YouTube

Artigos Recentes

Ingerir bebidas muito quentes é um sério fator de risco para o câncer de esôfago


Compartilhe o artigo:



          Um estudo publicado hoje no periódico International Journal of Cancer (Ref.3) veio trazer mais uma forte evidência de de que o hábito de beber bebidas muito quentes - geralmente associadas aos chás - pode elevar bastante o risco de desenvolvimento de câncer de esôfago.

- Continua após o anúncio -



   CÂNCER E BEBIDAS QUENTES

          O esôfago é um tubo muscular que carrega alimentos da garganta até o estômago através de movimentos peristálticos. Cânceres nesse órgão mata mais de 500 mil pessoas ao redor do mundo e o tipo mais comum é o carcinoma celular escamado esofagal (CCES). Só nos EUA, são 17290 casos de câncer de esôfago todos os anos e em 2015 foi estimado que 47284 pessoas estavam vivendo com a doença no país. O Brasil é um dos países com as maiores taxas de câncer de esôfago. A porcentagem de sobreviventes é muito baixa, em torno de 18-19% dos casos. Na Europa e na América, é principalmente causado pelo fumo de tabaco e pelo consumo alcoólico (1) - cerca de 90% dos casos -, e é mais comum em homens do que em mulheres. No entanto, estudos nos últimos anos vêm apontando outro importante fator de risco amplamente ignorado: o consumo de bebidas muito quentes, em específico chás.



          A Província de Golestan, no norte do Irã, possui umas das mais altas taxas de CCES no mundo, mas, ao mesmo tempo, apresenta taxas de fumo e de consumo alcoólico muito baixas, e as mulheres tendem a ter as mesmas chances de desenvolverem esse tipo de câncer do que os homens. Nessa região, o consumo de chá é altamente disseminando, o que chamou a atenção dos cientistas. Nesse sentido, um estudo publicado em 2009 (Ref.2) analisou os hábitos de consumo de chá entre 300 pessoas diagnosticadas com CCES e 571 indivíduos saudáveis (controle) da mesma área. Quase todos os participantes bebiam chá preto regularmente, com um volume médio consumido de 1 litro por dia.

          Os resultados do estudo mostraram que comparado com quem bebia o chá morno (65°C ou menos), beber chá quente (65-69°C) foi associado com um risco 2 vezes maior de desenvolver câncer de esôfago, e beber chá muito quente (70°C ou mais) foi associado com um risco 8 vezes maior. Além disso, não foi encontrado uma associação entre a quantidade de chá consumida e o risco de câncer.

          Um estudo publicado esta semana (Ref.3), de melhor qualidade e examinando a questão usando medidas da temperatura do chá de forma prospectiva e objetiva, reforçou essa associação encontrada no Irã. Para isso, 50045 indivíduos da região de Golestan com idades de 40 a 75 anos foram analisados por uma média de tempo de 10 anos. Durante esse período de acompanhamento, 317 novos casos de câncer de esôfago foram identificados. Comparado com quem bebia menos do que 700 ml de chá por dia a menos de 60°C, beber 700 ml ou mais de chá a uma temperatura igual ou superior a 60°C estava associado com um risco 90% maior de câncer de esôfago do tipo CCES.

"Muitas pessoas gostam de beber chá, café e outras bebidas quentes. No entanto, de acordo com o nosso reporte, beber chá muito quente pode aumentar substancialmente o risco de câncer de esôfago, e, portanto, é aconselhável esperar bebidas muito quentes esfriarem um pouco antes de bebê-las," disse o autor principal do estudo, Dr. Farhad Islami, da Sociedade Americana de Câncer, em entrevista (Ref.4) .

          Apesar da evidente ligação entre consumo de chás quentes com o câncer de esôfago, alguns estudos encontraram que o risco parece depender da presença de outros co-fatores (ação sinérgica) e da população sendo analisada. Um estudo de 2018, analisando dados médicos de 456155 Chineses ao longo de 9,2 anos mostrou que o consumo de chás a altas temperaturas junto com o consumo alcoólico excessivo e com o fumo podia aumentar em mais de 5 vezes o risco de câncer de esôfago (Ref.5). Para consumidores leves de bebidas alcoólicas e fumantes o risco foi de 1,6 vezes maior, e para os consumidores pesados de bebidas alcoólicas não-fumantes o risco foi de 2,3 vezes maior. Todos os valores de aumento de risco foram maiores do que quando os co-fatores eram analisados isoladamente. Porém, quando ambos os co-fatores de risco eram eliminados da análise, os chás quentes não mais apareciam como fator de risco. Porém, os grupos de análise - incluindo o controle - dentro do estudo eram muito desproporcionais em tamanho, o que pode ter mascarado o efeito isolado dos chás quentes.

          Saindo do Irã e da China, no Japão um estudo de 1998 (Ref.6) - provavelmente o primeiro estudo prospectivo sobre a questão -, ao analisar 220272 mulheres e homens com idades de 40 a 69 anos, com dados acumulados desde 1965, mostraram que beber chás quentes estava associado com um risco 1,6 maior de desenvolver câncer de esôfago quando comparado com pessoas não-fumantes e que não consomem bebidas alcoólicas.

- Continua após o anúncio -



   MECANISMOS

          Vários mecanismos podem explicar como ingerir bebidas quentes pode levar ao desenvolvimento de ESCC. Danos térmicos no tecido esofagal podem aumentar o risco de tumores ao induzir processos inflamatórios, os quais podem afetar diretamente as bases do DNA e/ou aumentar a formação de compostos carcinogênicos N-nitrosos. Outro provável mecanismo associado aos danos térmicos pode emergir de prejuízos na função de barreira da mucosa esofagal, talvez após atingir um limite de temperatura, levando a um aumento de exposição a carcinógenos intra-luminais, incluindo compostos N-nitrosos e hidrocarbonetos poli-cíclicos aromáticos.

- Continua após o anúncio -



   CONCLUSÃO

          Danos térmicos associados às bebidas quentes claramente são um fator de promoção de câncer de esôfago, especialmente para quem fuma e/ou consome bebidas alcoólicas. Bem, de fato, os humanos não evoluíram ingerindo alimentos líquidos muito quentes, não sendo surpresa a falta de mecanismos biológicos de proteção no esôfago. Os especialistas, com base nas evidências acumuladas até o momento, aconselham que as pessoas esperem pelo menos 4 minutos antes de consumirem uma bebida quente - como chás e café - após serem retiradas do aquecimento em ebulição.


Artigos Recomendados:


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. https://www.cancer.gov/types/esophageal/hp
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3269898/
  3. http://annals.org/aim/article/doi/10.7326/M17-2000
  4. https://newsroom.wiley.com/press-release/international-journal-cancer/drinking-hot-tea-linked-elevated-risk-esophageal-cancer
  5. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ijc.32220
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9816815
  7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28320055