YouTube

Artigos Recentes

Qual devo usar primeiro: fio dental ou escova de dente?


            Escova de dente e fio dental são as duas ferramentas mais recomendadas e usadas para a limpeza bucal e prevenção de doenças afetando a estrutura dentária. Porém, uma dúvida que pode emergir: "Qual eu devo usar primeiro durante a higienização bucal: escova ou fio dental?" Afinal, faz diferença a ordem? Existem estudos nesse sentido na literatura acadêmica? 

- Continua após o anúncio -


   CONTROLE DE PLACAS

             Biofilmes microbianos de placa dental atuam de forma importante no desenvolvimento e patogênese da cárie, gengivite e periodontite (!). Portanto, o controle da placa dental é crítico para manter e melhorar a saúde oral. Várias estratégias terapêuticas existem para o controle de placa, mas a remoção mecânica das placas permanece o mais amplamente aceito método para esse fim, em especial a escova dental. Porém, a escova não remove de forma adequada a placa nas superfícies interdentais (espaços entre os dentes) devido à dificuldade de acesso a essas áreas, particularmente nas regiões posteriores.

(!) Para mais informações, acesseQuais são os produtos de higiene oral cientificamente comprovados?

          De fato, lesões periodontais e gengivais são predominantemente observadas nas áreas interdentais, estas as quais são também frequentemente afetadas pelas cáries. Isso porque biofilmes bacteriológicos aderentes facilmente se acumulam nesses locais, aproveitando restos de alimentos não removidos de forma adequada. Portanto, ferramentas para a limpeza interdental, complementando as escovas dentais, são cruciais para o efetivo controle de placas. Vários produtos têm sido desenvolvidos para a remoção interdental de placas, e o mais comum e recomendado para esse fim é o fio dental.

          Além do controle de placas, outros fatores podem afetar de forma significativa a integridade da estrutura dentária, como o flúor. Presente nas pastas de dente e em alguns fios dentais, íons fluoreto (F-) são efetivos na prevenção de cáries de várias formas: inibindo desmineralização, otimizando remineralização e inibindo o metabolismo bacteriano. O mecanismo pelo qual fluoretos (ex.: NaF) previnem desmineralização erosiva é através da formação de uma camada protetora de fluoreto de cálcio (CaF2) - contra a ação de ácidos -, além de servir como um reservatório de íons cálcio e fluoreto para a estrutura dentária. Uso de pastas de dente pode substancialmente aumentar a concentração de fluoreto no biofilme dental.


   A ORDEM IMPORTA?

          É possível que a sequência de uso da escova de dente e do fio dental influencie a remoção de placa dental e a deposição de fluoreto na superfície dos dentes? Alguns dentistas recomendam que o fio dental seja usado antes de escovar para desestabilizar e tornar resíduos e placas interdentais mais suscetíveis à remoção durante a escovação dental e enxágue; já outros sugerem escovar primeiro para limpar a boca de grandes partículas de alimentos e então usar o fio dental com o objetivo de focar mais na eliminação da placa dental. 

          Infelizmente, são poucos os estudos clínicos explorando essa questão em específico.

          Placa dental é um dos principais fatores responsáveis pela inflamação gengival e consequente maior facilidade de sangramento na gengiva. Um estudo publicado em 2015 no periódico Oral Health & Preventive Dentistry (Ref.2), analisando 35 estudantes (21 do sexo feminino), encontrou que o grau de sangramento gengival não diferia em relação à ordem de uso do fio e da escova dentais. Porém, para o controle de placa, usar primeiro o fio dental resultou em resultados significativamente melhores e apenas entre os homens. Os pesquisadores sugeriram que mulheres eram mais dedicadas à higiene bucal, compensando a aparente vantagem resultante do uso prévio de fio dental.

          Em 2018, um estudo clínico randomizado controlado, publicado no periódico Journal of Periodontology (Ref.3) e analisando 25 estudantes de odontologia (23 do sexo feminino), investigou a ordem de uso do fio dental e da escova de dentes em termos de eficácia para a redução de placas interdentais e o aumento da retenção de fluoreto nessas áreas. Os participantes primeiro foram orientados a descontinuar todas as formas de higiene oral por 48 horas, nas duas fases do estudo clínico (cada uma avaliando uma sequência de uso da escova e do fio dental). Os pesquisadores encontraram que usar primeiro o fio dental era significativamente melhor para reduzir as placas interdentais e aumentar o nível de fluoreto no biofilme interdental.

           Nesse último estudo, os pesquisadores sugeriram que o uso prévio de fio dental empurra as partículas macias na área interdental para fora, tornando muito mais fácil a eliminação dessas partículas com a subsequente escovação e enxágue. Além disso, um efetivo enxágue geralmente não é feito após o uso de fio dental como é feito após o uso de pasta de dente. Já para a maior retenção de fluoreto na área interdental, os pesquisadores sugeriram que a remoção inicial de partículas de alimento e de parte da placa pelo fio dental facilita a penetração e interação do fluoreto oriundo da pasta dental no biofilme interdental.

          Por fim, um estudo de revisão sistemática e meta-análise publicado em 2021 no periódico International Journal of Dental Hygiene (Ref.4) analisou a questão da ordem de uso do fio e da escova dentais em termos de controle de placa. Os autores do estudo concluíram que não havia diferença estatística entre usar o fio dental primeiro ou depois para reduzir o nível total de placas. Eles alertaram, porém, que mais estudos clínicos precisavam ser conduzidos esclarecer a melhor a questão, os quais ainda eram muito limitados na literatura acadêmica.

- Continua após o anúncio -


          Nesse último estudo de revisão, porém, os pesquisadores investigaram também estudos além daqueles explorando a questão específica da ordem de uso das ferramentas de higiene bucal. Eles apontaram que existem ferramentas melhores para a limpeza interdental do que o fio dental, como as escovas interdentais e os irrigadores orais (!), e que era ainda incerto se existe benefício extra significativo dos fios dentais para a redução de placas (nível total) em conjunto com a escovação dental (!).

(!) Para mais informações, acesse: Quais são os produtos de higiene oral cientificamente comprovados?


   CONCLUSÃO

          Existe suporte limitado na literatura acadêmica favorecendo o uso primeiro de fio dental e subsequente escovação dental. Pessoas que usam primeiro o fio dental para depois escovarem o dente podem reduzir em maior extensão a placa interdental e aumentar a retenção de fluoreto nos dentes, ambos fatores que aumentam a proteção contra doenças periodontais e desenvolvimento de cáries. Porém, mais estudos são necessários para melhor esclarecer a questão.


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS

  1. Lussi et al. (2019). The use of fluoride for the prevention of dental erosion and erosive tooth wear in children and adolescents. European Archives of Paediatric Dentistry 20, 517–527. 
  2. Torkzaban et al. (2015). The Efficacy of Brushing and Flossing Sequence on Control of Plaque and Gingival Infl ammation. Oral Health & Preventive Dentistry, 13:267-273. https://doi.org/10.3290/j.ohpd.a32678 
  3. Mazhari et al. (2018). The effect of toothbrushing and flossing sequence on interdental plaque reduction and fluoride retention: A randomized controlled clinical trial. Journal of Periodontology, 89(7), 824–832. https://doi.org/10.1002/JPER.17-0149
  4. Silva et al. (2021). Does flossing before or after brushing influence the reduction in the plaque index? A systematic review and meta-analysis. International Journal of Dental Hygiene, Volume 20, Issue 1, Pages 18-25. https://doi.org/10.1111/idh.12546