YouTube

Artigos Recentes

Água magnetizada possui algum benefício?


Compartilhe o artigo:



          E eu tinha pensado que esse papo de água 'imantada' ou banhada com radiação infravermelha era coisa do passado. Ouvi hoje uma pessoa comentando sobre isso e não posso deixar de reforçar a infundada base para essa, assim chamada na época, "água milagrosa".

- Continua após o anúncio -



          Bem, vamos lá. A molécula da água é diamagnética, ou seja, interage com campos magnéticos quase da mesma forma que um tronco de árvore atrai um ímã. Ela não pode ser imantada da mesma forma que substância ferromagnéticas (como o metal ferro) ou paramagnéticas. Em presença de campos magnéticos fracos/médios, existe uma indução magnética imperceptível na água, a qual não dura nada. Induzir algum efeito magnético significativo na molécula seria através dos átomos de hidrogênio da água, na presença de campos magnéticos extremamente fortes, associados, por exemplo, a um avançado equipamento de RMN (Ressonância Magnética Nuclear).

          Para se ter uma ideia, os aparelhos de RMN costumam funcionar com o uso de eletroímãs quase supercondutores, e mesmo assim o aquecimento por resistência é tão grande que é preciso hélio líquido (temperaturas próximas do zero absoluto, em torno de 272°C negativos!) para resfriá-los! E, ainda assim, a interação magnética é fraquíssima, só podendo ser captada através de avançados sensores  e sofisticados processamentos computacionais.

           Somando-se a isso, existe outra "tecnologia" de tratamento da água imantada: a radiação infravermelha. Os vendedores dessa picaretagem acrescentam um sistema de irradiação com infravermelho nos seus equipamentos para passar uma noção de "método científico" para os consumidores. O problema é que 'radiação infravermelha' nada mais é do que uma radiação eletromagnética (a luz visível é uma radiação eletromagnética também) relacionada com temperaturas mais baixas. Sim, irradiar água no infravermelho a baixa ou moderada intensidade apenas vai esquentá-la um pouco! Todo corpo quente emite radiação infravermelha. Se você colocar sua mão na água estará emitindo essa radiação para ela. Ah, e a agitação térmica resultante dificulta ainda mais o surgimento de qualquer tipo de interação magnética na molécula de água, por causa da maior perturbação do sistema.

         Outra afirmação que os vendedores desses equipamentos fazem é que os efeitos magnéticos fariam com que as propriedades físico-químicas da água para o consumo (pH, solubilidade, dureza, etc.) e sua composição mudassem drasticamente, tornado-a melhor para o corpo. Porém, os efeitos do magnetismo desses equipamentos praticamente não mudam em nada a mistura aquosa visada, pelo menos não em termos significativos, como mostrado pelo estudo da Ref.2.

            Para completar o quadro, não existem trabalhos científicos comprovando quaisquer benefícios à saúde das águas "tratadas" por esses equipamentos (Ref.1-2). Basta você dar uma busca pelo Google Acadêmico para rapidamente comprovar isso ou procurar pelo Google em Agências de Saúde e outras instituições científicas. E, nesse sentido, uma observação interessante a ser feita é que os vendedores desses equipamentos normalmente trabalham de forma independente, não existindo grandes redes de distribuição. Ou seja, diminuem a visibilidade do comércio para não chamar a atenção de agências de fiscalização, evitando exigências de comprovação de efetividade dos seus produtos.

- Continua após o anúncio -



          Concluindo: Se você usar qualquer uma dessas "técnicas" na sua água sabe o que você terá? Água! Não é uma maravilha da ciência? Não caiam na conversa de picaretas. Eles tentam vender seus produtos através de pseudociência e falando bonito. Pesquisem em fontes confiáveis, médicos sérios ou entidades científicas da sua região antes de adquirirem produtos suspeitos que prometem maravilhas para a sua saúde. Muitas vezes, os resultados podem ser o oposto.


Artigo relacionado: Os chás de fita possuem algum fundamento?


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://annals.fih.upt.ro/pdf-full/2013/ANNALS-2013-4-23.pdf
  2. http://extension.psu.edu/natural-resources/water/drinking-water/water-testing/water-treatment/magnetic-water-treatment-devices