YouTube

Artigos Recentes

Mitos sobre o álcool comum

         
- Atualizado no dia 22 de janeiro de 2024 -

         Indo direto ao ponto: Vamos esclarecer 6 alegações populares associadas ao uso de álcool comum [etanol (!)]...

1. Passar álcool no pescoço ajuda a curar dor de garganta?

Não. Por promover uma vasodilatação temporária, ocorre um aquecimento repentino na pele. Esse 'aquecimento' promove uma sensação de alívio e bem-estar, o que pode causar uma ilusão de melhora dos sintomas. E isso pode ser perigoso porque as concentrações de etanol no álcool comercial são altíssimas, chegando a quase 100%. Ou seja, aquele pano embebido nele pode até provocar intoxicação e queimadura da pele.

2. Beber bebidas alcoólicas esquenta o corpo?

Não. O que ocorre é o explicado acima. Através da vasodilatação, sangue quente passa a estar mais em contato com sua pele (aquele rosto vermelho, típico de bêbado...:). Esse processo aquece sua pele temporariamente. Mas, como o sangue passa a estar em contato com o ar ambiente, grande quantidade de calor passa a ser perdida através dele, esfriando consideravelmente o seu corpo depois de um tempo! Portanto, se o objetivo é aquecer o corpo em um dia muito frio, bebidas alcoólicas são as piores opções!

E, respondendo a pergunta inicial, o corpo não esquenta, apenas sangue com a temperatura normal do seu corpo passa a alcançar outras áreas esfriadas pelo ar ambiente. Sua temperatura, por causa disso, diminui na média, contrariando totalmente a crença popular.

3. Tomar um copo de vinho antes de dormir promove uma noite melhor de sono?

Não. Tanto o vinho, quanto qualquer outra bebida alcoólica, possui etanol, o qual é um sedativo. Com isso, a pessoa dorme com maior facilidade. Mas, sob a influência dessa substância, a qualidade do sono sempre é piorada, induzindo-a, até mesmo, a acordar no meio da noite (além do estresse gerado pelo etanol, existe também o efeito diurético, ou seja, a pessoa fica com mais vontade de urinar, algo que promove ainda mais prejuízos durante o sono). Portanto, o fato da pessoa dormir mais rápido ilude a ideia popular.

4. É perigoso ingerir bebidas alcoólicas sob tratamentos com antibióticos?

Na grande maioria das vezes, não.  Misturar álcool (etanol) com antibióticos não traz nenhum efeito colateral ou inativação deste tipo de medicamento. Esse mito é bem difundido, e é um perigo, já que as pessoas tendem a deixar de tomar um antibiótico durante um tratamento, para poder beber sem esperar o pior. E pular os horários certos de tomar esse tipo de medicamento é um dos fatores que estão promovendo a grande crise de resistência bacteriana no mundo. (Superbactérias e a Resistência Bacteriana)
     
Mas existem algumas raras exceções onde o consumo dos dois podem trazer desagradáveis efeitos colaterais, mas estes serão informados pelo médico. E fica também a dica esperta para os doentes: se vocês está se recuperando de uma enfermidade, não consuma álcool, independentemente das reações adversas com medicamentos.

E é válido mencionar que o que foi respondido agora relaciona apenas os antibióticos. Outros tipos de medicamentos podem gerar graves efeitos colaterais quando misturados com bebidas alcoólicas.

5. O álcool em gel é tão eficaz quanto o álcool líquido para a assepsia das mãos?

Não. Estudos já mostraram que o álcool em solução líquida é um melhor agente antisséptico, e, portanto, deve ser a primeira opção de limpeza caso exista uma grande exigência de higienização (como em hospitais). De qualquer forma, o álcool em gel é muito melhor do que água e sabão (bactericida ou não) para a eliminação de germes na pele. Só é preciso tomar cuidado para não usá-lo em demasia porque isso pode levar a um ressecamento da pele. Já existe no mercado, contudo, versões em creme hidrante para resolver esse problema.

6. Vinho promove ganhos de saúde?

NÃO existe comprovação científica nesse sentido. O consumo alcoólico é um dos principais fatores de risco modificáveis para múltiplos cânceres e não existe nível seguro comprovado de consumo nesse sentido. Além disso, o consumo alcoólico é um fator de risco para violência, sérios acidentes e suicídios, e pessoas mais suscetíveis podem caminhar para um consumo abusivo dessa droga [bebidas alcoólicas] e desenvolver transtornos por uso de álcool. Para mais informações: 

-----------
(!) É importante enfatizar o termo 'etanol' porque 'álcool', na química orgânica, compreende um grande grupo de substâncias quimicamente parecidas (hidrocarbonetos que possuem uma ou mais funções hidroxilas na estrutura molecular). O metanol e o propanol - para citar dois exemplos bem conhecidos - também são álcoois.