YouTube

Artigos Recentes

Medicina furada e relutância



       Depois de um estudo australiano, publicado no começo do ano ( comentei ele no artigo relacionado abaixo), ter reforçado ainda mais a ineficácia dos tratamentos homeopáticos, uma revolta gigantesca surgiu na comunidade homeopática e nos comentários dos veículos de comunicação que republicaram o estudo. Por isso estou fazendo este texto de opinião para esclarecer alguns pontos sobre essa situação.

       O problema não são as pessoas não enxergaram a quantidade absurda de artigos científicos isolados e de revisão que criticam a efetividade da homeopatia, e, sim, a negação e orgulho. Muitas pessoas são enganadas por esses métodos ( através de alienação e propaganda enganosa), gastam boas somas de dinheiro e acabam, por isso, não admitindo a verdade nua e crua: a homeopatia não é um real tratamento de saúde. E isso serve para diversos outros exemplos de charlatanismo espalhados pela nossa sociedade. A situação é tão grave que eu acho que, mesmo se um Deus baixar aqui no nosso planeta e dizer que a homeopatia é uma farsa, a maioria das pessoas ainda continuarão céticas.

       Uma clara visão alienada em cima da Homeopatia e Florais ( outro tratamento mágico), é confundir ambos com o poder das plantas medicinais. Ora, todos nós sabemos que certas ervas e outros preparados vegetais são efetivos na amenização de várias doenças e mal-estar. Isso consiste a base da Fitoterapia, medicamentos fitoterápicos (1) e medicamentos tradicionais, todos baseados em real ciência ( são produzidos baseados no método científico e precisam mostrar reais efeitos terapêuticos diferentes de placebo). Lógico, tudo o que fazemos é baseado na observação da natureza. Diversos princípios ativos são encontrados nas plantas e animais que ajudam a descobrir novos medicamentos e/ou são usados diretamente em diversos tratamentos.

       Os Florais e a Homeopatia NÃO possuem princípios ativos e NÃO agem combatendo a doença. Eles são apenas placebos na forma de soluções e NUNCA deveriam ser usados, isoladamente, no combate a doenças. O mais engraçado é que alguns médicos homeopatas dizem que suas manipulações só farão efeito caso o paciente mude o seu estilo de vida, adotando uma dieta saudável aliada à atividades físicas...Ah, é mesmo? E precisava de um médico homeopata para dizer isso? Aí o paciente melhora e agradece à Homeopatia. E você, querido amigo, está pagando tudo isso do seu bolso, já que o nosso sistema de saúde, e de vários países, financiam esse povo. Enquanto você rala feito um louco, seus impostos estão indo parar no bolso de charlatões vestidos de branco. E o pior: muitos acreditam tanto nessa métodos alternativos que abandonam a real ciência médica para buscar a cura de graves doenças. Existem profissionais homeopáticos que até são honestos e pedem para o paciente realizar um acompanhamento na medicina tradicional ( alopatia) enquanto usa seus métodos suspeitos. Dos males, o menor.

         Eu não estou sendo financiado por grandes corporações, a máfia branca, pelo demônio... Estou apenas sendo realista. Eu já investiguei dezenas e dezenas de artigos científicos, isolados e de revisão, e o consenso é claro: Homeopatia é placebo. Se esses resultados fossem algo apenas recente, eu tenderia a ser mais precavido quanto às minhas conclusões. Mas eles vêm sendo acumulados há dezenas de anos. Essa é uma medicina furada que deveria ter sido enterrada há quase duzentos anos atrás. E é interessante observar que, supostamente, só a medicina tradicional possui estudos comprados e a homeopatia não. Claro, porque é ´Natural´... Nada pode ter de errado com isso. Vacinas, quimioterapia, medicamentos contra doenças diversas, método científico, procedimentos cirúrgicos... Temos que jogar tudo isso no lixo porque não funcionam. Lógico, não? Quando você tiver uma parada cardíaca, não vá para um centro cirúrgico não... Vai lá no seu médico homeopata tomar uma água. Desejo sorte.

         Se você pratica a homeopatia, pelo menos seja realista com o seu paciente e diga a ele para sempre confiar, primeiro, na real medicina. Aliás, o nome ´Medicina Alternativa´ ( também chamada de ´Medicina Complementar´) é bastante inapropriado, porque passa a impressão de que essas práticas de bruxaria também entram na esfera da real medicina científica. O termo que deveria ser usado tinha que ser, no mínimo, ´Prática Alternativa´ ou Prática Complementar´.

(1) Apesar da Fitoterapia, e medicamentos fitoterápicos, serem baseados em real ciência quando levados a sério, ambos são muito pouco eficientes quando comparados com a medicina e medicamentos tradicionais, e, às vezes, possuem nenhuma eficiência em determinadas doenças. Além disso, muitas preparações e extratos de ervas podem trazer sérios riscos à saúde caso não tenham passado por um processo de fiscalização, algo pouco presente na maior parte das terapias fitoterápicas. Por isso a Fitoterapia é considerada também uma medicina alternativa pela maior parte das agências de saúde e profissionais médicos, mesmo sendo baseada em real ciência.

Artigo complementar: Por que as pessoas preferem o popular ao científico?

Artigo relacionado: A homeopatia funciona?

Artigo recomendado: O que não é ´Natural´?