YouTube

Artigos Recentes

Por que o corpo fica duro após a morte?

          A morte pode ser definida como a cessação total e permanente das funções vitais, a partir da qual decomposição se inicia. A morte humana e de outros animais não é considerada um momento, mas sim um processo que se estabelece no decorrer do tempo, dando lugar ao aparecimento de um conjunto de fenômenos chamado de "post mortem" (pós-morte).

          No campo da Ciência Forense, os fenômenos post mortem são divididos em dois grandes grupos, sendo eles os abióticos e os transformativos. Os abióticos são subdivididos em outros dois grupos: imediatos e consecutivos. Os fenômenos abióticos imediatos são: perda da consciência, imobilidade, relaxamento muscular, parada cardíaca, ausência de pulso, parada respiratória, insensibilidade (tátil, térmica e dolorosa), relaxamento dos esfíncteres (perda de fezes, urina e esperma), fáceis hipocráticas e outros. Já os fenômenos abióticos consecutivos ou tardios englobam: resfriamento ou arrefecimento do corpo (algor mortis), rigidez cadavérica (rigor mortis), presença de livores e manchas de hipóstases (livor mortis) e flacidez cadavérica.

          Os fenômenos transformativos são de igual modo subdivididos em dois grupos designados de destrutivos e conservadores. Os fenômenos destrutivos se caracterizam pela presença de autólise (acidificação dos tecidos), putrefação e maceração, ao passo que, os fenômenos conservadores são: mumificação, saponificação (formação da adipocere), calcificação e corificação.

          Entre os fenômenos citados, o rigor mortis é o responsável pelo aspecto duro ou rígido do corpo observado após a morte.

- Continua após o anúncio -


   RIGOR MORTIS

          O rigor mortis é um fenômeno físico-químico que ocorre devido aos níveis de adenosina trifosfato (ATP) produzidos durante o período de vida do organismo. Nos músculos esqueléticos, o ATP permite que as fibras de miosina e de actina se movam (deslizem) próximas umas das outras. Logo após a morte, ocorre uma ligeira depleção precedida pela flacidez cadavérica que utiliza esse estoque de ATP para manter os músculos flácidos. Logo após o momento que essa fonte de energia acaba, ocorre então a rigidez cadavérica, não desfazendo as pontes cruzadas dos filamentos de actina e miosina no processo do relaxamento muscular. O músculo permanecerá então rígido (!) até que essas proteínas sejam desintegradas, o que ocorre devido a autólise pelas enzimas liberadas dos lisossomos no processo de decomposição do corpo. Todos esses eventos ocorrerão mais rapidamente em temperaturas mais elevadas.

-----------

(!) Importante realçar que o corpo no rigor mortis não fica com a musculatura "contraída", e, sim, com a musculatura rígida. A musculatura pode ficar rígida em uma posição tanto de relaxamento quanto de contração muscular. 

-----------

           Segundo a lei de Nysten-Sommer, se o cadáver humano estiver em posição supina, a rigidez terá início na face, seguida da nuca, tórax, membros superiores, abdômen e membros inferiores, ou seja, apresenta sentido céfalo-caudal, iniciando em grupos musculares menores e, na sequência, grupos de músculos maiores. Até mesmo os músculos que controlam os fios de cabelo experienciam rigor mortis, e nesse sentido, alguns corpos podem ter uma aparência "arrepiada" (cutis anserinus) (1). O desaparecimento da rigidez cadavérica ocorrerá, também, no mesmo sentido crânio-podálico. A regra de Niderkorn considera precoce a rigidez que ocorre até a terceira hora, normal entre três e seis horas e tardia entre a sexta e nona hora. Denomina-se muito tardia quando ocorre após a nona hora.

(1) Leitura recomendadaPor que ficamos arrepiados?

          Geralmente o rigor mortis tem início de 2 a 3 horas após o óbito e se generaliza (pico máximo de manifestação) em 6 a 12 horas. No entanto pode haver uma rigidez precoce no caso de mortes violentas com sinais de luta e de asfixia mecânica, podendo acelerar o curso dessa rigidez cadavérica. Em mortes violentas, as depleções dos níveis de ATP são muito rápidas, forçando o organismo a realizar intensa respiração anaeróbia o que produz ácido lático e faz com que o pH se acidifique, promovendo as ligações da actina e miosina de modo irreversível e provocando uma aceleração no curso natural da rigidez cadavérica. 

          O rigor mortis conclui tipicamente dentro de 18 a 36 horas, começando a decair entre as 24 até 50 horas seguintes. A rigidez cadavérica também pode ser desfeita manualmente, massageando as articulações e musculaturas, promovendo a quebra das pontes cruzadas de maneira manuseável. A emergência, pico e dissipação do rigor mortis são dependentes da temperatura ambiente; ambientes muito frios podem atrasar de forma dramática a dissipação da rigidez cadavérica. Somando-se a isso, vários fatores afetando negativamente os estoques de ATP do corpo previamente à morte podem acelerar o rigor mortis, como febre alta e intoxicação com estimulantes.


REFERÊNCIAS

  1. Teixeira HRX (2021). Rigor Mortis: Fisiologia. Perspectivas, Vol.6, e210609. https://dx.doi.org/10.47005/210609
  2. Prahlow, J. (2009). Postmortem Changes and Time of Death. Forensic Pathology for Police, Death Investigators, Attorneys, and Forensic Scientists, 163–184. https://doi.org/10.1007/978-1-59745-404-9_8
  3. Ferreira, Mariana (2022). "Why rigor mortis and not just mortis?" RevSALUS. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782004000400040