YouTube

Artigos Recentes

Escovar os dentes antes e depois do café da manhã?



       Um colega meu estava me perguntando se existe um motivo médico para as pessoas, ao acordarem, escovarem os dentes antes mesmo de tomarem o café, sendo que, após o lanche matinal, escovam de novo. Sim, eu já tinha ouvido que várias pessoas têm esse hábito. Fui pesquisar um pouco sobre isso, e parece existir dois supostos motivos para o hábito:

1. Se livrar o mais rapidamente do mau hálito típico do despertar ( a boca fica mais seca durante a noite, facilitando a proliferação excessiva de bactérias na ausência da saliva - esta possui propriedades bactericidas). Entre casais, isso deve ser o motivo mais recorrente.

2. Devido à maior proliferação de bactérias na boca, algumas pessoas ficam com medo de engoli-las com a comida ou bebidas e prejudicar o corpo, sendo, supostamente, coerente retirá-las com a escovação antes do lanche.

        Bem, no primeiro caso, é compreensível a escovação ´preventiva´, obviamente. Já no segundo caso, não faz muito sentido você se preocupar com as bactérias da boca. Ora, o dia inteiro você está engolindo saliva cheia de bactérias da cavidade bucal. Seu corpo já se acostumou com elas indo para o trato digestivo, sendo que as mesmas não irão conseguir atravessar os sucos digestivos, especialmente o pH extremamente baixo do estômago ( muito ácido). As bactérias da boca só poderão fazer mal para você se elas entrarem em contato direto com feridas no seu corpo, entrando diretamente na corrente sanguínea. Por isso é prejudicial ficar ferindo demais a boca e lambendo feridas. Nessa análise, não existe explicação médica, apenas social.

         Mas existe uma situação onde é recomendável escovar os dentes antes da refeição ou bem depois dela. Quando você come algo ácido, como refrigerantes, certas bebidas energéticas, sucos de limão, vinagre, etc., eles prejudicam e ´amaciam´ o esmalte do seu dente, ao reagir com os cristais inorgânicos da sua estrutura dentária. Esse ataque ácido é o mesmo ataque que as bactérias fazem ao liberar metabólitos também ácidos ao consumirem substratos energéticos ( glicose da comida) na sua boca, levando à cáries se a limpeza bucal não for eficiente. De qualquer forma, o ácido deixa seu esmalte fraco e escovar o dente logo depois de comer uma refeição bem ácida poderá danificar o dente mais ainda com o atrito mecânico da escova, especialmente se você costuma colocar muita força na escovação. O mesmo raciocínio é válido para situações onde você vomita ou possui refluxo de alguma maneira, onde o forte ambiente ácido do seu estômago danifica bastante seus dentes ( esse é um dos perigos da bulimia, por exemplo). Em ambas as situações acima, o ideal é você escovar os dentes antes da refeição ´ácida´ ou esperar uns 30 minutos ou mais, para dar tempo da saliva neutralizar parte considerável do excesso de acidez na boca.

       Já aproveitando o assunto, é válido passar dicas de como manter uma boa higiene bucal e evitar problemas como placas dentárias, cáries e inflamações na gengiva:

1. Se alimente de forma saudável, evitando consumir alimentos muito açucarados para não alimentar excessivamente as bactérias na sua boca. Maneirar no consumo de alimentos ácidos demais, especialmente os sem valores nutricionais ( refrigerantes, por exemplo), é uma boa pedida;

2. Escovar os dentes, no mínimo, duas vezes por dia. É também importante gastar entre 2 e 3 minutos durante cada escovação. A maior parte das pessoas gastam cerca de 30 segundos para escovar os dentes, algo que não limpa idealmente a boca. Trocar as escovas velhas é outra medida mais do que recomendada, já que as cerdas ´tortas´ podem ferir bastante a gengiva durante a escovação e não são muito efetivas na limpeza.

3. Não fume ou use qualquer produto com tabaco, ou tente parar de fumar... Não é preciso explicar o porquê, certo?

4. Evite o excesso de bebidas alcoólicas;

5. Use pastas de dente com fluor/fluoreto, este o qual ajudar a fortalecer a estrutura dos seus dentes;

6. Use, se possível, um fio dental, pelo menos 1 vez por dia. O fio dental ajuda a tirar alimentos e placas ( mistura esbranquiçada de alimentos e bactérias) de regiões entre os dentes que a escova não consegue alcançar. Mas cuidado: saiba como usar o fio dental! Usá-lo de forma errada não irá limpar efetivamente e poderá machucar seriamente sua gengiva. Muita gente acha que é normal ficar sangrando toda vez que usa o fio dental, mas isso é extremamente prejudicial, e pode fazer com que o seu fio dental cause mais mal do que bem. Veja instruções de dentistas de como usar essa ferramenta de limpeza da melhor forma possível;

7. Usar um enxaguante bucal, é opcional, e pode ajudar em certas situações. Porém, é recomendado evitar aqueles contendo álcool e triclosan ( depois eu faço um artigo sobre esse assunto).

8. Vá regularmente ao dentista, para checar se está tudo bem com sua saúde bucal. Além disso, o dentista irá efetuar limpezas bem profundas e remover placas que não são possível de serem retiradas com uma escovação normal.

Artigo relacionado: Leite materno ou Fórmulas para o bebê? 

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS:
  1. http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/expert-answers/brushing-your-teeth/faq-20058193
  2. http://www.abc.net.au/health/talkinghealth/factbuster/stories/2011/03/15/3164618.htm
  3. http://www.ada.org/~/media/ADA/Publications/Files/for_the_dental_patient_dec_2010.pdf?la=en
  4. http://www.ada.org/en/member-center/oral-health-topics/anorexia-nervosa
  5. https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/001957.htm
  6. http://jdr.sagepub.com/content/85/4/298.short
  7. https://healthfinder.gov/HealthTopics/Category/doctor-visits/regular-check-ups/take-care-of-your-teeth-and-gums
  8. https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/dental-erosion
  9. www.kpubs.org/article/articleDownload.kpubs?downType=pdf&articleANo=HDCTAP_2014_v14n4_597