YouTube

Artigos Recentes

Os Florais funcionam?


Compartilhe o artigo:


        Os Florais (ou Florais de Bach) representam mais um pseudociência presente no leque da medicina alternativa, porém mais próximos de bruxaria do que de uma real prática médica. 

         Criado pelo Doutor Edward Bach, entre os anos de 1928 e 1939, o tratamento Floral consiste na administração de soluções alcoólicas bem diluídas baseadas em extratos de plantas, particularmente das flores. As soluções também podem ser preparadas apenas com água mineral, glicerina vegetal ou vinagre de maça/arroz/uva. O tratamento não apresenta princípio ativo nenhum e, portanto, inexiste efeitos biológicos em relação ao combate de doenças. E isso não é uma alegação de céticos, e, sim, da própria corrente de conhecimento que sustenta esse tipo de "remédio". Bem, se não existe princípio ativo nenhum, o que faz o Floral então?

- Continua após o anúncio -



          Acredita-se (bruxos talvez) que os florais fornecem energias positivas que contagiam o estado emocional do indivíduo. Com isso, problemas associados à depressão, insônia, ansiedade, compulsões, raiva, entre outros, são resolvidos, restabelecendo o equilíbrio mental e emocional. Ou seja, é a mais pura forma que a palavra 'placebo' pode ganhar caso exista qualquer real melhora no paciente - algo esperado para quadros de dores crônicas. De fato, estudos científicos não encontram eficácia ou plausibilidade alguma no uso dos florais (Ref.1,2,3,4 e 5).         

----------
Obs.: Como no caso da Homeopatia, não confundam os Florais com a Fitoterapia e medicamentos fitoterápicos, estes os quais são baseados nas propriedades das plantas medicinais (camomila para acalmar, boldo para amenizar problemas intestinais, etc.). Esses são tratamentos baseados em real ciência, apesar de terem, em geral,  eficácia muito inferior e, na maioria das vezes, inexistente, perante a medicina tradicional. De qualquer forma, tanto a Homeopatia quanto os Florais costumam se valer do nome ´Natural´ para confundir os consumidores.

Sempre busquem tratamentos baseados em real ciência e comprovação. A medicina tradicional deve ser sempre a primeira opção, principalmente em graves enfermidades. Se você quiser usar métodos suspeitos e ineficazes, faça-o concomitante com a alopatia. Nunca confie inteiramente sua saúde à medicina alternativa.
----------

Curiosidade: Existe uma diferença entre as palavras 'remédio' e 'medicamento'. Remédio são procedimentos gerais que visam a melhora da saúde (repouso, exercícios físicos, alimentação, medicamentos, etc.). Já os medicamentos são produtos com princípios ativos de combate à doenças feitos em laboratórios, farmácias e indústrias farmacêuticas, tudo sob normas e condições específicas de produção e legalização. (ANVISA)

Artigo complementar: A homeopatia funciona?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20734279
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2695424/
  3. http://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/cancers-in-general/treatment/complementary-alternative/therapies/flower-remedies
  4. http://www.smw.ch/content/smw-2010-13079/
  5. http://europepmc.org/abstract/med/12635462