YouTube

Artigos Recentes

Dragão-Azul



Conhecido como Dragão-Azul (Galeus atlanticus), ele habita as águas marinhas tropicais e temperadas ao redor do mundo. Mesmo parecendo uma criatura mítica, esse animal é uma lesma-marinha, um molusco que flutua graciosamente na superfície dos mares através das correntes e ventos marítimos, auxiliado por bolhas de gás presas em sua cavidade gástrica - e algo que o faz ficar flutuando de cabeça para baixo. Quando em solo, longe da água, essa espécie assume uma postura que realmente lembra um real dragão, vocês não acham?



Mas não tente pegá-los! Carnívoros, eles se alimentam das temíveis caravelas-portuguesas e outros cnidários que possuem células urticantes, aquelas que causam queimaduras quando em contato com a pele, a exemplo das águas-vivas. Os Dragões-Azuis são imunes ao veneno e possuem um mecanismo especial de alimentação que permite engolir as células urticantes, cheias de toxinas, sem dispará-las, acumulando-as todas em seus "dedos" em forma de ´penas´. Como esses animais acumulam as toxinas, suas picadas dolorosas tendem a ser muito mais potentes do que a dos cnidários. São seres bem pequenos, geralmente não ultrapassando os 4 centímetros de comprimento.

Seu estado de conservação no mundo não é muito bem conhecido, mas assume-se que estejam fora do risco de extinção.


REFERÊNCIAS:
1. www.academia.edu/3017164/First_record_of_the_blue_sea_slug_Glaucus_atlanticus_from_Andhra_Pradesh_India
2. http://species-identification.org/species.php?species_group=pelagic_molluscs&id=189
3. https://www.um.edu.mt/newspoint/news/features/2016/03/signsofthetimes
4. http://www.seaslugforum.net/glauatla.htm


*´Peso´, neste artigo, está se referindo ao uso popular da palavra, ou seja, para indicar a ´massa´ do corpos aqui na Terra (já que a variação da força-peso na superfície do nosso planeta é bem pequena)