YouTube

Artigos Recentes

Como o ganho de massa do Hulk pode ser explicado?



            O ganho inexplicável de massa é um dos principais problemas enfrentados pelos super-heróis. De acordo acordo com um dos mais famosos postulados da ciência, ´nada se cria nada se perde, tudo se transforma´. Em outras palavras, massa não pode ser criada do nada. Um dos exemplos mais famosos, é o caso do Hulk. Como um homem de peso médio consegue ganhar tanta massa corporal do nada, e em um intervalo de tempo tão curto? É possível, relevando-se parte dos meios, explicar o surgimento repentino dessa enorme quantidade de matéria? Bem, vou tentar solucionar esse problema aparentemente impossível, sem quebrar o postulado mencionada acima.

           Independente de como o corpo do Hulk faria isso, vou propor dois modos para ele alcançar sua gigantesca massa final. Mas pessoas do meu coração, elevem a suspensão de descrença de vocês a níveis dignos do Deus Odin, ok?... (Risos)

1°-  Vamos supor que a radiação gama, com algum tipo de milagre, desse às células do Bruce Banner a capacidade de fundir átomos, com cada uma delas funcionando como usinas nucleares microscópicas. Além disso, vamos supor que elas também funcionariam como fábricas super eficientes de compostos orgânicos.  Com isso, nos momentos de raiva, ansiedade e excitação, adrenalina seria liberada e desencadearia o início das reações entre, por exemplo, átomos de deutério (1) ( acumulados no corpo através do consumo diário de água ( toda porção de água contém uma quantidade ínfima de deutério). Vamos propor também que sua pele também tivesse ganhado a capacidade de absorver ar através dos poros quando super estimulado pela adrenalina. Então, através da respiração e área superficial total do seu corpo, gás nitrogênio, carbônico, oxigênio e água seriam todos mandados para dentro e seriam convertidos pelas células especiais, com a energia liberada da fusão, em diversos nutrientes para o corpo, incluindo aminoácidos, carboidratos, vitaminas, entre outros ( até mesmo um pigmento verde produzido em abundância dentro das células como efeito colateral do processo...( Risos)). Os minerais para a construção óssea, e outras funções no corpo, poderiam ser absorvidos do solo onde ele se encontra. E a energia em excesso proveniente das fusões nucleares poderiam ser perfeitamente estocadas e usadas como combustíveis da sua força explosiva! Perfeito, não?

        Bem, lógico que não. Isso só funcionaria caso ele estivesse com grande disposição de ar ao seu redor e contato direto com solos ricos em sais minerais. Além disso, mesmo que o seu corpo conseguisse absorver, instantaneamente, absurdas quantidades de ar para se transformar no Hulk em um tempo razoável ( a densidade do ar ao nosso redor é baixíssima; qualquer um grama de matéria criada exigiria quantidades enormes dele), isso criaria uma enorme baixa pressão em volta do corpo dele, por causa do alto consumo de gases atmosféricos. Isso resultaria em uma sucção violenta do suprimento de oxigênio das pessoas em volta, gerando a morte de quase todo mundo. Bem, pelo menos ele seria um fixador foda de carbono, ajudando a atenuar o efeito estufa...:)

Seria o Gigante Esmeralda fruto da Energia Escura?

2°- O segundo modo é bem interessante. De acordo com o atual consenso científico, a parte ´visível´ do nosso Universo, ou seja, a matéria e a energia que podemos observar diretamente, a partir da detecção de radiação eletromagnética, equivale a, no máximo, 5% do todo. O restante necessário para explicar diversas e estranhas observações vistas no cosmo seria composto de energia escura ( 68%) e matéria escura ( 27%), onde apenas efeitos gravitacionais desta última na "matéria normal" parecem ser notados por nós. E, no caso da Energia Escura, é possível que a mesma permeie todo o Universo. Bem, de qualquer forma, se fazermos um esforço imaginativo de que o Hulk consiga utilizar essa energia escura (3) para crescer sua massa, transformando-a, de alguma maneira, em matéria/energia "normal", teríamos, então uma fonte inesgotável de recurso para o bolo verde!...:)

          O banho de radiação gama poderia ter dado às células do Banner o poder de aproveitar toda essa energia escura nos cercando para aumentar a sua própria massa muscular! Assim, não importa o ambiente em que ele estivesse, ele teria ´massa´ de sobra para criar quantos músculos ele quisesse, já que essa energia não encontraria barreiras! E mais: teria também energia de sobra para gerar quanta força quisesse, sem nem precisar comer, além de não afetar ninguém ao seu redor durante a criação do Gigante Esmeralda, já que a matéria escura não parece interagir notavelmente com os corpos visíveis! A cor verde também viria como efeito colateral do processo. E na transformação de volta ao franzino Bruce Banner, a energia poderia apenas ser devolvida ao "vácuo" de origem, sem afetar nada ao seu redor, através das células milagrosas! Perfeito! Acho que, agora sim, solucionamos o problema do Hulk! Bem, no mínimo, deixamos a suspensão inacreditável de descrença mais crível...:)      

           Ficou menos irritado com a falta de lógica do Hulk ou prefere nem pensar muito na questão e só se divertir com o fantástico personagem? Pelo menos, pior que o Hulk e o Flash não pode ficar, pode...( Magneto)...?

(1) Deutério é um dos isótopos do hidrogênio. É mais fácil realizar uma fusão com ele, já que possui um nêutron para diminuir a repulsão entre os prótons. Já o hidrogênio puro só possui apenas um próton em seu núcleo e nada mais. A água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Em uma porção de água, uma parte ínfima desses hidrogênio são deutério, e uma parte menor ainda é de trítio ( o outro isótopo do hidrogênio).

(2) Essa rede de energia escura pode até não interagir de maneira óbvia com a matéria visível, mas a força magnética, distorções gravitacionais e atrações eletrostáticas podem estar sendo guiadas por elas, já que não sabemos como esses processos são transmitidos com exatidão.

(3) De acordo com a famosa fórmula de Einstein, E=MC2, energia pode ser convertida em massa e massa pode ser transformada em energia. Esse é o princípio básico da imensa quantidade de energia liberada das reações nucleares, fonte energética, por exemplo, das estrelas.

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://science.nasa.gov/astrophysics/focus-areas/what-is-dark-energy/
  2. https://home.cern/about/physics/dark-matter
  3. http://math.ucr.edu/home/baez/physics/Relativity/GR/dark_matter.html
  4. http://www.saberatualizado.com.br/2016/07/o-que-sao-materia-e-energia-escuras.html