YouTube

Artigos Recentes

Tubarão com 400 anos de idade!



        Tendemos a achar que os humanos são os vertebrados ( répteis, mamíferos, pássaros e anfíbios) que possuem os limites de longevidade nesse grupo. Pensar que qualquer vertebrado possa passar dos 100 anos acaba ficando fora do nosso imaginário, sendo algo que só pode ser alcançado, no máximo, por quelônios terrestres como as tartarugas/jabutis gigantes das ilhas de Galápagos, as quais costumam alcançar os 150 anos de idade. Mas pesquisadores, em um estudo publicado hoje na Science ( Ref.1), descobriram o que parece ser, de longe, o vertebrado com idade mais avançada: o Tubarão-da-Groelândia!

        Utilizando a técnica de datação de carbono-14 (1) em 28 fêmeas de Tubarão-da-Groelândia, os cientistas descobriram que o grupo de animais analisados possuía uma média de idade de 272 anos e que a mais velha dessas fêmeas possuía cerca de 400 anos! Como a datação de carbono não produz resultados exatos, e, sim estimativas, essa fêmea em específico pode ser tão jovem quanto 272 anos ou tão velha quanto 512 anos, mas é mais provável que tenha algo em torno de 400 anos.

Os Tubarões-da-Groelândia são um dos tubarões mais lentos do oceano, se alimentando, preferencialmente, de peixes variados, mas podendo consumir também focas e outros animais maiores
 
      Normalmente, para se datar os peixes no mar, usa-se padrões de crescimento ósseo ou a análise de tecidos calcificados em certos tubarões, como o Tubarão-Branco. Mas o Tubarão-da-Groelândia não possuía parâmetros de datação até o momento, por ter um corpo muito macio, e muito acreditavam ser impossível calcular a idade de indivíduos adultos sem acompanhar passo a passo o seu desenvolvimento. Mas um meio muito inteligente foi encontrado para resolver esse problema. Para a datação desse tubarão, foi usado o núcleo da sua lente ocular, porque esta possui um material proteico que não é degradado pelo seu corpo, ou seja, é um metabólito inerte. Em outras palavras, essas proteínas estarão lá desde o nascimento desse animal, e, assim, os átomos de carbono da sua estrutura permanecerão ali por toda a sua vida, ficando confiável analisar os isótopos com massa 14 entre eles. Por isso a técnica do carbono-14 foi utilizada.

- Continua após o anúncio -



        Antes dessa descoberta, o vertebrado com maior longevidade era outro companheiro da Groenlândia, a Baleia-da-Groenlândia, a qual pode alcançar os 211 anos de idade. Se sairmos do campo dos vertebrados, e formos para os invertebrados, os moluscos marinhos bivalves costumam ter as mais longas longevidades entre os animais. Em 2007, um desses moluscos, chamado de Ming, teve sua idade estimada entre 405 e 410 anos. O ´Ming´ é em homenagem à dinastia chinesa de mesmo nome, a qual estava no poder quando esse molusco nasceu. E, mesmo assim, o Tubarão-da-Groenlândia encontrado quase alcança essa idade, podendo existir indivíduos bem mais velhos no mar.
 
As Baleias-da-Groelândia podem alcançar os 18 metros de comprimento e pesar cerca de 75 toneladas
 
        Os Tubarões-da-Groelândia podem atingir os 7 metros de comprimento e pesar mais de 1400 kg, apesar da média ficar em torno de 5 metros e pouco menos de 1000 kg. Considerando que a sua idade acompanha o seu crescimento, teoriza-se que a sua maturidade sexual só seja alcançada aos 150 anos! Essa suposição preocupa os ambientalistas, já que isso dificultaria a proteção da espécie devido à fraca capacidade de reprodução caso exista um declínio extremo na sua população.

(1) Entenda melhor sobre as técnicas de datação radioativa no artigo: Como calcular a idade da Terra?

Artigo Relacionado: Qual é o maior felino do mundo?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://science.sciencemag.org/content/353/6300/702
  2. http://www.bbc.com/news/science-environment-37047168
  3. http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/7066389.stm
  4. http://web.archive.org/web/20121011051852/http://www.geerg.ca/gshark1.htm
  5. http://www.afsc.noaa.gov/nmml/education/cetaceans/bowhead.php