YouTube

Artigos Recentes

Escovar os dentes antes e depois do café da manhã?


Compartilhe o artigo:



          Afinal, existe algum real motivo médico para as pessoas, ao acordarem, escovarem os dentes antes mesmo de tomarem o café, sendo que, após o lanche matinal, irão escová-los de novo? De fato, muitas pessoas parecem ter esse hábito. Pesquisando sobre o assunto na literatura acadêmica e em agências de saúde, parece existir dois supostos motivos para o hábito:

1. Se livrar o mais rapidamente do mau hálito típico do despertar (a boca fica mais seca durante a noite, facilitando a proliferação excessiva de bactérias na ausência da saliva - esta a qual possui propriedades bactericidas). Entre casais, isso deve ser o motivo mais recorrente.

2. Devido à maior proliferação de bactérias na boca, algumas pessoas ficam com medo de engoli-las com a comida ou bebidas e prejudicar o corpo, sendo, supostamente, coerente retirá-las com a escovação antes do lanche.

           Bem, no primeiro caso, é compreensível a escovação "preventiva", obviamente. Já no segundo caso, não faz muito sentido você se preocupar com as bactérias da sua boca. Ora, o dia inteiro você está engolindo saliva cheia de bactérias da cavidade bucal. Seu corpo já se acostumou com elas indo para o trato digestivo, sendo que esses seres não irão conseguir sobreviver, em grande parte, aos sucos digestivos, especialmente ao pH extremamente baixo do estômago (muito ácido). Talvez um maior perigo repouse se você não faz uma boa higiene regular da sua boca, onde a região oral pode se transformar em um gigantesco ninho bacteriano (1). De qualquer forma, as bactérias naturais da sua boca só poderão realmente fazer mal para você se elas entrarem em contato direto com feridas no seu corpo, ou seja, via corrente sanguínea (2). Por isso é prejudicial ficar ferindo demais a boca e lambendo feridas (3). Portanto, não parece existir uma explicação médica para o hábito, apenas social.

----------
(1) É válido mencionar um estudo recente onde foi mostrado que as bactérias na nossa boca podem ser um gatilho para doenças no trato intestinal. Para saber mais, acesse: Nossa boca parece servir de depósito para bactérias nocivas

(2) Leitura mais do que recomendada: Baixa higiene oral pode ser a causa do Alzheimer

(3) Leitura recomendada: Lamber a ferida realmente ajuda a curá-la?
----------

- Continua após o anúncio -



         Mas existe uma situação onde é recomendável escovar os dentes antes da refeição ou bem depois dela. Quando você ingere algo ácido, como refrigerantes, certas bebidas energéticas, sucos de limão, vinagre, etc., esses alimentos atacam e 'amaciam' o esmalte do seu dente, ao reagir com os cristais inorgânicos da sua estrutura dentária. Esse ataque ácido é o mesmo ataque que as bactérias fazem ao liberar metabólitos também ácidos ao consumirem substratos energéticos (glicose da comida) na sua boca, levando a cáries se a limpeza bucal não for eficiente.

          Continuando, o ácido deixa seu esmalte fraco e escovar o dente logo depois de comer uma refeição bem ácida poderá danificar o dente mais ainda com o atrito mecânico da escova, especialmente se você costuma colocar muita força na escovação (algo não recomendado pelos dentistas em quaisquer situações). O mesmo raciocínio é válido para cenários onde você vomita ou possui refluxo de alguma forma, onde o forte ambiente ácido do seu estômago danifica bastante seus dentes (esse é um dos perigos da bulimia, por exemplo). Em ambas as situações acima, o ideal é você escovar os dentes antes da refeição 'ácida' ou esperar uns 30 minutos ou mais, para dar tempo da saliva neutralizar parte considerável do excesso de acidez na boca.

- Continua após o anúncio -



       Já aproveitando o assunto, é válido passar dicas de como manter uma boa higiene bucal e evitar problemas como placas dentárias, cáries e inflamações na gengiva:

1. Se alimente de forma saudável, evitando consumir alimentos muito açucarados para não alimentar excessivamente as bactérias na sua boca. Maneirar no consumo de alimentos ácidos demais, especialmente os sem valores nutricionais (refrigerantes, por exemplo), é uma boa pedida;

2. Escovar os dentes, no mínimo, duas vezes por dia. É também importante gastar entre 2 e 3 minutos durante cada escovação. A maior parte das pessoas gastam cerca de 30 segundos para escovar os dentes, algo que não limpa idealmente a boca. Trocar as escovas velhas é outra medida mais do que recomendada, já que as cerdas ´tortas´ podem ferir bastante a gengiva durante a escovação e não são muito efetivas na limpeza.

3. Não fume ou use qualquer produto com tabaco, ou tente parar de fumar... Não é preciso explicar o porquê, certo?

4. Evite o excesso de bebidas alcoólicas;

5. Use pastas de dente com fluor/fluoreto, este o qual ajudar a fortalecer a estrutura dos seus dentes;

6. Use, se possível, um fio dental, pelo menos 1 vez por dia. O fio dental ajuda a tirar alimentos e placas (mistura esbranquiçada de alimentos e bactérias) de regiões entre os dentes que a escova não consegue alcançar. Mas cuidado: saiba como usar o fio dental! Usá-lo de forma errada não irá limpar efetivamente e poderá machucar seriamente sua gengiva. Muita gente acha que é normal ficar sangrando toda vez que usa o fio dental, mas isso é extremamente prejudicial, e pode fazer com que o seu fio dental cause mais mal do que bem. Aliás, muitos especialistas até questionam a real eficácia dos fios dentais entre a população (Fios dentais são inúteis?). Veja instruções de dentistas de como usar essa ferramenta de limpeza da melhor forma possível;

7. Usar um enxaguante bucal, é opcional, e pode ajudar em certas situações. Porém, é recomendado evitar aqueles contendo álcool e triclosan;

8. Vá regularmente ao dentista, para checar se está tudo bem com sua saúde bucal. Além disso, o dentista irá efetuar limpezas bem profundas e remover placas que não são possível de serem retiradas com uma escovação normal.



ATUALIZADO (23/11/17)


Artigo Recomendado: Leite materno ou Fórmulas para o bebê? 

Artigos Relacionados: 

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS:
  1. http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/expert-answers/brushing-your-teeth/faq-20058193
  2. http://www.abc.net.au/health/talkinghealth/factbuster/stories/2011/03/15/3164618.htm
  3. http://www.ada.org/~/media/ADA/Publications/Files/for_the_dental_patient_dec_2010.pdf?la=en
  4. http://www.ada.org/en/member-center/oral-health-topics/anorexia-nervosa
  5. https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/001957.htm
  6. http://jdr.sagepub.com/content/85/4/298.short
  7. https://healthfinder.gov/HealthTopics/Category/doctor-visits/regular-check-ups/take-care-of-your-teeth-and-gums
  8. https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/dental-erosion
  9. www.kpubs.org/article/articleDownload.kpubs?downType=pdf&articleANo=HDCTAP_2014_v14n4_597