YouTube

Artigos Recentes

Mitos e Correções Históricas II

Compartilhe o artigo:



         Nesse artigo continuaremos desvendando os mitos e informações não acuradas que permeiam a História, em uma jornada iniciada na semana passada em Mitos da História.


    1. Últimas palavras de Júlio César



        "Até tu, Brutus?" (do original, em latim, ´Et tu, Brute?´)...

        Supostamente essas teriam sido as últimas palavras ditas pelo Ditador Romano Júlio César para o seu amigo, e traidor, Marcus Brutus durante seu assassinato por um grupo de senadores. Citada e popularizada por meio da peça de Shakespeare, ´Júlio César´, não existe evidências de que César realmente disse isso para Brutus. Aliás, é provável que ele já estava morto quando Brutus desferiu seu golpe. (Ref.1 e 2)

        O célebre quadro acima, chamado de ´Morte de César, e pintado por Vincenzo Camuccini, retrata o assassinato do Ditador Romano. 

- Continua após o anúncio -



           2. O ato de escalpelar era exclusivo dos nativos norte-americanos?




          O ato de escalpelar, onde o topo da cabeça do inimigo é arrancada (pele e cabelo), não foi uma prática exclusiva dos Nativos Americanos, como muitos tendem a pensar. Na verdade, isso foi algo bastante praticado também pelos europeus, provavelmente como uma forma de substituir o transporte de cabeças que serviam para identificar, e/ou enumerar, os inimigos mortos para o contratante. Ou seja, em vez de carregar toda a cabeça, apenas um escalpo já cumpriria a função.  

          Na América do Norte, o escalpelamento era praticamente confinada a uma estreita região se estendendo do Canadá até a Flórida, incluindo apenas algumas tribos nativas. A prática escalou abruptamente e disseminou-se rapidamente entre os colonizadores Europeus e entre os Nativos Americanos quando começou a surgir o pagamento de recompensa para cada escalpo de nativos mortos. Uma razão para a rápida disseminação e adoção do escalpelamento foi a introdução das armas de fogo e das facas de aço, as quais facilitaram os assassinatos e a remoção do escalpo. A prática espalhou-se e é historicamente reportada em outras regiões do mundo além da América.

         Além disso, existem debates sobre se o ato de escalpelar também não emergiu em outras culturas e sociedades ao redor do mundo antes mesmo do contato com os Nativos Americanos, estes os quais já escalpelavam os inimigos desde períodos pré-Colombianos, segundo as evidências arqueológicas até o momento acumuladas. Muitos falam que os nativos ensinaram aos Europeus a prática, mas existe a possibilidade dela ter surgido de forma independente em várias partes do globo. E algumas fontes afirmam que o escalpelamento existia na Europa desde a Antiga Grécia. O historiador e geógrafo Grego Heródoto parece ter registrado a prática entre os Cintianos (habitantes da Cíntia, um Antigo Reino na região da Eurásia).

         O ato de escalpelar parece ter tido tanto motivos simbólicos (troféus e crenças variadas) quanto motivos de comodidade (já que para identificar um inimigo morto não precisaria mais levar toda uma cabeça, apenas o escalpo, facilitando o transporte e armazenamento). (Ref.3-6, 11-12).


- Continua após o anúncio -


         
         3. A primeira transmissão de rádio feita no mundo foi a do italiano Guglielmo Marconi?
         



         Diferente do que muitos assumem, o primeiro inventor da transmissão de rádio provavelmente não foi um norte-americano ou um europeu, e, sim, um padre brasileiro! Seu nome era Roberto Landell de Moura, nascido em 21 de Janeiro de 1861, em Porto Alegre e falecido em 1928. Além de padre católico, Landell gostava de ocupar seu tempo com a ciência, tornando-se um grande inventor. Trabalhando com a transmissão de sinais telegráficos e de som por meio de ondas eletromagnéticas, seus experimentos e conquistas nesse campo proporcionaram sólidas bases para o surgimento do telefone e o rádio, apesar dele não receber quase crédito nenhum a nível internacional por suas descobertas.

           Além disso, vários documentos públicos mostram que seus equipamentos transmitiam bem a voz humana à distância, de forma pioneira no mundo. Outros cientistas estrangeiros também trabalhando nessa área acabaram ganhando todos os louros de pioneirismo nessas linhas de pesquisa, especialmente por terem melhores condições financeiras para investirem, em peso, nos seus projetos e divulgação dos mesmos, como o italiano Guglielmo Marconi. Em anos recentes, a comunidade científica internacional, porém, vem aceitando mais Landell como um dos fundadores do rádio.

          Aqui no Brasil, Landell é cidadão honorário da cidade de São Paulo; patrono da Ciência, Tecnologia e da Inovação da cidade de Porto Alegre; patrono dos radioamadores brasileiros; e, em 2012, seu nome foi inscrito no ´Livro dos Heróis da Pátria´. Landell também prova que religião e ciência não precisam estar sempre em guerra! (Ref.7, 8 e 9)

- Continua após o anúncio -



           4. Van Gogh cortou, ou não cortou, uma das suas orelhas?



           Aqui, não temos um ´mito´ propriamente dito e, sim, uma grande dúvida histórica. Na verdade, sempre existiu a dúvida se Van Gogh tinha cortado sua orelha inteira ou apenas uma pedaço bem pequeno dela. Muitos dizem que o corte completo é um mito, enquanto outros dizem o contrário. Mas uma pesquisa recente encontrou uma carta do médico do artista, Felix Rey, que parece confirmar que foi a orelha inteira cortada. Na imagem acima, à direita, podemos ver a carta, aparentemente, esclarecedora.

         Pela história mais aceita, Van Gogh cortou sua orelha esquerda inteira após uma briga com Paul Gauguin, um artista com quem ele estava trabalhando por um tempo em Arles, na França, em 1888. Como Van Gogh tinha problemas mentais bem profundos, ele começou a alucinar e sofrer de fortes ataques, momento no qual ele cortou sua orelha com uma faca. Logo em seguida, ele foi a um bordel e deixou ela lá, não nas mãos de uma prostituta (como muitos assumem), mas nas mãos de uma humilde empregada de limpeza do local (novamente, segundo as evidências bibliográficas). No dia seguinte, ele não se lembrava mais de nada. (Ref.10)

                                                           _______//____//_______ 

          Caso você tenha algum mito para ser explorado, ou algo que você ache ser um mito, deixe nos comentários para eu dar uma pesquisada e esclarecer os boatos...:)


Artigo Recomendado: Mitos da História


REFERÊNCIAS ACADÊMICAS
  1. http://historynewsnetwork.org/article/158778
  2. http://www.npr.org/2015/11/30/457319066/from-gladiator-duels-to-caesars-last-words-the-myths-of-ancient-rome
  3. http://www.hawthorneinsalem.org/ScholarsForum/MMD2263.html
  4. http://www.manataka.org/page1438.html
  5. http://www.austincc.edu/pgoines/mwells
  6. http://www.amstudy.hku.hk/staff/kjohnson/PDF/engl56_kj_axtell_unkindestcut.pdf 
  7. http://www.memoriallandelldemoura.com.br/imagen/documentos/landell_de_moura.pdf
  8. http://www.unesp.br/aci/revista/ed14/ponto-critico
  9. http://1.ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Web/978-85-397-0226-8/pages/v2.pdf 
  10. http://www.nytimes.com/2016/07/13/arts/international/van-gogh-ear-amsterdam.html
  11. https://www.penn.museum/sites/journal/738/ 
  12. Axtell & Sturtevant (1980). The Unkindest Cut, or Who Invented Scalping. JSTOR, Vol. 37, No. 3, pp. 451-472. https://doi.org/10.2307/1923812