YouTube

Artigos Recentes

Quando humanos primeiro começaram a consumir tabaco?

           O uso de tabaco (e o composto psicoativo e de vício associado, nicotina) - via fumo ou masticação - se espalhou por todo o mundo após o contato entre exploradores Europeus e povos nativos da América do Norte no século XV. Porém, é ainda muito debatido no meio acadêmico quando as plantas do tabaco (gênero Nicotiana) foram primeiro domesticadas para esse fim.

           Em um estudo publicado em 2022 no periódico Nature Human Behaviour (1), pesquisadores descobriram a mais antiga evidência direta de uso de tabaco por caçadores-coletores na América do Norte, em uma região do Deserto de Utah. No caso, os pesquisadores revelaram vestígios de uma antiga lareira contendo quatro sementes queimadas de tabaco, em um acampamento pré-histórico associado a um agora seco canal fluvial de 13-9,5 mil anos atrás. O material associado à lareira foi datado em torno de 12,3 mil anos atrás.

            O fato de apenas vestígios de sementes terem sido encontrados fortemente implica que as partes intoxicantes (com nicotina) - folhas e caule - foram consumidas. É ainda incerto como (masticação ou fumo). Esse uso de tabaco no Pleistoceno é 9 mil anos mais antigo do que até o momento documentado, e indica potencialmente uma domesticação muito antiga.


IMPORTANTE: NENHUMA forma de consumo de tabaco é segura. O uso de tabaco - especialmente o fumo - é um dos principais fatores de risco para múltiplos cânceres. Para mais informações:


(1) REFERÊNCIA