YouTube

Artigos Recentes

Mulher de 62 anos com carcinoma ductal invasivo


          Uma mulher de 62 anos de idade e do sexo feminino apresentou-se ao hospital com rigidez no mamilo esquerdo. Apalpação da mama esquerda, mamografia e ultrassonografia não revelaram nenhuma anormalidade. No entanto, uma mácula pigmentada que medida 5 mm de extensão, foi notada na aréola esquerda (Figura A, seta). A paciente foi encaminhada para uma biópsia da pele. Uma examinação histopatológica revelou um adenocarcinoma invasivo na derme. No teste imunohistoquímico, as células cancerígenas deram fortemente positivas para receptores de progesterona e estrógeno, e negativas para o receptor de crescimento epidérmico tipo 2. As glândulas dentro da lesão cancerosa intradérmica estavam colonizadas por melanócitos com pesados depósitos de grânulos de melanina (Figura B, marcador Fontana-Masson).

- Continua após o anúncio -



         Colonização melanócita de cânceres de mama com pigmentação acompanhante (!) pode ocorrer microscopicamente e pode ocasionalmente se manifestar como mudanças na pele. Nesse caso, o carcinoma emergiu no mamilo, e métodos convencionais de imagem para as mamas não foram efetivos para a detecção do tumor. A paciente foi submetida a uma mastectomia parcial, e uma examinação patológica revelou um carcinoma ductal invasivo, medindo 9 mm de extensão, no mamilo. Não houve evidência de metástase. A paciente recebeu terapia anti-estrogênica e foi submetida à radioterapia. Dez meses após o início do tratamento, a paciente permanecia bem, sem outros sintomas.

----------
> O caso foi reportado em 2017 no periódico The New England Journal of Medicine.

Publicação do reporte: NEJM

(!) Não confundir esse tipo de câncer com cânceres de pele (ex.: melanoma). Para mais informações: 
Qual é a relação entre Radiação UV, Danos na Pele e Bronzeamento?
-----------

   CARCINOMAS DUTAL E TUBULAR 

          As neoplasias de forma geral ocorrem devido às mutações do material genético celular, alterando diversas funções e, desta forma, a divisão celular processa-se de modo anormal, dando origem aos tumores.

-----------
> Todo câncer é uma neoplasia, mas nem toda neoplasia é um câncer. Enquanto o tumor benigno é uma massa com crescimento celular organizado, a neoplasia maligna [câncer] é aquela em que as células crescem desordenadamente e podem se espalhar para órgãos e tecidos adjacentes, processo chamado de metástase
----------

          O câncer de mama, assim como os demais tumores, é doença heterogênea, podendo ser dividida em diferentes subtipos clínicos e histológicos. Nas mulheres ele corresponde à principal neoplasia maligna (excetuando-se os tumores de pele não-melanoma). O processo de carcinogênese é geralmente muito lento, levando vários anos para que proliferação anormal dê origem a lesão tumoral palpável. Em 80% dos casos, as neoplasias mamárias são indolores e somente 10% queixam-se de dor sem a percepção do tumor.

          Os tipos histológicos predominantes dos carcinomas de mama são o ductal e lobular (in situ ou infiltrante): 

- O ductal infiltrante [invasivo] corresponde a aproximadamente 75% dos casos (47-79%). São relatadas massas ovaladas, lobuladas ou irregulares e com contornos variáveis que podem ser bem definidos, indefinidos ou ainda espiculados. Ele se manifesta, em geral, como massa espiculada e irregular associado a tecido fibroso denso no estroma, dando ao tumor consistência endurecida. Esse crescimento se apresenta na forma de nódulos, que à palpação pode revelar aderência às estruturas adjacentes ou à parede torácica, e retração da pele e mamilo, distorcendo a estrutura glandular. 

- O lobular invasivo pode se apresentar de forma multicêntrica e bilateral, e responde por 2-15% dos casos. A maioria das pacientes tem apenas adensamento ou endurecimento local mal definido, por vezes, surgindo como área nodular palpável. Em lesões avançadas, pode haver retração de pele. Em relação ao prognóstico e ao padrão de comprometimento axilar, apresenta comportamento semelhante ao carcinoma ductal invasivo.

           Esses dois principais tipos de câncer de mama possuem diferentes padrões metastáticos e assinaturas moleculares entre si.

> Entre os principais fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento de câncer de mama, temos o consumo alcoólico e a obesidade. Para mais informações: 

CURIOSIDADE: Indivíduos do sexo masculino também podem desenvolver câncer de mama. Fica a sugestão de leitura: Qual é a relação entre câncer de mama masculino e ginecomastia?


REFERÊNCIAS

  • Roy et al. (2020). Classification models for Invasive Ductal Carcinoma Progression, based on gene expression data-trained supervised machine learning. Scientific Reports 10, 4113. https://doi.org/10.1038/s41598-020-60740-w
  • Gennaro et al. (2022). INVASIVE DUCTAL BREAST CARCINOMA: CORRELATION OF AXL AND Β-CATENIN IMMUNOHISTOCHEMICAL EXPRESSION WITH TUMOR AGGRESSIVITY. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4427