YouTube

Artigos Recentes

Água alcalina faz sentido?


Compartilhe o artigo:



       Nesses últimos dias, outra guerra foi iniciada no YouTube e, mais uma vez, vemos grande parte da 'torcida' se dividindo para defender ídolos e não a real Ciência. De um lado temos o Dr. Lair Ribeiro defendendo a 'alimentação alcalina', aqui incluindo a controversa 'água alcalina', ou 'água ionizada'. Do outro lado, temos o Pirula (Paulo Miranda Nascimento), defendendo que a água alcalina é apenas uma farsa, um produto feito apenas com o objetivo de lucro, como ocorre com diversos programas e receitas na área de nutrição e medicina em geral.

        A situação é cada vez mais desgastante e desanimadora, refletindo uma notável falha na educação básica da população. Temos diversas ferramentas de pesquisa científica, como a Scielo, a Pubmed, diversos veículos de divulgação científica de periódicos e o Google Acadêmico, ou palavras chaves que podem ser digitadas para pesquisa, como 'gov' e 'edu', ou páginas de instituições de pesquisa, agências de saúde e Universidades. Mas, não, tudo no final acaba se resumindo a ouvir um indivíduo popular na internet, mesmo existindo milhões de especialistas e/ou cientistas na área de interesse com um melhor conhecimento na maior parte das vezes. As pessoas ignoram a comunidade científica para dar razão a um ou outro indivíduo, apenas porque isso é um processo mais fácil e em boa parte das vezes segue seus ideais do que é certo e do que é errado. Infelizmente, sintomas clássicos da Pós-Verdade.

       As pessoas estão tão acostumadas a serem alienadas e guiadas como rebanho que não se preocupam em conferir se algo alegadamente científico carrega referências científicas. TUDO na área científica precisa de referências, porque a real Ciência trabalha com evidências científicas e conhecimentos prévios já bem estabelecidos, os quais dão a base de construção para novos conhecimentos e busca por novas evidências. Na Ciência, você não pode criar um 'achismo' e tornar aquilo verdade apenas porque faz sentido na sua cabeça ou, pior, faz sentido para o seu bolso e o bolso de terceiros. Evidências precisam ser acumuladas e analisadas cientificamente. Hipóteses precisam ser testadas antes de comporem uma Teoria ou um fato científico.

- Continua após o anúncio -



   ÁGUA ALCALINA

         A água alcalina - também conhecida como 'água ionizada' - é uma água com um pH acima de 7. O pH pode ser aumentado de forma mínima ou pode ser ajustado para ficar tão alto quanto 10. A água alcalina é geralmente produzida a partir de um ionizador de água, o qual aumenta a concentração de íons omo cálcio, potássio e magnésio durante o aumento de pH na solução.


        A água alcalina pode ser comprada de forma direta - vendida como água mineral, só que rotulada 'alcalina' - ou pode ser produzida pelos interessados a partir da água encanada ou de outras fontes com a ajuda de filtros ionizantes - via reação eletroquímica, envolvendo a redução de íons hidrogênio e formação de íons hidroxilas (base) -, ou a alcalinização pode ser feita via aditivos químicos (como carbonato de cálcio, sulfato de magnésio, entre outros) - mas não mais representando a clássica água alcalina geralmente associada com os alegados efeitos benéficos à saúde.

- Continua após o anúncio -



   ÁGUA ALCALINA É BENÉFICA?

         Vamos explorar cientificamente o que está por trás da água alcalina e começaremos deixando algo bem claro: não existe uma boa base científica mínima que dê sustentação para os benefícios trazidos por essa água, apenas poucas evidências isoladas, não conclusivas e muitas vezes financiadas por empresas que vendem caros produtos que ionizam/alcalinizam a água. Não é possível afirmar que ela é capaz de tratar ou prevenir a osteoporose, diabetes, obesidade, hipertensão, problemas cardíacos, 'acidificação' sistêmica do corpo, cânceres, entre diversas outras alegações milagrosas atribuídas a essa água por fabricantes e comerciantes de produtos relacionados.

        Existem basicamente três mecanismos pelos quais, supostamente, essa água "especial" traria seus benefícios alegados: recuperação do pH sanguíneo 'ideal', propriedades antioxidantes e melhor hidratação. No primeiro caso, essa suposta base científica é a mesma utilizada para a promoção das dietas alcalinas. Porém, como já discutido em um artigo anterior aqui no Saber Atualizado (A dieta alcalina possui alguma base científica?) diferentes tipos de dietas saudáveis não são capazes de alterar negativamente o pH sanguíneo. Apenas o pH na urina é significativamente alterado com diferentes dietas. Uma dieta alcalina não mostra-se melhor do que outras dietas saudáveis, e como ela promove uma grande redução de vários alimentos nutritivos (grãos, leite, carnes em gerais) isso pode trazer até prejuízos para o indivíduo dependendo das suas opções de alimentação ou estilo de vida. Em outras palavras, a água alcalina não trará impactos positivos ou negativos no seu pH sistêmico, especialmente o sanguíneo. Aliás, por que você compraria caros equipamentos para produzir água alcalina se você pode conseguir os sais minerais 'alcalinos' (potássio, magnésio, cálcio) em grande quantidade de alimentos diversos, inclusive daqueles que contêm bastante água, como frutas, verduras, leite, etc.?

       Já para a segunda alegação (efeitos anti-oxidantes) existem alguns raros estudos que analisaram essa questão - e a maior parte deles foram financiados por empresas que promovem produtos de ionização da água (1). As evidências, portanto, são muito fracas e não existem conclusões científicas sobre a questão, ou estudos clínicos em humanos. Supostamente o hidrogênio gasoso (espécie com alto potencial redutor) dissolvido na água gerado pelo processo de eletrólise - redução dos átomos de hidrogênio na água - seria o responsável pelos efeitos antioxidantes, junto com possíveis nanopartículas de platina derivadas dos eletrodos. Apesar de realmente existir uma pequena quantidade de gás hidrogênio dissolvido na água alcalina, não existem evidências científicas que permitem concluir que esse gás trás benefícios antioxidantes para o nosso corpo. Apenas um estudo nesse quesito parece que realizou testes in vivo com a água alcalina (Ref.7) - em ratos no caso -, sugerindo que os roedores alimentados com essa água ionizada sobreviveram por mais tempo, mesmo com nenhum parâmetro fisiológico tendo mudado em comparação com os ratos alimentados com água 'normal'. Mas um grande porém nesse estudo isolado: foi financiado em parte pela Asiagem, uma empresa italiana que vende ionizadores de água.


        Por último, temos a alegação de que essa água hidrata melhor o corpo e traz vários benefícios para atletas. Como deixado claro em um estudo publicado na Teknoscienze (Ref.6), são muito escassos os estudos realizados para averiguar os supostos efeitos benéficos da água alcalina na prática esportiva, com resultados conflitantes e estudos de baixa qualidade. Um dos raros estudos feitos sobre a questão e sugerindo possíveis benefícios da água alcalina em adultos saudáveis - e publicado na BioMed Central (Ref.14) - foi financiado inteiramente pela Essentia Water (uma fabricante de água alcalina engarrafada). Nesse estudo, não foi encontrado diferenças de hidratação entre o consumo de água comum com o consumo de água alcalina, mas foi encontrado efeitos positivos em parâmetros de viscosidade sanguínea.

- Continua após o anúncio -



   ESCASSAS EVIDÊNCIAS

         No geral, podemos resumir que não existe um mínimo de boas evidências científica dando suporte para os alegados benefícios tragos pela água alcalina em comparação com o consumo de água normal caso você tenha um corpo e uma alimentação saudável. Afirmar então que essa água cura e/ou previne doenças é mentir descaradamente, especialmente no caso de cânceres. Isso é corroborado por uma recente revisão sistemática sobre o tema (Ref.1), por um alerta da Mayo Clinic (Ref.4), por Universidades (Ref.11-12) e até mesmo por um alerta emitido em 2014 pelo FDA (Agência de Drogas e Alimentos) das Filipinas, país onde a água alcalina e os filtros especiais que a produzem estavam sendo vendidos em grande quantidade com base em falsas alegações de benefícios à saúde, incluindo maior longevidade, prevenção de câncer e de diversas doenças, entre outros (Ref.2-3).

        Dos poucos estudos estudos publicados sobre a questão onde era sugerido efeitos positivos da ingestão de água alcalina, praticamente todos aqueles analisados eram financiados por empresas que vendiam os ionizadores de água. Não que estudos financiados por empresas interessadas em evidências de benefícios dos seus produtos estão necessariamente corrompidos, mas como no caso da água alcalina os estudos já são escassos e uma das principais alegações a favor dessa água - controle de pH sanguíneo - se mostra uma afirmação com total falta de boa evidência científica de suporte, fica difícil não considerar conflitos de interesse.

        Por causa do seu teor alcalino/básico, dois estudos encontrados (Ref.8-9) sugerem que a água alcalina talvez possa servir como um aliviador de sintomas de problemas relacionados com o refluxo gástrico, como o refluxo laringofaríngeo. Porém, não é uma 'cura' ou tratamento, sendo que você precisa ir ao médico avaliar o problema e seguir as recomendações realmente comprovadas quanto à eficácia. Além disso, você não precisa de uma água alcalina produzida por um caro ionizador para ter uma solução alcalina que alivie sintomas de acidez estomacal em excesso ou refluxo.

- Continua após o anúncio -



   DIETA IDEAL?

       Uma dieta ideal é aquela que reúne uma grande diversidade de alimentos, reunidos de forma equilibrada e englobando todos os nutrientes em quantidades que atendam as necessidades do nosso corpo. Legumes, frutas, sementes, grãos, raízes, folhas, carnes em geral - especialmente as menos gordurosas -, ovos, frutos do mar e laticínio - todos podem compor uma dieta bastante nutritiva. Reduzir o consumo de calorias vazias (alimentos calóricos com pouco valor nutritivo) e de alimentos muito processados é outra importante recomendação. Quanto ao consumo de água, esta não precisa ser 'pura', podendo vir da alimentação e de sucos ou outras bebidas não-alcoólicas, como já discutido no artigo É preciso ingerir 2-3 litros de água pura por dia?. Aliás, a crença contrária acaba fomentando esquemas fraudulentos envolvendo a água, como a loucura de água magnetizada (Água magnetizada possui algum beneficio?). A água 'pura' contudo, traz a vantagem de hidratar sem trazer calorias.

        Qualquer programa de dieta que seja baseado em extremismos e falta de real base científica tende a se mostrar uma aposta perigosa à saúde . Para situações específicas e especiais, sempre procure um nutricionista responsável, o qual montará uma dieta baseada nas peculiaridades do seu corpo. Evite buscar por modelos padronizados que prometem milagres, os quais estarão preocupados apenas com o seu bolso e não com a sua saúde.


   CONCLUSÃO

          Não existem evidências científicas suficientes para afirmar que o consumo de água alcalina traz benefícios extras  à saúde para pessoas saudáveis e muito menos que previne ou trate doenças. Sempre que ouvir sobre um produto alegando benefícios à saúde, converse primeiro com o seu médico/nutricionista ou verifique se aquilo possui o respaldo de agências de saúde antes de gastar dinheiro ou trazer um risco desnecessário ao seu corpo.


Artigos recomendados: 

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://bmjopen.bmj.com/content/6/6/e010438
  2. https://ww2.fda.gov.ph/advisories-2/food-2/135927-fda-advisory-no-2014-010
  3. https://ww2.fda.gov.ph/search-result?searchword=alkaline%20water&searchphrase=all
  4. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-answers/alkaline-water/faq-20058029
  5. https://health.clevelandclinic.org/alkaline-water-dont-believe-the-marketing-hype/
  6. http://www.teknoscienze.com/tks_article/alkaline-water-in-athletes-it-is-beneficial/
  7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4906185/   
  8. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22844861 
  9. https://jamanetwork.com/journals/jamaotolaryngology/article-abstract/2652893?redirect=true
  10. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3807765/
  11. https://www.mcgill.ca/oss/article/controversial-science-news-quackery/alkaline-water-nonsense
  12. http://goaskalice.columbia.edu/answered-questions/alkaline-water-it-better-your-body
  13. http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0171192
  14. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5126823/
  15. http://go.galegroup.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA497859049&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=fulltext&issn=10639330&p=AONE&sw=w&authCount=1&isAnonymousEntry=true