YouTube

Artigos Recentes

Física Relativística e Dragon Ball Z


Compartilhe o artigo:



           Quem aqui se lembra de Dragon Ball Z vai recordar que o Goku, personagem principal do anime, conseguia produzir uma tremenda quantidade de energia e lançá-la nos inimigos. O seu clássico ataque, 'Kamehameha', era bem poderoso e destruía tudo em seu caminho. Na verdade, todos os guerreiros do anime conseguiam produzir quantidades incríveis de energia aparentemente do nada, algo impossível de ser realizado independente do processo metabólico normal efetuado pelo corpo. Claro, podemos assumir que é só uma animação e que nada precisa fazer sentido científico com o nosso mundo real para dar suporte à sua narrativa. Mas será que conseguimos alcançar alguma sombra científica para tentar explicar essa história? Incrivelmente, sim! Bem, mais ou menos.

           Aqui não vamos tentar encontrar uma explicação de como os personagens do anime conseguem gerar ou aguentar toda a energia liberada nos ataques, mas explicar a origem de tanta energia emanada dos seus corpos é 'relativamente' fácil! Dúvida? Ora, se você perguntasse isso para Einstein ele também acharia totalmente plausível guerreiros Sayajins emanando poderosas quantidades de energia dos seus corpos. E como aparente suposta loucura seria possível? Simples: E=mc2! A mais famosa e popular expressão derivada da Teoria da Relatividade Especial (1), e é traduzida como 'energia é igual ao produto da massa pela velocidade da luz ao quadrado'.

----------
(1) Quer saber mais sobre as teorias relativísticas? Acesse: O que é a Teoria da Relatividade Especial e Geral?
----------

          Agora, considerando que a velocidade da luz no vácuo é igual a aproximadamente 300000000 m/s, fica óbvio que qualquer ínfima quantidade de massa comporta uma gigantesca quantidade de energia. É a famosa equivalência massa-energia. Esse é o princípio básico, por exemplo, do funcionamento das armas e das usinas nucleares. Quando elas explodem, uma pequena parte da massa do elemento fissionável, ou em fusão, é perdida, liberando uma enorme quantidade de energia.

O Kamehameha seria uma literal explosão nuclear!

- Continua após o anúncio -



           Para o Goku, por exemplo, fazer o seu Kamehameha, ele poderia converter parte da sua massa corporal em pura energia! Para se ter uma ideia, 0,75 gramas de qualquer matéria representa a quantidade de energia liberada por cada uma das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki no final da Segunda Guerra Mundial! Já 1,2 quilos de matéria é mais do que a energia teórica que seria liberada pela mais poderosa bomba atômica de fusão nuclear criada pelos EUA. E 2,7 quilos é energeticamente mais poderoso do que a mais destrutiva bomba nuclear de fusão construída pelo homem, ou melhor, pelos russos: a Tsar Bomba, a qual gerou 57 megatons de energia no seu teste de desempenho, ou o equivalente à explosão 50 bilhões de quilos de TNT! (2)

----------
(2) Quer entender o que é uma Bomba de Fusão Nuclear (ou de Hidrogênio)? Acesse: O que é uma Bomba de Hidrogênio?
----------

           Para tentar ter uma ideia dessa quantidade de energia, 1 quilo de TNT consegue destruir completamente - e quase obliterar - um carro de porte médio! Sim, a matéria possui muita energia em sua composição fundamental, e os guerreiros do DBZ podem possuir, sim, o potencial de gerar energia utilizando o próprio corpo! Ou seja, o 'Ki' mencionado no anime seria a capacidade de um ser em gerar energia a partir da conversão de massa em energia dentro do seu corpo!

- Continua após o anúncio -



            Massa muscular, gordura, água, ou qualquer outro tecido que pudesse ser parcialmente consumido sem muitos problemas para a estrutura corporal, estaria à disposição para ser convertido e lançado como energia. Os termos 'queimar gordura' ou 'queimar os músculos' ganharia uma reformulação nesse Universo para 'desintegrando gordura' e 'desintegrando músculo' (Risos). Como o corpo durante as batalhas estaria perdendo uma massa considerável, não dá para culpar o nosso herói Sayajin de comer feito um condenado a todo momento (Risos). E nos guerreiros mais poderosos do anime, como os sayajins, podemos assumir também que seus corpos são significativamente mais densos (3) do que o resto das pessoas e seres ao redor, ou seja, teriam uma fonte ainda maior de massa para desintegrar.

          Continuando nessa linha de pensamento, no processo de formação da Gekin Dama, as pessoas na Terra, estariam doando um pouco da massa de cada um para se formar a bola de energia! Imagina, mesmo se cada um doasse 0,1 gramas do corpo (imperceptível), centenas de toneladas de matéria iriam para ela! O Majin Boo do mal não foi exterminado por frescura. Ah, e falando no Majin Boo, o Vegeta se sacrifica em um episódio para tentar destruí-lo. Ele faz isso transformando seu corpo em uma verdadeira bomba de pura energia, ou seja, podemos assumir que ele estava convertendo toda, ou quase toda, a sua massa em energia!

A Gekin Dama do Goku seria o poder mais destrutivo no Universo do anime sob o princípio da massa/energia; bem, não é à toa que ele derrotou dois dos seus maiores inimigos com ela (Majin Boo e o próprio Freeza)..:)

           No caso do sacrifício do Vegeta, vamos estimar a energia potencialmente liberada caso ele tenha convertido toda sua massa em energia. É reportado que o personagem possui 56 kg (Ref.3). Calculando com a fórmula, teríamos E = 56 x (300000000)2, e, portanto, E =  5040000000000000000 J (5,04 x 1018 J). Considerando que 1 megaton é equivalente a 4,12 x 1015 J, a energia liberada pela total conversão do corpo do Vegeta em energia seria equivalente a 1205 Megatons. Em outras palavras, mais de 21 vezes a energia liberada pela Tsar Bomba.

Cena do sacrifício de Vegeta


          Além disso, temos dois outros interessantes casos no anime. O vilão Cell, uma espécie de androide orgânico, aumentava sua força e metamorfoseava seu corpo para formas mais poderosas consumindo o corpo das pessoas e absorvendo os androides n°17 e n°18. Ora, podemos assumir aqui, entre outros fatores, que ele estava aglomerando mais massa para o seu corpo, aumentando seu estoque de energia para ser gasta. Na fase final do Cell, teríamos um super androide com super densidade e, consequentemente, bastante ki. O Majin Boo meio que faz isso também, ao comer as pessoas em seu caminho após transformá-las em biscoito ( bem, aqui o anime foge para uma esfera meio ´mágica´ demais, mas vamos perdoar para o bem deste artigo...:D). O mesmo pode ser dito para o processo de fusão, onde dois guerreiros se fundem usando dois brincos especiais, chamados de Potara. Goten e Trunks se fundem para formar o Gotenks, e Goku e Vegeta se fundem para formar o Gogeta. Em ambos os casos, as massas corporais dos envolvidos estão sendo fundidas, aumentando bastante a densidade do corpo final.

 
----------
(3) Densidade é a quantidade de matéria/massa contida em um determinado volume. Por exemplo, o chumbo é mais denso do que a água, porque ele possui uma densidade de 11,34 g/cm3, enquanto a água possui 1 g/cm3, ambos nas condições normais de temperatura e pressão (25°C, 1 atm). Ou seja, nesse exemplo, em um centímetro cúbico de espaço é possível comportar 11,34 gramas de chumbo, enquanto no mesmo espaço consegue-se colocar apenas 1 grama de água. Por isso, também, que o chumbo afunda na água, já que coloca mais força (a qual é diretamente proporcional à massa e à aceleração da gravidade) em um mesmo espaço de ação do que a água.
-----------
  
- Continua após o anúncio -


 
  AS REGRAS E SUAS EXCEÇÕES...

           Mas, claro, existem certas desproporções no anime que sairiam dessa nossa plausibilidade energética. Durante a maioria das batalhas, as energias liberadas não parecem ser muito absurdas (tipo, eles soltam uma rajada de energia e destroem uma cidade ou uma montanha, por exemplo). Mas, às vezes, eles colocam os personagens ao ponto de destruírem um planeta, como o Freeza, sem muito esforço. Para se ter uma ideia, o meteoro que provavelmente exterminou os dinossauros na Terra liberou uma quantidade de energia próxima de 100 bilhões de megatons, algo em torno de 4,6 milhões de quilos de massa. Bem, e o evento apenas abriu uma cratera gigantesca na superfície do nosso planeta. Ou aquela bola de energia vermelha do Freeza é "especial" de alguma forma ou  ou os planetas que ele explode são grandes barris de pólvora... (Risos).

         Já o processo de formação da Gekin Dama seria mais plausível nesse ponto de vista, assumindo que a população do planeta doasse uma boa parte da massa corporal de cada um (algo em torno de 1 quilo, pelo menos). O Goku conseguiria energia suficiente para a destruição de um planeta como o nosso (um Goku alcoólatra, no mínimo...), e ainda poderia dar uma ajuda aos mais gordinhos (Risos).

        Outro problema no anime, assim como em várias outras mídias, é o ganho de massa inexplicável de alguns personagens. As transformações dos sayajins em Ozarus durante a Lua Cheia, por exemplo, são inviáveis. Mas pode existir uma brecha científica nessa situação caso consideremos o uso da Energia e Matéria Escura do Universo (Como explicar o aumento de massa do Hulk?). 

E o Freeza, como de costume, está sempre avacalhando as coisas...

- Continua após o anúncio -



    SALVANDO NOSSOS HERÓIS E VILÕES!

           De qualquer forma, olha que bacana: podemos expandir esse princípio e explicar o poder gerado por diversos outros personagens, entre super heróis e vilões, nos quadrinhos, filmes, séries, e por aí vai. Cada um de nós, é, sem sombra de dúvidas uma massa ambulante de tremenda quantidade de energia. Na verdade, tudo ao nosso redor segura inimagináveis somas de energia. Se você conseguir descobrir uma maneira de manipular a conversão energética da matéria, seu estoque de Ki é inesgotável! Mas, por via das dúvidas, não lute contra o Freeza...



                                                                Vídeo Recomendado:

            
   

Artigos Relacionados:

REFERÊNCIAS