YouTube

Artigos Recentes

Separação da íris em homem de 48 anos de idade

           Um homem de 48 anos de idade apresentou-se à clínica oftalmológica com um histórico de 1 semana com dor, visão dupla e visão embaçada no olho esquerdo. O aspecto do seu olho pode ser visto na foto acima, e os sintomas associados começaram após o paciente ter sido atingido no olho por uma corda de borracha que estava sendo usada para segurar mercadorias na sua moto.


- Continua após o anúncio -


            Exame físico revelou danos na pálpebra esquerda e uma pupila distorcida. A acuidade visual corrigida com óculos de grau foi de 20/40 no olho direito e de 20/200 no olho esquerdo. Uma avaliação realizada com uma lâmpada de fenda no olho esquerdo revelou uma íris deformada com a porção superior caída na parte inferior, desanexada da posição de 9 horas até a posição de 3 horas. Nenhuma evidência de deslocamento das lentes, catarata traumática ou lesão retinal foi notada. 

           Separação da íris a partir do corpo ciliar causada por dano físico - quadro conhecido como iridodiálise traumática - pode levar a uma visão embaçada, visão dupla monocular, ou fotofobia. O paciente foi submetido a uma iridoplastia e teve a forma da sua pupila restaurada, com subsequente melhora da acuidade visual. Um ano mais tarde, a acuidade visual corrigida do paciente com óculos de grau era de 20/50 no olho esquerdo e a íris permaneceu anexada com leve deformidade e sem evidência de glaucoma (dano no nervo que liga o olho ao cérebro, geralmente devido à alta pressão ocular).


> A abertura da pupila é controlada pelos músculos da íris, uma estrutura circular cuja cor da parte externa varia em um contínuo (marrom, azul ou verde são as cores mais comuns). A cor da íris é poligenicamente determinada, e a maioria dos genes associados com a cor dos olhos estão envolvidos na produção, transporte ou armazenamento do pigmento chamado de melanina. Pessoas com olhos castanhos possuem uma grande quantidade de melanina na íris, enquanto pessoas com olhos azuis possuem pouca quantidade desse pigmento. Uma região no cromossomo 15 atua de forma crucial na coloração dos olhos, particularmente dois genes: OCA2 e HERC2, localizados próximos um do outro. Mas vários outros genes atuam para a determinação da cor dos olhos, e alguns deles também estão envolvidos com a coloração da pele (!) e dos cabelos.


> Reporte e descrição do caso: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMicm1812087

> Referência adicional: MedlinePlus