YouTube

Artigos Recentes

Beijo de língua pode transmitir gonorreia?


- Atualizado no dia 18 de fevereiro de 2023 -

Compartilhe o artigo:



         Em 2016, em torno de 87 milhões de pessoas foram diagnosticadas com gonorreia, a infecção bacteriana sexualmente transmitida que mais vem apresentando resistência aos antibióticos. Para piorar, atualmente estamos testemunhando um robusto aumento nas taxas de gonorreia e ninguém consegue determinar o porquê.

          Em 2019, dois notáveis estudos - um publicado no periódico Sexually Transmitted Infections (Ref.1) e o outro publicado no The Lancet Infectious Diseases (Ref.2) e apresentado no encontro anual da Sociedade Internacional para Pesquisas em Doenças Sexualmente Transmissíveis (2019) -, trouxeram fortes evidências corroborando a hipótese de que uma rota de transmissão está sendo ignorada para essa doença: beijo de língua. A conclusão foi baseada na análise de milhares de homens na Austrália e em modelos teóricos de transmissão. Estudos subsequentes corroboraram os achados.

- Continua após o anúncio -



   GONORREIA

           A gonorreia é uma doença causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, sendo disseminada primariamente pelo sexo vaginal, oral e anal desprotegido. Daqueles infectados - bastante comum entre jovens de 15-24 anos -, cerca de 1 em cada 10 homens (sexo masculino) heterossexuais e mais de 3 em cada 4 mulheres (sexo feminino) e homens gays (homossexuais) não apresentarão sintomas facilmente reconhecíveis. A gonorreia uretral é sintomática em, no mínimo, 90% dos casos afetando os indivíduos do sexo masculino, seguindo um período de incubação de alguns dias. Sintomas são incomuns no reto (<10%) e raros na região orofaríngea (<10%). Entre os sintomas, podemos citar um grosso corrimento verde ou amarelo dos órgãos sexuais, dor ao urinar e periódicos sangramentos.




           A nível populacional, a prevalência de gonorreia uretral - infecção bacteriana na uretra do pênis - é rara (~0,4%) porque os sintomas se desenvolvem rápido e levam o indivíduo infectado a procurar mais rapidamente tratamento.

           A infecção pode atingir os órgãos genitais, o reto e a garganta. Se não tratada, a doença pode levar à infertilidade, doença inflamatória pélvica, pode aumentar suas chances de contrair ou transmitir o HIV (1) e, em raros casos, pode se espalhar para o sistema circulatório sanguíneo e para as juntas, levando a gravíssimas complicações.  A infecção pode também ser passada para o bebê durante a gravidez.

(1) Leitura recomendada: Mais do que confirmado: HIV indetectável é intransmissível

          Desde a década de 1980, essa bactéria vem evoluindo uma agressiva e contínua resistência aos antibióticos, obrigando o abandono de vários desses medicamentos como primeira linha de tratamento - penicilina, tetraciclina, ciprofloxacino e, mais, recentemente, a cefixima. Atualmente, o tratamento padrão envolve a combinação de duas drogas: a ceftriaxona injetável e a azitromicina oral.

          A N. gonorrhoeae ainda não é amplamente resistente à ceftriaxona, mas duas cepas já isoladas - H041 e F89 - já se mostraram totalmente resistentes a esse antibiótico. Além disso, um homem Britânico recentemente foi infectado com uma super-bactéria dessa espécie que, até o momento, não conseguiu ser detida com nenhum antibiótico (2). Teme-se que, em breve, a gonorreia possa se tornar uma doença intratável. Só nos EUA, são cerca de 800 mil casos anuais da doença, e 78 milhões estimados ao redor do mundo. O último relatório da OMS (2019) coloca que mais de 1 milhão de pessoas são infectadas diariamente com quatro infecções sexualmente transmissíveis (gonorreia, tricomoníase, sífilis e clamídia), e com a gonorreia respondendo por 24% desses casos.

(2) Para saber mais, acesse: O que são as superbactérias e a resistência bacteriana?

          Nesse sentido, torna-se mais do que importante reforçar medidas de prevenção à doença, em especial o uso de camisinha durante as relações sexuais. Mas o reconhecimento de uma possível rota de transmissão antes ignorada está no meio de um acalorado debate acadêmico: troca de saliva.

- Continua após o anúncio -



   BEIJO DE LÍNGUA

          Um estudo publicado em 2019 no periódico Sexually Transmitted Infections e conduzido por pesquisadores Australianos, foi o primeiro a trazer evidências empíricas dando suporte ao beijo de língua (saliva) como uma importante rota de transmissão para a gonorreia orofaríngea entre homens bissexuais e gays. Até o momento existia apenas um modelo matemático sugerindo que a saliva era uma rota de transmissão da bactéria N. gonorrhoeae.

           Para avaliar se a gonorreia infectando a garganta poderia ser passada via beijo de língua, ou se apenas via relações sexuais, os pesquisadores reuniram informações de novos e recorrentes pacientes gays e bissexuais obtidas de um grande serviço público de saúde sexual em Melbourne (Melbourne Sexual Health Clinic), Austrália, entre 2016 e 2017. Foram cerca de 11442 homens convidados a realizarem uma breve pesquisa sobre suas práticas sexuais com parceiros do sexo masculino ao longo dos últimos três meses (prévios à pesquisa). Práticas íntimas foram categorizadas como beijo sem sexo, sexo sem beijo, e beijo com sexo. 3677 pesquisas completas de 3091 homens foram incluídas na análise final.

           A proporção daqueles com gonorreia orofaríngea foi um pouco acima de 6%, e para gonorreia anorretal e uretral foi um pouco abaixo de 6% e quase 3% respectivamente. Quase todos os homens (95%) tinham beijado de língua seus parceiros; 70% tinham apenas beijado seus parceiros; e apenas um pouco acima de 38% tiveram apenas sexo com os parceiros. Em torno de 1 em cada 4 homens (981; próximo de 27%) tiveram todas as três categorias de sexo nos três meses prévios.

          Apenas 52 (1,4%) tinham apenas beijado seus parceiros durante esse período. Mas a proporção desses homens testando positivo para a gonorreia orofaríngea foi maior do que foi para aqueles que tiveram sexo sem beijo.

           Em todos os casos, os homens tiveram uma média de 4 parceiros beijo-exclusivos, 1 parceiro sexo-exclusivo, e 5 parceiros beijo-sexo. Um maior número de parceiros beijo-exclusivos ou beijo-sexo estavam associados com uma maior probabilidade de teste positivo para a gonorreia orofaríngea.

          Após levar em conta potenciais co-fatores de risco, os pesquisadores mostraram que as chances para um teste positivo para a gonorreia orofaríngea era 46% maior entre homens que tiveram 4 ou mais parceiros beijo-exclusivos, e 81% maior entre aqueles com 4 ou mais paceiros beijo-sexo, comparado com os homens que não tiveram parceiros ou apenas 1 parceiro nessas categorias.

         Com essa primeira evidência empírica, os pesquisadores resolveram desenvolver, em um segundo estudo publicado no periódico The Lancet, dois modelos de transmissão de gonorreia com base em um modelo matemático previamente estabelecido e em dados clínicos e epidemiológicos para a infecção no pênis, orofaringe e região anorretal: modelo peniano e modelo orofaríngeo. No modelo orofaríngeo, onde beijo de língua entra como uma importante rota de transmissão, a região da orofaringe pode transmitir gonorreia para - ou adquirir gonorreia - a orofaringe dos parceiros sexuais, pênis e ânus através de contato direto ou via saliva.

          Analisando os modelos, os pesquisadores argumentaram que os dados epidemiológicos e comportamentais existentes melhor se encaixavam com o modelo orofaríngeo. Além do modelo matemático corroborativo prévio, os argumentos se apoiaram, principalmente, em três observações:

- a nível populacional, a prevalência de gonorreia uretral é muito baixa para explicar a alta incidência de infecções orofaríngea e anorretal;

- os pesquisadores apresentaram estudos onde a detecção da bactéria N. gonorrhoeae foi positiva na saliva em parte significativa (8-67%) de pacientes com gonorreia orofaríngea. Um estudo em específico reportado analisou 1312 homens em relações homoafetivas frequentando uma clínica de saúde sexual: 69% deles usavam saliva como lubrificante para o sexo anal e, após levar em conta co-fatores de risco, incluindo uso de camisinha, os pesquisadores encontraram um aumento de risco para a gonorreia anal associado com a saliva;

- a correlação entre atos sexuais (beijo, sexo oral, sexo anal, uso de saliva, etc.) é tão alta que qualquer estudo epidemiológico que não mede todos esses fatores tenderá a ter excessiva incerteza em seus resultados. Ou seja, esses estudos por si só não conseguem refutar a hipótese da transmissão via saliva.

          Um estudo publicado em 2022 no periódico eClinicalMedicine (Ref.4) - associado ao The Lancet - investigou 2322 indivíduos do sexo masculino mantendo relações sexuais e amorosas com outros indivíduos do sexo masculino, em Vitória, Austrália. Através de análise de regressão logística multivariável os pesquisadores buscaram determinar a associação entre gonorreia orofaríngea e três locais anatômicos de exposição à orofaringe (boca, ânus e pênis). Os resultados do estudo apontaram que beijo de língua e "beijo grego" (sexo oral no ânus) eram práticas importantes - e fatores de risco independentes - na transmissão da gonorreia orofaríngea.

- Continua após o anúncio -



  QUAL É A FORÇA DA EVIDÊNCIA?

            Como os estudos explorando a questão são do tipo observacional e ou baseados em modelos teóricos (simulações computacionais), ainda não é possível determinar causalidade, ou seja, é incerto se o beijo de língua é de fato uma rota de transmissão para a gonorreia. Além disso, existem relevantes limitações nesses estudos, como o fato dos participantes analisados representarem homens homossexuais ou bissexuais. Mas os resultados dos estudos fortemente suportam forte associação entre beijo de língua e transmissão de gonorreia, e são corroborados por estudos laboratoriais prévios mostrando que bactérias viáveis de N. gonorrhoeae podem ser encontradas na saliva de indivíduos com gonorreia orofaríngea.

          Segundo um dos autores dos estudos citados, Professor Kit Fairley da Universidade de Monash, a comunidade global de saúde sexual precisa reconhecer que os casos de gonorreia estão em ascensão e que deveria existir um aumento no alerta dos riscos de transmissão associados com o beijo de língua. "Entender como essa doença é transmitida é chave para se entender como controlá-la. Se a transmissão via beijo de língua é uma importante rota de transmissão, então é fundamental investigar novos métodos de controle, como enxaguantes bucais antibacterianos", disse Fairley em entrevista para o jornal da Universidade (Ref.3). O pesquisador também cita no estudo que uma redução no uso de saliva como lubrificante tanto no sexo heterossexual quanto no sexo homossexual pode ajudar a reduzir o risco de transmissão.

          Aliás, um estudo de revisão sistemática mais recente, publicado no periódico Sexually Transmitted Diseases (Ref.5), reforçou que o beijo de língua era um fator de risco independente para a gonorreia orofaríngea após ajuste dos dados para outros cofatores de risco, como características demográficas e outras práticas sexuais. O mesmo não foi encontrado para a clamídia orofaríngea, outra infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.

- Continua após o anúncio -



   POR QUE ESSA RELAÇÃO NÃO HAVIA ANTES SIDO LEVANTADA?

          A gonorreia orofaríngea só passou a ser notada pela comunidade médica com significativa importância a partir de 2009, e mesmo assim em estudos bastante limitados. Porém, há alguns anos já existia a hipótese da transmissão via saliva - especialmente suportada por estudos laboratoriais -, mas sem dados empíricos de qualquer natureza (observacional ou clínica) para testá-la. Considerando a preocupante evolução de resistência a múltiplos antibióticos na N. gonorrhoeae , campanhas de conscientização deveriam começar a alertar que a prática de beijo de língua e de "beijo grego" são potenciais rotas de transmissão da bactéria e importantes fatores de risco para a gonorreia orofaríngea.


REFERÊNCIA CIENTÍFICA
  1. https://sti.bmj.com/content/early/2019/04/16/sextrans-2018-053896
  2. https://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(19)30304-4/fulltext
  3. https://www.eurekalert.org/pub_releases/2019-07/mu-hka071619.php
  4. Tran et al. (2022). Kissing, fellatio, and analingus as risk factors for oropharyngeal gonorrhoea in men who have sex with men: A cross-sectional study. eClinicalMedicine, Volume 51, 101557. https://doi.org/10.1016/j.eclinm.2022.101557
  5. Charleson et al. (2023). A systematic review of kissing as a risk factor for oropharyngeal gonorrhoea or chlamydia. Sexually Transmitted Diseases, 10.1097. https://doi.org/10.1097/OLQ.0000000000001777