YouTube

Artigos Recentes

Anvisa e os alimentos alergênicos



      Por ordem da Anvisa, nossa Agência Nacional de Vigilância Sanitária, todos os rótulos de alimentos terão que trazer explícita a relação dos alimentos alergênicos que compõem esses produtos a partir de 3 de julho deste ano (1). Os alimentos alergênicos englobados são: trigo ( centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); nozes; ovos; peixes; crustáceos; castanha de caju; macadâmia; pinoli; pecã; castanha do Pará; leite de qualquer mamífero; soja; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanhas; e látex natural. Os nomes dos alergênicos precisam estar em grande destaque, para que o consumidor possa vê-los facilmente.

        E o que são alimentos alergênicos? Nada mais são do que alimentos que são causas comuns de alergias em pessoas que têm hipersensibilidade a algum dos seus constituintes. Por exemplo, algumas pessoas têm intolerância com a lactose encontrada em qualquer tipo de leite, inclusive o humano. Outro exemplo, e mais conhecido, é o do glúten, onde as pessoas celíacas possuem alergia a essa proteína, encontrada na composição do trigo. Por isso a Anvisa está obrigando as empresas a deixarem bem explícito a presença desses alimentos nos seus produtos, para que a pessoa com alergia não seja pega desprevenida, já que existem alimentos que parecem não ter tal ingrediente mas têm. Isso é de extrema importância, porque previne graves acidentes à saúde.

        Agora, por que eu estou tão preocupado com essa notícia, e estou divulgando esse texto tanto no Instagram quanto no Blog? Sim, o problema dessa história toda é que as pessoas podem associar ´alimentos alergênicos´ com ´alimentos prejudiciais´. Uma coisa não tem nada a ver com a outra! Todos os alimentos acima listados são muito saudáveis, contendo um ampla gama de nutrientes importantes para o nosso corpo. Esses alimentos só são prejudiciais para as pessoas com alergia a eles, as quais são uma parcela bem pequena da população! Essa confusão já existe, sendo que a lactose e o glúten sabem muito bem disso! Devido ao fato de algumas pessoas terem alergia a esses dois nutrientes, criou-se uma caça às bruxas contra os laticínios e um desespero com tudo que possui glúten. Mas não existe perigo nenhum no consumo de nenhum dos dois para pessoas sem alergia aos mesmos. Até discuti e esclareci essas duas distorções nos artigos recomendados abaixo.

        Ora, tem gente que tem alergia com roupa de lã. Será que vamos todos ter que parar de usar roupas de lá por causa disso? Tem gente que tem alergia ao pelo de gato. Será que todos vão ter que abandonar seus gatos de estimação por causa disso? Tem gente que tem alergia de cloro. Será que vamos todos ter que parar de nadar em piscinas por causa disso? Essas perguntas podem parecer idiotas, mas é exatamente isso o que ocorre hoje com o medo do glúten, por exemplo. E esses medos infundados acabam restringindo as opções nutricionais das pessoas, as quais já não são muito diversificadas se pegarmos uma média dos hábitos alimentares dentro da população. Alimentos super nutritivos e de baixo custo, como a farinha de soja, leite, ovos e aveia são deixados de lado por causa de más interpretações.

         O pior é que esse anúncio da Anvisa, já feito desde o ano passado, está sendo mal explicado para o público, existindo apenas uma preocupação em informar que os alimentos alergênicos serão discriminados nas embalagens. Até os veículos de comunicação de grande peso popular e jornalísticos estão deixando de esclarecer isso para o povo. Bem, faço aqui, minha parte.

(1) O setor da indústria alimentar tentou adiar o decreto da Anvisa, feito em julho do ano passado, dizendo que 12 meses é pouco para a mudança. Porém, a Anvisa ignorou tal pedido, e a partir de 3 de julho deste ano, todos os alimentos com alergênicos terão que ter sua presença muito bem explicitada na embalagem. Nota oficial sobre a resolução da Anvisa: http://www.brasil.gov.br/saude/2016/06/rotulos-terao-de-destacar-produtos-alergenicos-a-partir-de-julho

Artigos recomendados:
  1.  O consumo de leite é prejudicial?
  2. Cortar o glúten da dieta traz algum benefício?
Vídeo recomendado: