YouTube

Artigos Recentes

Morcegos conseguem nadar?


          A resposta é sim. Apesar da literatura acadêmica ser extremamente escassa sobre esse tópico, observações de campo por naturalistas suportam que muitas espécies de morcegos (ordem Chiroptera) são capazes de nadar, como a raposa-voadora (ex.: espécie Pteropus giganteus) (Ref.1). Porém, esse comportamento não faz parte dos hábitos comuns desses animais, e tipicamente ocorre após acidentes (ex.: colisões durante o voo), sob estresse/ameaça ou quedas involuntárias por motivos diversos na água, como pode ser observado no vídeo abaixo. Aliás, muitas espécies de morcego - único mamífero conhecido com a capacidade de voo - buscam alimento primariamente sobre a água (Ref.2), aumentando o risco de acidentes onde o nado é forçado.


           


          Interessante mencionar que, sob certas situações, alguns morcegos podem também entrar na água e nadar de forma voluntária. Por exemplo, a espécie Myotis velifer, quando não está com as asas preparadas para o voo (ex.: após procedimentos de captura e liberação), já foi observada de entrar e nadar em corpos de água associados a cavernas no sentido de procurar outros indivíduos do grupo (Ref.3).

          Seria interessante a publicação de mais estudos explorando esse comportamento de nado dos morcegos. Fica a sugestão para Zoólogos de plantão.  

----------

Leitura recomendada:

> Esses insetos são o terror dos morcegos: Existem moscas sem asas?

-----------


REFERÊNCIAS

  1. https://www.si.edu/spotlight/bats/batfacts
  2. Haarsma & van Alphen (2009). Tubing, an effective technique for capturing pond bats above water. Lutra, 52(1):37-46. 
  3. Twente, J. W. (1959). Swimming Behavior of Bats. Journal of Mammalogy, 40(3), 440. https://doi.org/10.2307/1376575