YouTube

Artigos Recentes

Como o Ozzy Osbourne ainda está vivo?



         Em 2010, Ozzy Osbourne, o Príncipe das Trevas do Rock e aquele cujas forças sobrenaturais o mantêm vivo mesmo depois de uma vida escaldada no inferno (Risos), financiou uma pesquisa de sequenciamento do seu genoma ( não por iniciativa dele, mas de cientistas americanos; ele apenas gostou da ideia) para ver se descobriam algo de diferente em seu DNA (Ref.1).

         Sim, Ozzy tem 67 anos de idade, é saudável, e, como ele mesmo disse em uma entrevista ao London Times: "Dada a piscina de bebidas fortes, cocaína, morfina, pílulas para dormir, LSD, rofinol, e tudo quanto é tipo de substâncias ilícitas em que eu venho nadando há décadas, não existe explicação médica do porquê eu ainda estar vivo. O estudo do meu DNA pode me dar alguma explicação." Há muito tempo todos se perguntam o mesmo: ´Como o Devorador de Morcegos, Ozzy, consegue se manter de pé, e ainda saudável, nessa vida louca dele?!´

         Bem, o sequenciamento do seu genoma realmente mostrou coisas interessantes, como um número anormalmente maior de genes ligados à processos de quebra de álcool ( etanol) no organismo, como o ADH4. Isso pode ajudar a explicar a sua tolerância às bebidas alcoólicas. Já a presença do gene CLTCL1 no seu DNA pode explicar sua propensão a abusar de hábitos viciantes, algo que deixa seus inúmeros exageros mais plausíveis. Também foi mostrado que ele tem cerca de 10 genes ligados a uma linhagem Neandertal ( algo não tão incomum aos europeus). Será que nossos primos distantes teriam dado uma força extra ao corpo do Ozzy? Ainda é incerto dizer. No mais, os estudos em cima do seu DNA continuam, na esperança de acharem o poderoso ´gene Ozzy´. Alguns especialistas até especulam não ser tão impossível achar algum gene ligado à sua genial capacidade musical!

          É, a loteria genética é para poucos. Pelo menos, mesmo se os resultados não forem tão extraordinárias, é uma ótima maneira de divulgar ao público geral as maravilhas da ciência moderna...:)
 
É... Parece que nem a ciência consegue explicar o mito!

CURIOSIDADE: A linhagem Neandertal ( Homo neanderthalensis) possivelmente se separou da nossa ( Homo sapiens) há 600 mil anos, a partir de um ancestral comum entre as duas espécies. Ou, também, pode ser que os neandertais sejam uma subespécie do Homo sapiens ( Homo sapiens neanderthalensis) assim como nós ( Homo sapiens sapiens). Atualmente, existe um debate para saber qual teoria está certa, mas a mais aceita é que eles são uma espécie diferente da nossa. Porém, depois do sequenciamento genético dos neandertais, a partir de fósseis de 50 mil anos de idade encontrados na Sibéria, ficou claro que houve vários momentos de cruzamento sexual entre eles e os ancestrais dos humanos modernos relativos ao Homo sapiens. Ou seja, os neandertais contribuíram significativamente para a construção do nosso atual DNA. O Ozzy está aí para confirmar...:) (Ref.4-9)

Os Neandertais tinham uma média de altura em torno de 1,60 m e crânio com um volume bem maior do que o nosso, possuindo um poderoso maxilar e largos narizes; é sugerido que eles entraram em extinção entre 28 e 41 mil anos atrás

Artigo relacionado: O que é a ressaca?

Vídeo recomendado: 

            

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.scientificamerican.com/article/ozzy-osbourne-genome/
  2. http://journals.lww.com/oncology-times/blog/georgewsledgejr/pages/post.aspx?PostID=3
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4920493/
  4. http://www.nature.com/nature/journal/v530/n7591/full/nature16544.html
  5. http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0047765
  6. https://www.newscientist.com/article/dn24988-humanitys-forgotten-return-to-africa-revealed-in-dna#.VZy0CvkmNOI
  7. http://science.sciencemag.org/content/early/recent#citgp-2014-01-29
  8. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2752594/
  9. https://med.stanford.edu/news/all-news/2016/04/modern-men-lack-y-chromosome-genes-from-neanderthals.html