Artigos Recentes

Por que a goma de mascar some da boca se mastigada junto com chocolate?

 

          Pegue um chiclete e comece a mascá-lo. Logo em seguida, coma junto algo com bastante gordura, como uma barra de chocolate. Fique mastigando os dois. Eventualmente a goma mastigável "desaparecerá" da boca (!) e a mistura final (chocolate + goma) será sentida como um gosto relativamente desagradável (Ref.1). Mas por que isso pode ocorrer?

- Continua após o anúncio -


          Forças intermoleculares são um dos fatores responsáveis pela solubilidade de uma substância (o soluto) em outra substância (o solvente). Quando o soluto e o solvente possuem tipos similares de forças intermoleculares, o soluto é dissolvido no solvente e uma mistura homogênea é formada. 

          Por exemplo, quando açúcar de cozinha (sacarose) e água são misturados, uma solução homogênea é prontamente formada porque o açúcar possui grupos polares e ligações de hidrogênio que interagem fortemente com as moléculas de água, estas as quais também são polares e realizam ligações de hidrogênio. Compostos polares possuem momentos de dipolo permanentes e tendem a interagir bem com outros compostos polares. Um composto apolar não possui um momento de dipolo permanente, e as interações moleculares são tipicamente fracas (forças de dispersão de London). Quando óleo ou gordura, substâncias predominantemente apolares (1), é misturado com água, essas substâncias não formam uma solução por não serem miscíveis. Esse é o famoso e didático conceito de "similar dissolve similar".

-----------

(1) Embora as gorduras possuam grupos polares na sua estrutura (ex.: ésteres), essas moléculas possuem também longas cadeias de hidrocarbonetos que fazem as forças intermoleculares apolares prevalecerem.

-----------

          Gomas de mascar são tipicamente compostas de açúcar, flavorizantes, amaciantes e uma base de goma constituída de resinas (ex.: polímeros lineares, como o polietileno, derivados do butadieno e acetato de polivinila), ceras, elastômeros, entre outros. A base da goma é o componente mastigável e a natureza prevalente dos seus componentes é apolar e o material é geralmente e parcialmente lipossolúvel (dissolve em gorduras) - embora polímeros ali presentes não sejam facilmente solubilizáveis. A saliva é uma mistura polar composta de 98% de água, eletrólitos, muco, compostos antibacterianos (2) e enzimas. 

(2Leitura recomendada: Lamber a ferida realmente ajuda a curá-la?

          Quando uma pessoa mastiga um pedaço de goma de mascar, a saliva irá dissolver os açúcares presentes ali (ou outros adoçantes), os flavorizantes artificiais, mas não a base de goma, devido à natureza apolar dessa última. Solventes apolares, por outro lado, tendem a dissolver boa parte da goma. O chocolate - independente da concentração de cacau (3) - é um alimento rico em lipídios (gordura), incluindo a manteiga de cacau e outras fontes de gordura adicionadas (ex.: leite). A gordura é apolar e, por essa razão, o chocolate é capaz de parcialmente dissolver e de se misturar bem com a goma de mascar durante a mastigação, "sumindo" com o material sólido mastigável da boca.

------------

(!) IMPORTANTE: Dependendo da composição do chocolate (ex.: reduzido em gordura) e da base da goma, uma mistura adequada entre os dois pode não ocorrer.

(3) Leitura recomendadaChocolate pode fazer bem à saúde?

-----------


REFERÊNCIAS

  1. https://www.youtube.com/watch?v=baC4iuD4gGU
  2. Montes-González et al. (2010). CE Classroom Activity #105. A Sticky Situation: Chewing Gum and Solubility. 87(4), 396–397. https://doi.org/10.1021/ed800135j
  3. https://www.acs.org/education/whatischemistry/adventures-in-chemistry/secret-science-stuff/gum.html
  4. https://www.chemsrc.com/en/Catg/920.html