YouTube

Artigos Recentes

É possível obter uma substância totalmente pura?

Compartilhe o artigo:



        É comum vermos propagandas de produtos que se dizem '100% puro'. Mas será que elas estão dizendo a verdade? A resposta é simples: não. Porém, não é culpa inteiramente dos processos industriais ou laboratoriais. Por mais que um processo de purificação seja eficiente, é quimicamente impossível conseguir uma substância literalmente pura na prática! Mesmo em laboratórios de pesquisa, os reagentes utilizados não estão puros. E por que não?
            
- Continua após o anúncio -



           Quem trabalha em um laboratório de química orgânica, sabe o quão difícil é a purificação de uma substância. Seja por destilação, coluna ou filtração, quanto mais complexo foi o método de síntese, mais complicado tende a ficar a obtenção de uma pureza próxima do ideal. Mas, independentemente da natureza da reação ou mistura de compostos, é impossível, em termos termodinâmicos, isolar um composto presente na natureza ou sintetizado artificialmente. De acordo com a equação do potencial químico relacionando um soluto dissolvido em um solvente (ou poderíamos também dizer 'uma impureza misturada em um montante de substância pura'), quanto menos soluto presente, mais negativo é o potencial químico, e mais estável é a mistura.


Equação relacionando o potencial químico de uma solução ideal em relação à quantidade de soluto presente na mistura. Em soluções reais, a relação logarítmica permanece essencialmente a mesma, mas acrescentando uma variável de atividade associada à concentração.

          Na equação apresentada na figura acima, podemos ver que a concentração do soluto está associada a um logaritmo. Se a quantidade de soluto ('impureza') tende a zero, isso significa que o valor do termo contendo o logaritmo tenderá a um infinito negativo. Ou seja, o potencial químico também tenderá ao infinito negativo. Quanto mais negativo o potencial químico, mais estável é o sistema da mistura. Sendo assim, arrancar as partículas de soluto da mistura torna-se cada vez mais difícil, tendendo a um limite infinito de dificuldade. Portanto, nenhuma substância no ambiente é realmente pura - sempre existirá impurezas. E, considerando hoje os limites técnicos de produção industrial, o produto "100% puro" que você comprou estará longe de ser realmente puro.

Uma porção de carbonato de cálcio super purificada em laboratório; 100% puro? Só em sonhos... 

- Continua após o anúncio -



          Bem, no final, não acho que isso caberia um processo de propaganda enganosa, mas incomoda bastante a termodinâmica. Willard Gibbs deve se revirar no túmulo todas as vezes que houve um 'Whey Protein 100% puro'...

-----------
SUBSTÂNCIA PURA: Na Físico-Química, substância pura é aquela com uma composição química fixa ao longo do seu volume e estrutura. Não é necessário ser um único elemento químico, contanto que tenha homogeneidade ao longo do seu volume e estrutura, como o ar atmosférico (limitando-se à mistura de gases). No mesmo sentido, uma mistura de fases de uma ou mais substância pode ainda ser considerada uma substância pura caso seja homogênea, como água e gelo.
----------

Artigo Recomendado: Como são formados os elementos químicos?

REFERÊNCIA: Físico-química - Volume 1 - 10° Edição, Peter Atkins e Julio de Paula.