YouTube

Artigos Recentes

É certo manter pássaros engaiolados?

     

         Posso estar ofendendo muita gente, mas, na minha opinião, deveria ser crime grave manter pássaros em gaiolas, seja a espécie que for. Um animal que foi feito para voar ao ar livre e conviver, na maioria das vezes, em grupos abertos, ser trancado em uma gaiola claustrofóbica, com espaço, no máximo, para dar alguns pulos, é uma covardia sem comparação.

          Você é tão egoísta a ponto de querer um canto ou beleza só para você e na hora que você quiser? O que você sentiria se fosse tirado do seu habitat ou crescesse em uma cela superlotada, sem nenhum espaço de liberdade, tendo que comer o que é empurrado para você por entre as grades? E ainda existem aqueles que  cortam as pontas das asas dos seus pássaros, para deixa-los soltos e ainda dizem que estão respeitando mais esses animais. É o mesmo que viver com algemas nos braços e pernas para não fugir de uma prisão condicional. Existem também aqueles, piores ainda, que se cansam rápido do pássaro e o jogam de qualquer jeito em locais totalmente desconhecidos aos mesmos, e acabam condenado-os à morte certa. Sem contar aqueles que, nem mesmo, cuidam dos já sofridos pássaros engaiolados, deixando-os com sede e fome.

            A única coisa que o engaiolamento traz é sofrimento para os pássaros e incentivo ao tráfico de animais. Além de eliminar diversas espécies importantíssimas da natureza, afetando negativamente o desequilíbrio ambiental, o tráfico tortura os animais. Segundo a WWF, "alguns traficantes costumam rodar os micos pelo rabo para que eles fiquem tontos e passem ao comprador a imagem de que são animais mansos. Muitos cegam os pássaros e cortam as suas asas para que eles não fujam e arrancam os dentes e serram as garras dos animais para que eles se tornem menos perigosos". Além disso, durante o transporte dos espécimes, a maioria é seriamente machucada. A maior parte acaba morrendo no caminho, outra grande parte sofre ferimentos graves, e os poucos que chegam ao destino passam a ser obrigados a viverem confinados em um curto espaço e atrás das grades, sem terem cometido crime algum. Sim, o único erro deles é terem cruzado o caminho de humanos tão egoístas e ambiciosos. E eles acabam pagando por isso, infelizmente.


           A Ararinha-Azul é um dos exemplos mais tristes da nossa fauna brasileira. Habitando antes áreas específicas do extremo norte da Bahia, ela foi extinta da natureza entre 2000 e 2001, devido ao corte avassalador de árvores da Caatinga e ao tráfico ilegal. Hoje, existem 73 exemplares em cativeiros especiais espalhados ao redor do mundo, protegidos por órgãos ambientais.
 Muito pouco se sabe sobre os hábitos dessa espécie, já que na década de 80, quando as pesquisas em cima da ave começaram, só haviam 3 indivíduos na natureza.

          Sem dúvida nenhuma, o que selou o fim da Ararinha-Azul na natureza foi o tráfico ilegal. Por causa da sua bela plumagem e raridade, elas eram os alvos preferidos dos traficantes e muito bem pagas por compradores no mercado negro, onde chegam a valer milhares de dólares por espécime. A mesma tragédia está ocorrendo com os rinocerontes e os elefantes, por causa o mercado asiático ávido pelos seus chifres e marfim das presas, respectivametne. É provável que, ao redor do mundo, existam mais de 100 dessas aves aprisionadas por colecionadores gananciosos, mas é impossível saber com certeza.

    
Agora, as últimas ararinhas-azuis precisam viver em cativeiro, privadas de liberdade, para sobreviverem e, talvez no futuro, permitir um repovoamento do seu habitat

             Se você vir alguém que tenha uma Ararinha-Azul aprisionada, ou qualquer outra espécie silvestre ou ameaçada de extinção, comunique imediatamente às autoridades. Se você não sabia do estado de conservação do animal ao comprá-lo, vá você mesmo a um órgão competente mais próximo da sua região ( a prefeitura informará, por exemplo) e entregue o animal. Mesmo você não dando a mínima para o meio ambiente, lembre-se que é crime manter qualquer tipo de animal silvestre, sem autorização explícita do Ibama, em criadouros particulares.

            Eu já disse aqui diversas vezes que animais silvestres não são para serem criados fora da natureza, longe do seu habitat natural. O certo é termos, como companheiros, animais domésticos, já acostumados com a interação e convivência humana e urbana, como cães e gatos. Animais selvagens só serão felizes em meio selvagem. Nenhuma ave, por exemplo, gosta de ficar presa, sem poder voar, dentro de uma maldita gaiola ou confinadas em um ambiente limitado ( papagaios, por exemplo). E grande parte das pessoas que criam aves acabam alimentando o tráfico e nem desconfiam. E o tráfico não é nada bonito. Além da já dita tortura, a eliminação ou diminuição da população dessas espécies de aves da natureza prejudica profundamente o equilíbrio ambiental.            

           O Brasil é um dos países onde ocorre um volume imenso de tráfico ilegal de animais, tanto externamente quanto internamente, em um comércio sujo que movimenta mais de 1 bilhão de dólares e envolve mais de 12 milhões de animais todos os anos. Com a falta de fiscalização e apreciação das aves como "animais de estimação" é raro alguém obter uma ave de criadores autorizados, induzindo um dano terrível em espécies ameaçadas de conservação. Para se ter uma ideia, é estimado que das 259 espécies de aves ilegalmente comercializadas no Brasil, 2 delas são classificadas como ´Criticamente Ameaçadas´, 9 como ´Ameaçadas´, 6 como ´Vulneráveis´ e 19 como ´Quase Ameaçadas´, de acordo com a lista vermelha da IUCN. Por isso é dever de todos nós impedir que essa vergonha continue por mais tempo e que exemplos como a Ararinha-Azul parem de ser realidade.

          Por favor, se você possui pássaros em gaiolas, leve-os para uma central de proteção aos animais mais próxima, ou liberte-os na área onde você o capturou ( se o ato foi recente). E, se você avistar um criadouro ilegal, com a presença de pássaros cuja comercialização é proibida ( deveria ser para todos...), acione a polícia ou o IBAMA. Vamos contribuir para uma melhor conscientização ecológica em nossa sociedade. Pare de criar aves em casa, pare de querer ter animais silvestres como bichos de estimação e, o mais importante, denuncie.

Artigos Complementares: 

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/animais_silvestres/
  2.  http://www.projetoararaazul.org.br/arara/Home/AAraraAzul/Asararasazuis/Ararinhaazul/tabid/298/Default.aspx
  3. http://www.ibama.gov.br/perguntas-frequentes/centro-de-triagem-de-animais-silvestres-cetas 
  4. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0001-37652013000100201 
  5. https://www.researchgate.net/publication/259431847_The_live_bird_trade_in_Brazil_and_its_conservation_implications_An_overview