YouTube

Artigos Recentes

Paciente com dente ectópico na cavidade nasal

            Um homem de 38 anos de idade apresentou-se ao hospital com dificuldade crônica de respirar através da sua narina direita. Exame físico mostrou desvio do septo nasal, esporões septais calcificados, e uma perfuração de 2 cm no septo posterior. Na avaliação via rinoscopia, uma massa branca, dura e insensível foi observada no chão da narina direita (Fig.2). Imagem de tomografia computacional (CT) dos sinos paranasais mostrou uma massa densa e bem definida (Fig.1), obviamente responsável pelos sintomas do paciente (obstrução nasal) e consistente com um dente ectópico invertido na cavidade nasal. Após remoção cirúrgica do dente ectópico, não houve complicações e os sintomas do paciente se resolveram.


- Continua após o anúncio -


   DENTE ECTÓPICO

           O desenvolvimento de um dente de decíduo (de leite) começa na sexta semana da vida intrauterina com o desenvolvimento da lâmina dental. Então a proliferação da camada ectodérmica começa a formar a dentição permanente entre o 5° e o 10° mês pós-natal. Em um evento de múltiplos passos no qual a interação entre o epitélio oral e o tecido mesenquimal de suporte atua de forma crucial. Interação anormal em qualquer passo pode resultar em um desenvolvimento ectópico do dente (ou seja, fora do lugar esperado). Dentes ectópicos (ou supernumerários) ocorrem comumente nos maxilares e mais frequentemente em mulheres, mas em áreas não-dentais é um fenômeno mais raro.

           A erupção de um dente ectópico pode resultar de um de três processos: processo patológico, como um tumor (!) ou cisto, distúrbio de desenvolvimento, ou atividade iatrogênica durante o desenvolvimento embrionário. Incisores, caninos e pré-molares são os dentes mais envolvidos na região mandibular. Além da área dental, a localização do dente ectópico pode ser diversa, podendo ocorrer no sino maxilar, na cavidade nasal ou mesmo na pele. Os sintomas geralmente variam de acordo com as posições anatômicas dos dentes ectópicos, e a manifestação pode ser, inclusive, assintomática. 

-----------

(!) Um exemplo bem notável são os teratomas, tumores de células germinativas primordiais que podem dar origem a tecidos diversos, como cabelos, ossos e dentes. Para mais informações: O que é um teratoma cístico no ovário?

------------

           Dentes ectópicos na cavidade nasal podem resultar em obstrução respiratória, dor de cabeça, epistaxe, rinorreia, deformidades nasais externas, dor facial, entre outros. Dentes na região do sino maxilar podem resultar frequentemente em sinusite e, às vezes, em sintomas oftalmológicos. Por exemplo, recentemente, no periódico Medicine (Ref.4), pesquisadores Chineses reportaram o caso de um dente ectópico no sino maxilar direito de uma menina de 8 anos de idade, o qual estava comprimindo o canal nasolacrimal e causando excesso de lacrimejo (lágrimas) no olho direito na paciente.

          O início da formação do dente ectópico frequentemente é assintomático. No entanto, à medida que o dente se desenvolve ou uma infecção secundária ou cisto é induzida, sintomas podem emergir. Nesse sentido, a maioria dos dentes ectópicos são encontrados apenas quando os sintomas aparecem ou por acidente. Exames radiológicos geralmente são os responsáveis por encontrarem um dente ectópico, devido à imagem distinta e opaca resultante. Tomografia computacional (CT) é outro método de diagnóstico, com a vantagem de claramente revelar a relação entre o dente ectópico e as anatomias periféricas.

          Em casos assintomáticos, apenas acompanhamento clínico é necessário. Para casos sintomáticos, cirurgia é o tratamento padrão e necessário para a remoção do dente ectópico.


> Leitura recomendadaMulher de 26 anos com tecido mamário acessório. O que é polimastia?


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS

  1. https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMicm2112363
  2. Hebbale et al. (2013). Ectopic tooth in maxillary sinus: Case series. Anals of Maxillofacial Surgery, 3(1): 89-92. https://dx.doi.org/10.4103%2F2231-0746.110075 
  3. ALHumaid et al. (2021). Ectopic nasal tooth: A case report. International Journal of Surgery Case Reports, Volume 88, 106459. https://doi.org/10.1016/j.ijscr.2021.106459
  4. Yang et al. (2021). Ectopic tooth in maxillary sinus compressing the nasolacrimal canal. Medicine, 100(18): e25514. https://dx.doi.org/10.1097%2FMD.0000000000025514
  5. Almomen et al. (2020). Ectopic maxillary tooth as a cause of recurrent maxillary sinusitis: a case report and review of the literature. Journal of Surgical Case Reports, Volume 2020, Issue 9, rjaa334. https://doi.org/10.1093/jscr/rjaa334