não sendo corretamente diagnosticadas até depois dos 4 anos de idade; evidências recentes inclusive sugerem que o autismo pode ser identificado tão cedo quanto 1 ano de idade, mesmo sem uso de testes diretos (Ref.47). Existe também um promissor teste ocular. proposto para o mesmo fim: crianças com autismo parecem exibir diferentes tempos de resposta pupilar em resposta à luz relativo a outras crianças (Ref.48).

-----------
> Aliás, crianças com autismo possuem uma notável redução na expressão de genes no córtex visual e no córtex parietal, este o qual processa informações como toque, dor e temperatura. Isso pode refletir em hipersensibilidade sensorial que é frequentemente reportada no TEA (Ref.49).
-----------

        É estimado que mais de 67 milhões de pessoas possuem autismo ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a nível global, 1 em cada 160 crianças possui autismo. Aqui no Brasil estimam-se quase 2 milhões de casos. O sexo masculino possui risco até 5 vezes maior de manifestar o autismo do que o sexo feminino, e o seu desenvolvimento pode iniciar-se ou durante a gravidez ou durante o início de infância (!). E muitas crianças e adolescentes podem não ser corretamente diagnosticadas com a condição. Um estudo recente , analisando a população no nordeste de New Jersey, EUA, encontrou que ~25% dos adolescentes com 16 anos de idade e caracterizados dentro do espectro autista não haviam sido diagnosticados com a condição (Ref.).

         Desde 1980, o número de casos de autismo aumentou drasticamente e uma voraz caçada pela causa desse fenômeno teve início. De acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), entre 2000 e 2020, a prevalência de crianças diagnosticadas com autismo pulou de 1 em cada 150 para 1 em cada 36 (Ref.9). Nesse contexto, vários culpados passaram a ser sugeridos a esmo e sem qualquer respaldo científico, como vacinas, pesticidas, gravidez em mulheres com idade mais avançada, maior consumo de alimentos industrializados, maior uso das tecnologias sem fios, intoxicação por metais tóxicos, maior exposição à televisão, maior exposição a drogas diversas (ex.: maconha na gravidez), diabetes, alimentos transgênicos, etc. Crenças populares e pessoais acabaram gritando mais alto e sufocando a real ciência, gerando muitas más interpretações e até mesmo sérios prejuízos para a saúde pública, especialmente no caso da errônea culpabilização das vacinas.

> DICA: Pesquisadores do ambulatório de Autismo do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (TEAMM-Unifesp) lançaram uma série com 15 vídeos voltados para pais de crianças com autismo. O objetivo dos vídeos – disponíveis gratuitamente na internet – é ensinar técnicas de estimulação de habilidades sociocomunicativas em crianças com o transtorno do espectro autista. Para mais informações, acesse: Agência FAPESP

   
- Continua após o anúncio -



    VACINAS SÃO A CAUSA?

        O ex-médico britânico Andrew Wakefield, hoje com 58 anos, publicou um "trabalho" em 1998, junto com colegas de pesquisa, onde fortemente sugeria que a vacina do sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral) estaria ligada diretamente com a ocorrência de autismo nas crianças e problemas gastrointestinais. Ele, eventualmente, perdeu o registro médico e o periódico The Lancet, o qual publicou o estudo, teve que se retratar publicamente anos mais tarde, depois que nenhum outro estudo mostrou veracidade alguma em suas conclusões e hipóteses, e após descobrirem que a pesquisa "científica" conduzida por Wakefield era altamente tendenciosa e fraudulenta. Todo o seu trabalho foi porcamente conduzido e uma investigação posterior mostrou que ele estava recebendo investimento de um advogado representando interesses de grupos cujo objetivo era processar as companhias produtoras de vacinas, desde 1996, e mais: tinha já tudo preparado para uma patente da sua própria versão "livre de autismo" da vacina para o sarampo. Ou seja, um puro golpe visando somente o lucro. (Ref.15-18).

         Infelizmente, devido ao seu trabalho criminoso e contínua defesa de Wakefield do seu ponto de vista distorcido, ocorreu um declínio acentuado nos números de vacinações pelo mundo, especialmente nos EUA, Reino Unido e Irlanda. Nos anos subsequentes à publicação do estudo a taxa de vacinação com a tríplice viral entre crianças de 2 anos de idade na Inglaterra, por exemplo, caíram 80%. Com isso, o sarampo e a caxumba, que antes estavam controladas, voltaram a se alastrar em diversos pontos desses países. E o pior: o medo e recusa das vacinas continuou bastante presentes mesmo depois de 2004, onde o autismo acabou entrando em íntima associação com todas as vacinas na visão alienada de grupos anti-vacinação. Muitas doenças antes pensadas quase extintas estão voltando porque as pessoas se recusam a ser vacinadas ou deixarem de vacinar os seus filhos.

AS VACINAS NÃO CAUSAM AUTISMO!
Reais prejuízos à saúde da população relacionados com as vacinas só ocorrem se elas não forem tomadas. Para mais informações, acesse o mais do que recomendado artigo:
 Vacinas: História, Conquistas e Mitos

- Continua após o anúncio -


 
    REAIS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS

         Apesar de não se saber ao certo todas as causas do autismo, os fatores genéticos parecem ser os principais determinantes, segundo as evidências acumuladas até o momento, e é sugerido que sejam responsáveis por 25-40% a 80% dos casos. 

          Um estudo publicado em 2018 no periódico JAMA (Ref.23) encontrou que irmãos de pacientes com autismo ou com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) (2) possuem um elevado risco em desenvolverem ambas as condições. Segundo os resultados do estudo, irmãos de pacientes autistas possuem um risco 30 vezes maior de desenvolver autismo, e um risco 3,7 vezes maior de desenvolverem TDAH. Já irmãos de pacientes com TDAH possuem um risco 13 vezes maior de desenvolverem TDAH e um risco 4,4 vezes maior de desenvolverem autismo. Já um estudo publicado em 2020 no periódico Biological Psychology (Ref.41), pesquisadores encontraram que cerca de 3-5% das crianças com um tipo ou tia com transtorno do espectro de autismo podem ser esperadas de ter autismo, comparado com cerca de 1,5% das crianças na população em geral. Curiosamente, o estudo também não encontrou evidência de fatores de proteção associados exclusivamente ao sexo feminino para explicar a maior ocorrência do autismo em indivíduos do sexo masculino.

----------
> Sequenciamento completo do genoma identifica nova promissora assinatura genética para o autismo (Acesse o link para saber mais)

> Em um estudo publicado em 2020 no periódico eLife (Ref.42), pesquisadores reportaram a identificação de um novo gene envolvido no autismo: KDM5A, com mutações associadas a dificuldades de comunicação verbal.

Em um estudo publicado em 2022 na Nature Genetics (Ref.45), pesquisadores descobriram 60 genes ligados ao autismo após análise dos dados de quase 43 mil pessoas com a condição. Do total, foram encontrados 5 novos genes de risco (NAV3, ITSN1, MARK2, SCAF1 e HNRNPUL2).
----------

          Fatores epigenéticos - que alteram a expressão de genes ou afetam as cromatinas - também parecem ter um importante papel na manifestação do problema (3). A molécula CPEB4 (elemento da proteína ligante de poliadenilação citoplásmica 4), por exemplo, que regula as translações de mRNAs específicos, já mostrou expressar mau funcionamento na maioria dos casos de autismo (Ref.32). Esse defeito na CPEB4 leva à desregulação na expressão dos cerca de 200 genes já relacionados com o espectro autista. E em um estudo de caráter conclusivo publicado na Nature Genetics (Ref.35), pesquisadores demonstraram que mutações no DNA não-codificante podem, de fato, causar autismo. A descoberta foi feita após a análise de 1790 indivíduos com autismo e seus pais e irmãos não afetados. Nesse sentido, tanto mecanismos transcricionais pós-transcricionais atuam de forma importante na etiologia do espectro autista.       


        Já entre os fatores não-genéticos que podem estar diretamente associados com um maior risco de desenvolvimento de autismo, atuando provavelmente via mecanismos epigenéticos na maior parte dos casos, podemos citar:

- Diabetes materna: embora a diabetes tipo 2 tradicional já tenha sido, virtualmente, descartada, quando ocorre a diabetes mellitus (aquela originada durante a gravidez, induzida por hormônios produzidos na placenta) parece que os riscos aumentam para o autismo. Existe também uma menos clara associação com a diabetes tipo 1;

- Gravidez em mulheres de idade mais avançada: Além de aumentar o risco para vários outros problemas, especialmente de más formações genéticas no feto, existe forte evidência que engravidar após os 35 anos de idade (especialmente depois dos 40 anos) aumenta o risco de autismo e isso já é quase conclusivo;

- Falta de vitamina D: Deficiência dessa vitamina, tanto durante a gravidez quanto no início de infância, parece aumentar o risco de autismo;

- Deficiência em zinco: Um estudo recentemente publicado no periódico Frontiers in Molecular Neuroscience (Ref.24) mostrou que níveis abaixo do ideal de zinco em regiões críticas do cérebro parece contribuir para o desenvolvimento do autismo. Porém, não é certo se uma suplementação com zinco por parte da mãe durante o desenvolvimento fetal pode compensar isso, já que uma menor quantidade desse mineral interagindo com os neurônios - em específico com as proteínas Shank2 e Shank3, associadas à regulação do receptor AMPA, e o funcionamento anormal deste por sua vez ligado ao autismo - não necessariamente está ligado a deficiências nutricionais.

- Utilizar os medicamentos Valproato Sódico (ácido valproico, um anticonvulsivante e estabilizante de humor) ou a Talidomida (um droga para imunoterapia, sedativo, anti-inflamatório e hipnótico) durante a gravidez podem também aumentar os riscos. A Talidomida, em especial, já é proibida durante a gravidez por ser, comprovadamente, um agente teratogênico (qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência, que  estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz alteração na estrutura ou função da descendência, como deformações no corpo). Segundo um recente estudo publicado no periódico eLife (Ref.21), a talidomida age promovendo a degradação de fatores de transcrição - proteínas celulares que ajudam a ativar ou desativar genes, incluindo um chamado de SALL4. O resultado é a completa remoção do SALL4 das células, o que interfere com o desenvolvimento dos membros e outros aspectos morfológicos do crescimento fetal

A Talidomida é um medicamento que deve ser usado apenas sob estrita orientação médica; durante a gravidez, ela é terminantemente proibida, pois induz à sérias deformações no feto

- Fumo ou uso da maconha durante a gravidez: Uma hipótese levantada nos últimos anos aponta que a exposição dos compostos ativos da maconha ao feto - a qual pode trazer sérios prejuízos no desenvolvimento cerebral nessa fase de gestação - pode ser uma potencial causa para a emergência do autismo, especialmente considerando que os fitocanabinoides dessa droga interagem com o crucial sistema endocanabindoide. Nos últimos 20-30 anos, houve um dramático aumento de grávidas utilizando a maconha, mesmo com os persistentes alertas das agências de saúde. Para mais informações, acesse: Fumo e uso recreativo da maconha: lobo sob pele de cordeiro.

- Poluição do ar: Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Monash (Ref.26), analisando crianças em Shanghai, China, do nascimento até os três anos de idade, encontrou que a exposição de partículas finas (PM2.5)  oriundas de do cano de exaustão dos veículos, emissões industriais e outras fontes de poluição aumentam o risco de desenvolvimento do espectro autista em até 78%. O estudo incluiu 124 crianças com autismo e 1240 crianças sem autismo (grupo de controle). Segundo os pesquisadores, o cérebro das crianças nessa faixa de idade é muito sensível às toxinas do ambiente, o que ser um potencial fator de disparo epigenético para o autismo. Dioxinas, poluentes diversos oriundos principalmente de processos industriais, também já foram associadas com o autismo (Ref.27), assim como exposição a solventes no ambiente de trabalho (Ref.38).

- Enjoo matinal agressivo: Um estudo publicado no American Journal of Perinatology (Ref.31) encontrou que grávidas com hiperemese gravídica - uma forma severa de enjoo matinal - dão luz a futuras crianças com um risco 53% maior de desenvolverem autismo. A doença atinge menos do que 5% das grávidas. A conclusão veio após a análise de quase 500 mil mulheres grávidas entre 1991 e 2014 no Kaiser Permanente, no Sul da Califórnia. Uma hipótese é que mulheres com a doença possuem um consumo nutricional mais deficiente, o que pode comprometer o neurodesenvolvimento do feto.

- Hormônios no ambiente uterino: Altos níveis de hormônios sexuais estrógenos no útero também estão ligados a um maior risco de desenvolvimento de autismo (Ref.36).

- Alimentos processados: Em um estudo publicado na Scientific Reports (Ref.37), pesquisadores da Universidade da Flórida Central, EUA, encontraram que o consumo de altos níveis de ácido propiônico (PPA) pelas grávidas, composto comumente usado para aumentar a validade dos alimentos processados e inibir o crescimento de mofo em pães e queijo, reduzem o desenvolvimento de neurônios no cérebro fetal e está associado com o autismo.

- Paracetamol: Cada vez mais estudos vêm associando o uso do medicamento paracetamol - também conhecido como acetaminofeno - pelas grávidas com um maior risco de desenvolvimento de autismo e de TDAH. Para saber mais, acesse: Uso de paracetamol pelas grávidas associado ao autismo e ao TDAH.

Lítio na água: Quanto maior o nível de compostos de lítio (Li) na água de consumo público, maior parece ser o risco de autismo. Esse potencial fator de risco foi levantado em um recente estudo conduzido na Dinamarca (Ref.46). Descarte inadequado de baterias de lítio no ambiente é uma fonte antropogênica de contaminação com esse metal. Lítio modula caminhos importantes de sinalização durante o neurodesenvolvimento.

        Com exceção da Talidomida, a exposição da população aos fatores não-genéticos associados ao autismo têm aumentado substancialmente nas últimas décadas, assim como as taxas de autismo. Portanto, é preciso que as mulheres grávidas ou planejando engravidar estejam bem atentas a esses fatores, buscando evitá-los ao máximo. E, falando do aumento na taxa de diagnósticos de autismo entre a população, um fato bem óbvio pode também explicar ou não boa parte desse aumento: os parâmetros de diagnóstico do transtorno se diversificaram, além do maior esforço em rastrear a ocorrência da condição ao redor do mundo. Os casos podem não estar aumentando de forma tão drástica como geralmente assumido, e, sim, sendo mais expostos.

- Continua após o anúncio -



   HERPES

          Em um estudo de 2017 publicado no periódico mSphere (Ref.13), cientistas no Centro de Infecção e Imunidade da Escola de Saúde Pública da Universidade Columbia e do Instituto Norueguês de Saúde Pública mostraram que mulheres ativamente infectadas com herpes genital durante o período inicial de gravidez possuem um risco 2 vezes maior de dar a luz a uma criança diagnosticada com autismo.

          No caso, não seria uma infecção direta do feto pelo vírus o responsável pelo problema, e, sim, a resposta imune do corpo materno durante o combate à infecção, em específico com os anticorpos  anti-HSV-2. Isso também abre a possibilidade de que outras infecções podem estar ligadas ao desenvolvimento do autismo e outros problemas no feto em desenvolvimento.

          Nesse estudo, só foi encontrado ligação com o desenvolvimento de autismo nas crianças do sexo masculino. Mas como o transtorno afeta muito mais os homens do que as mulheres, os grupos de controle analisados podem apenas não terem sido grandes o suficiente para ligar também as crianças do sexo feminino.

- Continua após o anúncio -



   PESTICIDAS E HERBICIDAS

         Uma hipótese que levanta bastante controvérsia é a relação entre o maior uso dos herbicidas/pesticidas e o aumento expressivo do número de casos do transtorno nas últimas décadas.

          Dentro dos herbicidas (produtos tóxicos usados para matar ervas que prejudicam o crescimento das plantações), o principal culpado seria o componente glifosato. Essa substância causaria danos no tecido cerebral do feto e do recém-nascido, através da placenta ou do aleitamento materno (algumas pesquisas acharam níveis elevados de glifosato no leite de mães que se alimentavam de produtos tratados com os herbicidas). Porém, nenhuma evidência significativa ou conclusão científica foram encontradas ainda. Porém, entre os pesticidas, um estudo recente encontrou fortes evidências de que o antes popular DDT - banido do Brasil apenas em 2009 - tenha e esteja contribuindo para a maior incidência de autismo.

   DDT

         Pesquisadores da Finlândia, analisando um banco de dados sobre amostras de sangue coletadas de mais de 1 milhão de mulheres que deram a luz entre 1987 e 2005, encontraram 1300 crianças que tinham sido diagnosticadas com autismo. Desse total, foram selecionadas 778 delas - e suas mães -, as quais, então, foram comparadas com crianças sem autismo e suas respectivas mães. Cuidadosamente levando em conta o sexo, data de nascimento, residência e outros fatores concorrentes, os pesquisadores encontraram que mulheres com altas concentrações de subprodutos derivados da degradação do pesticida DDT no corpo eram 32% mais prováveis de terem uma criança com autismo em comparação com mães com baixo nível desses compostos no corpo (ou seja, menos expostas ao DDT). Além disso, uma alta exposição ao DDT estava associada com duas vezes mais chances da criança com autismo apresentar debilidades intelectuais nessa mesma comparação. O achado foi publicado recentemente na American Journal of Psychiatry  (Ref.22).



          Segundo os autores do estudo, ainda não existe uma comprovação de que o DDT é diretamente responsável pelo desenvolvimento de autismo, mas que a substância está fortemente associada ao autismo - sendo provável que ela seja a causa direta. Uma hipótese levantada pelos pesquisadores é que essa substância - e seus subprodutos metabólicos - estariam provocando danos na formação cerebral do feto ao interagir com seus receptores andrógenos (DDT é conhecido de se ligar ao receptores andrógenos), coincidindo também com a maior prevalência de autismo nos garotos.

           Essa é a primeira sólida evidência que a exposição a inseticidas pode aumentar o risco de desenvolvimento de autismo.


   TRANSPLANTE FECAL

          Estudos recentes vêm mostrando que o microbioma intestinal também afeta a comunicação no cérebro e a saúde neurológica, e muitos deles vinham reportando associações entre microbioma e autismo. Cerca de 30-50% de todas as pessoas com autismo possuem problemas gastrointestinais crônicos, primariamente constipação e/ou diarreia que podem durar por vários anos.

          Nesse sentido, um estudo publicado na Scientific Reports (Ref.39), mostrou que pacientes tratados com Terapia de Transferência Microbiótica (MIT), um tipo especial de transplante fecal, melhorou  substancialmente a saúde intestinal e os sintomas autistas e a longo prazo. Após 2 anos do tratamento, os pais dos pacientes reportaram uma redução nos sintomas do autismo e profissionais encontraram uma redução de 45% nos sintomas centrais (linguagem, interação social e comportamento) comparado com antes do tratamento. No estudo, os pesquisadores encontraram que as crianças com autismo tinham uma diversidade menor de bactérias, incluindo a falta de cepas benéficas como os gêneros Bifidobacteria e Prevotella. O MIT aumentou a diversidade a longo prazo, com bactérias benéficas também persistindo após os 2 anos de acompanhamento. No início do tratamento, 83% dos participantes do estudo - 18 no total- eram diagnosticados com autismo severo. No final do estudo, apenas 17% continuaram com o quadro severo, 39% eram suave-moderados e 44% estavam abaixo do suave.

          Apesar do estudo não ter envolvido grupos de placebo, especialistas encontraram que parte dos efeitos vistos foram reais. Futuros estudos duplo-cegos randomizados com grupos de placebo, e envolvendo um maior número de participantes, serão feitos para corroborar ou refutar os achados.


   (!POR QUE MENINOS SÃO MAIS AFETADOS?

          Estima-se que entre 2 e 5 vezes mais meninos são afetados pelo autismo do que as meninas. Além das causas do autismo ainda não serem conhecidas, apenas existindo suspeitos, esse é outro mistério: por que as crianças do sexo masculino são bem mais afetadas pelo autismo? A resposta pode estar nas micróglias.

             As micróglias são um tipo de célula glial localizadas no cérebro e na medula espinhal, representando de 10 a 15% das células encontradas no tecido cerebral. A função das micróglias é, basicamente, de limpeza e defesa imune, sendo essenciais para a boa saúde do sistema nervoso. Evidências nos últimos anos também apontam essas células como uma das causas suspeitas do autismo quando algum problema as afetam.

           Um estudo publicado em 2017 na Nature (Ref.14) sugeriu que o número e o comportamento das micróglias variam em meninos e meninas. Segundo os pesquisadores responsáveis, foi encontrado que os genes associados com as micróglias são mais ativos no cérebro masculino do que no feminino um mês antes do nascimento, algo que pode estar intimamente ligado ao fato do autismo atingir mais o sexo masculino e que também representa mais uma evidência de que o problema está, de fato, associado às micróglias. Esses resultados podem indicar que a maior atividade das micróglias nos bebês do sexo masculino antes do nascimento fazem eles mais sensíveis aos gentes associados com o autismo. Outra possibilidade é que os bebês do sexo feminino, possuindo micróglias menos ativas, pode protegê-los mais desses genes.

          Porém, em um estudo mais recente, publicado no periódico Brain (Ref.43), pesquisadores identificaram outra potencial causa explicando a diferença de suscetibilidade ao autismo entre meninos e meninas. O estudo analisou crianças e adolescentes com idades de 8 a 17 anos - incluindo 45 meninas e 47 meninos com autismo, e 45 meninas e 47 meninos sem autismo. Usando ressonância magnética funcional, eles encontraram que o autismo está associado a diferentes áreas nos cérebros de meninos e de meninas. Nos meninos, a assinatura neural do autismo era primariamente presente no sulco temporal superior, e, nas meninas, no estriado, este o qual controla cognição, recompensa e movimentos coordenados. Além disso, os pesquisadores encontraram que as meninas possuíam um número maior de mutações genéticas conhecidas como variações no número de cópias na região do estriado. Uma análise subsequente em um grande banco de dados genéticos (Simons Simplex Collection) englobando mais de 2 mil famílias corroboraram esse último achado. Isso sugere fortemente que as meninas precisam de um número maior de mutações genéticas em ordem desenvolverem autismo, garantindo um fator a mais de proteção.

- Continua após o anúncio -


    TRANSTORNO OU DIFERENTE?

          Existe também um movimento - inclusive dentro do meio acadêmico (Ref.44) - que quer acabar com a nomeação do autismo como um problema, justificando que os indivíduos portadores do transtorno são apenas diferentes (uma pessoa mais fechada, por exemplo). Existe naturalmente crítica a esse tipo de pensamento argumentando que isso pode mascarar o problema e pode dificultar o reconhecimento da necessidade de um tratamento especial, essencial para o desenvolvimento saudável de quem possui autismo. Por outro lado, indivíduos com autismo reportam certos benefícios com a condição, caso controlada. 

          Um estudo publicado no periódico Autism in Adulthood (Ref.28), por exemplo, mostrou que adultos com autismo reportaram benefícios associados à condição. Eles reportaram capacidade de hiperfoco, alta atenção a detalhes, boa memória, e alta criatividade. Além disso, eles também reportaram uma maior honestidade, maior lealdade, e aumento de empatia pelos animais e por outras pessoas autísticas. O estudo entrevistou 28 adultos com autismo e com diferentes níveis de independência profissional e pessoal. No geral, os participantes do estudo não enxergavam o autismo como uma doença, e, sim, como um modo diferenciado de ver o mundo. Mas também reforçaram que o autismo pode trazer vantagens ou desvantagens, dependendo do contexto (circunstâncias, perspectivas, e a extensão do quão o indivíduo está sob o controle dos traços autistas).

          Nesse último caso, podemos citar um estudo de revisão sistemática e meta-análise publicado no periódico Obesity Reviews (Ref.30), o qual encontrou que crianças com autismo tinham um risco 41,1% maior de desenvolver obesidade do que crianças sem a condição, e uma média de 22 de 100 crianças com autismo foram encontradas como sendo obesas.

          Além disso, estudos mais recentes também já mostraram que o cérebro de indivíduos com autismo é mais simétrico (os hemisférios esquerdo e direito do cérebro se especializam em diferentes tarefas de forma distinta, se desenvolvendo de forma assimétrica; para a maioria das pessoas, por exemplo, o hemisfério esquerdo - controlando a mão direita - é dominante para a linguagem) a partir de alteração na espessura cortical de assimetria principalmente nas áreas frontal medial, orbitofrontal, cingulada e temporal inferior, e também com assimetria da área superficial orbitofrontal (Ref.33). Ou seja, definitivamente os indivíduos com autismo não possuem apenas uma 'personalidade' diferente, e isso não pode ser ignorado.

          Estudos mais recentes também têm sugerido que >70% das crianças com autismo não exibem menor habilidade intelectual em relação à população em geral (Ref.51).

- Continua após o anúncio -


 
             Para finalizar, é importante ressaltar que indivíduos com autismo precisam de muito amor por parte dos amigos e pais, insistência em querer sempre incluí-los nos círculos sociais e, acima de tudo, paciência. E como cada caso de autismo possui suas peculiaridades - variando inclusive com o sexo -, a abordagem de tratamento também deve ser diferenciada para cada cada indivíduo. Um erro comum é pensar que a criança com autismo gosta de ficar isolada. Estudos clínicos já mostraram que elas tendem a sofrer mais com o isolamento do que indivíduos sem o transtorno. O melhor a se fazer é consultar um especialista o mais rápido possível caso exista qualquer suspeita de autismo no seu filho/a. Quanto mais cedo os cuidados começam, melhor o prognóstico.

Os indivíduos com autismo não gostam de ficar isolados, como muitos pensam; é preciso oferecer muito amor e companhia, especialmente na infância.


Artigo relacionado:  A homeopatia funciona?


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.cdc.gov/ncbddd/autism/facts.html
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4538578/
  3. http://link.springer.com/article/10.1007/s12402-012-0086-2
  4. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0891422212000431
  5. http://www.hoajonline.com/journals/pdf/2054-992X-3-1.pdf
  6. http://www.omicsonline.com/open-access/the-possible-link-between-autism-and-glyphosate-acting-as-glycine-mimetic-a-review-of-evidence-from-the-literature-with-analysis-1747-0862-1000187.php?aid=64626
  7. http://www.neuroregulation.org/article/view/15833/10086
  8. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3513682/
  9. https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html
  10. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0892036213000056
  11. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1727-81202010000300002&script=sci_arttext&tlng=pt
  12. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304394014009422 
  13. https://www.eurekalert.org/pub_releases/2017-02/cums-arl021517.php
  14. https://www.nature.com/articles/n-12286624 
  15. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3136032/
  16. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24316883
  17. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22748860
  18. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3004684/
  19. http://www.sciencemag.org/news/2018/03/does-autism-arise-because-brain-continually-surprised
  20. http://science.sciencemag.org/cgi/doi/10.1126/science.aan2261
  21. https://elifesciences.org/articles/38430
  22. https://doi.org/10.1176/appi.ajp.2018.17101129
  23. https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/article-abstract/2717035
  24. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnmol.2018.00405/full
  25. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/btm2.10095
  26. https://www.monash.edu/medicine/news/latest/2018-articles/air-pollution-linked-to-autism-study
  27. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0160412018315678
  28. https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/aut.2018.0035
  29. https://www.nature.com/articles/s41598-019-42183-0
  30. https://onlinelibrary.wiley.com/journal/1467789x
  31. https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/abstract/10.1055/s-0039-1696670
  32. https://www.nature.com/articles/s41586-018-0423-5
  33. https://www.nature.com/articles/s41467-019-13005-8
  34. https://www.sciencemag.org/news/2019/05/i-will-feel-actual-rage-unusual-responses-kind-touches-could-help-explain-autism-traits
  35. https://www.nature.com/articles/s41588-019-0420-0
  36. https://www.nature.com/articles/s41380-019-0454-9
  37. https://www.nature.com/articles/s41598-019-45348-z
  38. https://oem.bmj.com/content/76/9/644
  39. https://www.nature.com/articles/s41598-019-42183-0
  40. https://www.cell.com/neuron/fulltext/S0896-6273(18)31126-7
  41. https://www.biologicalpsychiatryjournal.com/article/S0006-3223(20)31384-6/pdf
  42. https://elifesciences.org/articles/56883
  43. https://academic.oup.com/brain/advance-article/doi/10.1093/brain/awab064/6226831
  44. https://www.science.org/content/article/disorder-or-difference-autism-researchers-face-over-field-s-terminology
  45. https://www.nature.com/articles/s41588-022-01148-2
  46. https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/article-abstract/2803171
  47. https://img.mako.co.il/2021/12/15/articleIJPNC178.pdf
  48. https://link.springer.com/article/10.1007/s10072-022-05976-2
  49. https://www.nature.com/articles/s41586-022-05377-7
  50. https://www.nature.com/articles/s41593-023-01259-x
  51. https://publications.aap.org/pediatrics/article-abstract/151/2/e2022056594/190525/Prevalence-and-Disparities-in-the-Detection-of
  52. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/aur.2794
  53. Zahorodny et al. (2023). Prevalence and Characteristics of Adolescents with Autism Spectrum Disorder in the New York-New Jersey Metropolitan Area. Journal of Autism and Developmental Disorders. https://doi.org/10.1007/s10803-023-06058-8