YouTube

Artigos Recentes

Qual a relação entre Síndrome de Cowden e cânceres?


- Atualizado no dia 28 de novembro de 2023 -

          Um homem de 59 anos de idade com um histórico de melanoma (3 anos) apresentou-se à clínica dermatológica para um exame de rotina. Ele tinha macrocefalia (circunferência da cabeça maior do que a média para uma certa idade e sexo), assim como triquelemomas múltiplos (pápulas benignas rosadas) no rosto e no peito, e queratose acral (pápulas similares a verrugas) nas mãos e nos pés. Ele também reportou ter papilomas linguais por vários anos (como mostrado na foto acima) (1). O paciente tinha um histórico de pólipos gastrointestinais adenomatosos e hiperplásticos e bócio multi-nodular. Membros da sua família também tinham um histórico de pólipos gastrointestinais, nódulos da tireoide, e macrocefalia.

----------
(1) O papiloma oral é uma proliferação benigna do epitélio escamoso estratificado, sendo os locais mais comumente afetados a língua e o palato mole. A lesão apresenta-se normalmente como um nódulo flácido, exofítico, pedunculado, com numerosas projeções semelhantes a dedos na superfície, que lhe dão aparência de couve-flor. Podem apresentar coloração branca, vermelho claro ou semelhante a da mucosa normal, dependendo da ceratinização da superfície.
----------

- Continua após o anúncio -


           Dada a constelação de achados no exame físico e os históricos pessoal e familiar do paciente, a Síndrome de Cowden, uma síndrome de tumor hamartoma PTEN, foi levantada como suspeita. A síndrome de Cowden é uma rara desordem autossômica dominante associada com a presença de tumores hamartomatosos, os quais são crescimentos desorganizados que podem se manifestar em diferentes tipos de tecidos. Nesse sentido, o paciente foi levado para a realização de um teste genético, o qual revelou uma mutação c.635−1G→A no gene codificante do supressor PTEN, confirmando a suspeita. O caso foi descrito e reportado em 2017 no periódico The New England Journal of Medicine (Ref.1). A família do paciente foi também foi aconselhada a fazer exames genéticos de forma a descartar ou confirmar a presença da síndrome em mais indivíduos.

O PTEN é um gene supressor de tumores, e ajuda a controlar divisões celulares anormais. Quando o gene PTEN não trabalha de forma adequada suprimindo divisões celulares descontroladas, massas tumorais acabam se desenvolvendo. (Arte: Ciléin Kearns, Artibiotics, Copyright © 2022)

           Primeiro descrita em 1963, a Síndrome de Cowden é manifestada como um complexo fenótipo que inclui dismorfismo craniofacial (macrocefalia, hipoplasia mandibular, microstomia, palato ogival), papilomatose da língua e orofaringe, anomalias esqueléticas, múltiplos adenomas tiroidianos, e cistos fibrosos nas mamas. Múltiplos pólipos intestinais são comuns em pacientes com a síndrome, sendo identificadas em mais de 95% dos pacientes submetidos a procedimentos de colonoscopia (centenas de pólipos podem ser encontrados) (Ref.4). A causa etiológica está ligada a mutações no gene PTEN, localizado no cromossomo 10 (10q23) e cuja proteína codificada atua como uma fosfatase de lipídios e de proteínas. A síndrome está associada com um significativo aumento no risco de cânceres, e a prevenção de fatores que promovem o desenvolvimento de múltiplos tumores e os exames de rastreamento são importantes para os pacientes com essa condição. Indivíduos com essa síndrome estão em risco aumentando para o desenvolvimento de cânceres de mama, na tireoide, no cólon, renais e endometriais.  

            Apesar de ter um padrão hereditário dominante, a maioria dos casos dessa síndrome são isolados. Prevalência estimada é de 1 caso para cada 200 mil pessoas, e apenas ~500 casos são atualmente reportados na literatura médica (Ref.4).          
           
   
REFERÊNCIAS
  1. https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMicm1700204
  2. https://revistas.ufpr.br/dens/article/view/9331
  3. https://pubs.rsna.org/doi/full/10.1148/rg.210230
  4. Jurca et al. (2023). A New Frameshift Mutation of PTEN Gene Associated with Cowden Syndrome—Case Report and Brief Review of the Literature. Genes 2023, 14(10), 1909. https://doi.org/10.3390/genes14101909