YouTube

Artigos Recentes

Desnutrição bem nutrida



O Relatório Global de Nutrição deste ano trouxe graves, mas esperadas, notícias. De acordo com vários levantamentos feitos em 129 países, 44% das nações estão experimentando sérios problemas de subnutrição e obesidade, com cerca de 1 em cada 3 pessoas no mundo sofrendo alguma forma de má nutrição.

Mesmo parecendo contraditório, já que subnutrição é algo que parece estar ligado apenas à regiões muito pobres e pessoas sem ter o que comer, especialmente crianças, a grande parte dos obesos e pessoas que tem dinheiro para comprar comida à vontade acabam consumindo alimentos nutricionalmente deficientes. Ou seja, compra-se comida cheia de açúcares, sódio, gordura, entre outros, mas que não apresenta nenhum outro nutriente em níveis satisfatórios. São as famosas ´calorias vazias´. 

A situação está ficando desesperadora: se juntarmos os desnutridos porque não têm o que comer e os desnutridos que têm o que comer, chegamos à conclusão que estar subnutrido está se transformando no novo ´comum´ do momento! Sem contar as doenças causadas pela falta de nutrientes essenciais, temos inúmeras doenças associadas ao excesso de calorias inúteis, como a diabetes e problemas cardíacos. Além disso, o número de bebês nascendo mal nutridos está só aumentando, já que as mães também acabam entrando na ´moda da desnutrição´.

O mais triste é que as pessoas têm poder financeiro para consumir uma alimentação saudável mas preferem desperdiçar tudo em porcarias alimentares. Enquanto isso, em diversos locais da África, crianças morrem aos montes todos os dias porque não conseguem ter nada o que comer, devido à absoluta miséria. Vivemos em mundo difícil de ser digerido, literalmente.

Relatório: http://ebrary.ifpri.org/utils/getfile/collection/p15738coll2/id/130354/filename/130565.pdf

Artigos relacionados: