Por que a goma de mascar some da boca se mastigada junto com chocolate?
Pegue um chiclete e comece a mascá-lo. Logo em seguida, coma junto algo com bastante gordura, como uma barra de chocolate. Fique mastigando os dois. Eventualmente a goma mastigável "desaparecerá" da boca (!) e a mistura final (chocolate + goma) será sentida como um gosto relativamente desagradável (Ref.1). Mas por que isso pode ocorrer?
Forças intermoleculares são um dos fatores responsáveis pela solubilidade de uma substância (o soluto) em outra substância (o solvente). Quando o soluto e o solvente possuem tipos similares de forças intermoleculares, o soluto é dissolvido no solvente e uma mistura homogênea é formada.
Por exemplo, quando açúcar de cozinha (sacarose) e água são misturados, uma solução homogênea é prontamente formada porque o açúcar possui grupos polares e ligações de hidrogênio que interagem fortemente com as moléculas de água, estas as quais também são polares e realizam ligações de hidrogênio. Compostos polares possuem momentos de dipolo permanentes e tendem a interagir bem com outros compostos polares. Um composto apolar não possui um momento de dipolo permanente, e as interações moleculares são tipicamente fracas (forças de dispersão de London). Quando óleo ou gordura, substâncias predominantemente apolares (1), é misturado com água, essas substâncias não formam uma solução por não serem miscíveis. Esse é o famoso e didático conceito de "similar dissolve similar".
-----------
(1) Embora as gorduras possuam grupos polares na sua estrutura (ex.: ésteres), essas moléculas possuem também longas cadeias de hidrocarbonetos que fazem as forças intermoleculares apolares prevalecerem.
-----------
Gomas de mascar são tipicamente compostas de açúcar, flavorizantes, amaciantes e uma base de goma constituída de resinas (ex.: polímeros lineares, como o polietileno, derivados do butadieno e acetato de polivinila), ceras, elastômeros, entre outros. A base da goma é o componente mastigável e a natureza prevalente dos seus componentes é apolar e o material é geralmente e parcialmente lipossolúvel (dissolve em gorduras) - embora polímeros ali presentes não sejam facilmente solubilizáveis. A saliva é uma mistura polar composta de 98% de água, eletrólitos, muco, compostos antibacterianos (2) e enzimas.
(2) Leitura recomendada: Lamber a ferida realmente ajuda a curá-la?
Quando uma pessoa mastiga um pedaço de goma de mascar, a saliva irá dissolver os açúcares presentes ali (ou outros adoçantes), os flavorizantes artificiais, mas não a base de goma, devido à natureza apolar dessa última. Solventes apolares, por outro lado, tendem a dissolver boa parte da goma. O chocolate - independente da concentração de cacau (3) - é um alimento rico em lipídios (gordura), incluindo a manteiga de cacau e outras fontes de gordura adicionadas (ex.: leite). A gordura é apolar e, por essa razão, o chocolate é capaz de parcialmente dissolver e de se misturar bem com a goma de mascar durante a mastigação, "sumindo" com o material sólido mastigável da boca.
------------
(!) IMPORTANTE: Dependendo da composição do chocolate (ex.: reduzido em gordura) e da base da goma, uma mistura adequada entre os dois pode não ocorrer.
(3) Leitura recomendada: Chocolate pode fazer bem à saúde?
-----------
REFERÊNCIAS
- https://www.youtube.com/watch?v=baC4iuD4gGU
- Montes-González et al. (2010). CE Classroom Activity #105. A Sticky Situation: Chewing Gum and Solubility. 87(4), 396–397. https://doi.org/10.1021/ed800135j
- https://www.acs.org/education/whatischemistry/adventures-in-chemistry/secret-science-stuff/gum.html
- https://www.chemsrc.com/en/Catg/920.html