YouTube

Artigos Recentes

Escovar os dentes antes e depois do café da manhã?



       Um colega meu estava me perguntando se existe um motivo médico para as pessoas, ao acordarem, escovarem os dentes antes mesmo de tomarem o café, sendo que, após o lanche matinal, escovam de novo. Sim, eu já tinha ouvido que várias pessoas têm esse hábito. Fui pesquisar um pouco sobre isso, e parece existir dois supostos motivos para o hábito:

1. Se livrar o mais rapidamente do mau hálito típico do despertar (a boca fica mais seca durante a noite, facilitando a proliferação excessiva de bactérias na ausência da saliva - esta possui propriedades bactericidas). Entre casais, isso deve ser o motivo mais recorrente.

2. Devido à maior proliferação de bactérias na boca, algumas pessoas ficam com medo de engoli-las com a comida ou bebidas e prejudicar o corpo, sendo, supostamente, coerente retirá-las com a escovação antes do lanche.

        Bem, no primeiro caso, é compreensível a escovação ´preventiva´, obviamente. Já no segundo caso, não faz muito sentido você se preocupar com as bactérias da boca. Ora, o dia inteiro você está engolindo saliva cheia de bactérias da cavidade bucal. Seu corpo já se acostumou com elas indo para o trato digestivo, sendo que as mesmas não irão conseguir atravessar os sucos digestivos, especialmente o pH extremamente baixo do estômago (muito ácido). As bactérias da boca só poderão fazer mal para você se elas entrarem em contato direto com feridas no seu corpo, entrando diretamente na corrente sanguínea. Por isso é prejudicial ficar ferindo demais a boca e lambendo feridas. Portanto, não existe explicação médica para o hábito, apenas social.

         Mas existe uma situação onde é recomendável escovar os dentes antes da refeição ou bem depois dela. Quando você come algo ácido, como refrigerantes, certas bebidas energéticas, sucos de limão, vinagre, etc., esses alimentos atacam e ´amaciam´ o esmalte do seu dente, ao reagir com os cristais inorgânicos da sua estrutura dentária. Esse ataque ácido é o mesmo ataque que as bactérias fazem ao liberar metabólitos também ácidos ao consumirem substratos energéticos (glicose da comida) na sua boca, levando à cáries se a limpeza bucal não for eficiente.

- Continua após o anúncio -



          Continuando, o ácido deixa seu esmalte fraco e escovar o dente logo depois de comer uma refeição bem ácida poderá danificar o dente mais ainda com o atrito mecânico da escova, especialmente se você costuma colocar muita força na escovação (algo não recomendado pelos dentistas). O mesmo raciocínio é válido para situações onde você vomita ou possui refluxo de alguma maneira, onde o forte ambiente ácido do seu estômago danifica bastante seus dentes (esse é um dos perigos da bulimia, por exemplo). Em ambas as situações acima, o ideal é você escovar os dentes antes da refeição ´ácida´ ou esperar uns 30 minutos ou mais, para dar tempo da saliva neutralizar parte considerável do excesso de acidez na boca.

       Já aproveitando o assunto, é válido passar dicas de como manter uma boa higiene bucal e evitar problemas como placas dentárias, cáries e inflamações na gengiva:

1. Se alimente de forma saudável, evitando consumir alimentos muito açucarados para não alimentar excessivamente as bactérias na sua boca. Maneirar no consumo de alimentos ácidos demais, especialmente os sem valores nutricionais (refrigerantes, por exemplo), é uma boa pedida;

2. Escovar os dentes, no mínimo, duas vezes por dia. É também importante gastar entre 2 e 3 minutos durante cada escovação. A maior parte das pessoas gastam cerca de 30 segundos para escovar os dentes, algo que não limpa idealmente a boca. Trocar as escovas velhas é outra medida mais do que recomendada, já que as cerdas ´tortas´ podem ferir bastante a gengiva durante a escovação e não são muito efetivas na limpeza.

3. Não fume ou use qualquer produto com tabaco, ou tente parar de fumar... Não é preciso explicar o porquê, certo?

4. Evite o excesso de bebidas alcoólicas;

5. Use pastas de dente com fluor/fluoreto, este o qual ajudar a fortalecer a estrutura dos seus dentes;

6. Use, se possível, um fio dental, pelo menos 1 vez por dia. O fio dental ajuda a tirar alimentos e placas (mistura esbranquiçada de alimentos e bactérias) de regiões entre os dentes que a escova não consegue alcançar. Mas cuidado: saiba como usar o fio dental! Usá-lo de forma errada não irá limpar efetivamente e poderá machucar seriamente sua gengiva. Muita gente acha que é normal ficar sangrando toda vez que usa o fio dental, mas isso é extremamente prejudicial, e pode fazer com que o seu fio dental cause mais mal do que bem. Veja instruções de dentistas de como usar essa ferramenta de limpeza da melhor forma possível;

7. Usar um enxaguante bucal, é opcional, e pode ajudar em certas situações. Porém, é recomendado evitar aqueles contendo álcool e triclosan ( depois eu faço um artigo sobre esse assunto).

8. Vá regularmente ao dentista, para checar se está tudo bem com sua saúde bucal. Além disso, o dentista irá efetuar limpezas bem profundas e remover placas que não são possível de serem retiradas com uma escovação normal.



Artigo Recomendado: Leite materno ou Fórmulas para o bebê? 

Artigos Relacionados: 

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS:
  1. http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/expert-answers/brushing-your-teeth/faq-20058193
  2. http://www.abc.net.au/health/talkinghealth/factbuster/stories/2011/03/15/3164618.htm
  3. http://www.ada.org/~/media/ADA/Publications/Files/for_the_dental_patient_dec_2010.pdf?la=en
  4. http://www.ada.org/en/member-center/oral-health-topics/anorexia-nervosa
  5. https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/001957.htm
  6. http://jdr.sagepub.com/content/85/4/298.short
  7. https://healthfinder.gov/HealthTopics/Category/doctor-visits/regular-check-ups/take-care-of-your-teeth-and-gums
  8. https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/dental-erosion
  9. www.kpubs.org/article/articleDownload.kpubs?downType=pdf&articleANo=HDCTAP_2014_v14n4_597