YouTube

Artigos Recentes

É possível obter uma substância totalmente pura?

          É comum vermos propagandas de produtos que se dizem ´100% puro´. Mas será que elas estão dizendo a verdade? A resposta é simples: não. Porém, não é culpa inteiramente dos processos industriais ou laboratoriais. Por mais que um processo de purificação seja eficiente, é quimicamente impossível conseguir uma substância 100% na prática! Mesmo em laboratórios de pesquisa, os reagentes utilizados não estão puros. E por que não?

           Quem trabalha em um laboratório de química orgânica, sabe o quão difícil é a purificação de uma substância. Seja por destilação, coluna, filtração, quanto mais complexo foi o método de síntese, mais complicado tende a ficar a obtenção de uma pureza próxima do ideal. Mas, independente da natureza da reação ou mistura de compostos, é impossível, em termos termodinâmicos, isolar um composto. De acordo com a equação do potencial químico relacionando um soluto dissolvido em um solvente (ou poderíamos também dizer ´uma impureza misturada em um montante de substância pura´), quanto menos soluto presente, mais negativo é o potencial químico, e mais estável é a mistura.

Equação relacionando o potencial químico de uma solução em relação à quantidade de soluto presente na mesma

- Continua após o anúncio -



           Na equação apresentada na figura acima, podemos ver que a concentração do soluto está associada a um logaritmo. Se a quantidade de soluto (´impureza´) tende a zero, isso significa que o valor do termo contendo o logaritmo tenderá a um infinito negativo. Ou seja, o potencial químico também tenderá ao infinito negativo. Quanto mais negativo o potencial químico, mais estável é o sistema de mistura. Sendo assim, arrancar as partículas de soluto da mistura torna-se cada vez mais difícil, tendendo a um limite infinito de dificuldade. Portanto, as substâncias do nosso dia-a-dia nunca serão 100% puras, seja na embalagem, seja no momento final de purificação. E, considerando o modo de produção industrial atual, o seu produto prometido com perfeita pureza estará longe de ser puro.

Uma porção de carbonato de cálcio super purificada em laboratório; 100% puro? Só em sonhos... 

             Bem, não acho que isso caberia um processo de propaganda enganosa, mas incomoda bastante a termodinâmica. Willard Gibbs deve se revirar no túmulo todas as vezes que houve um ´Whey Protein puro´...:)




Artigo relacionado: Como são formados os elementos químicos?