YouTube

Artigos Recentes

Primatas também leem mentes!



         A Teoria da Mente, basicamente, se refere à capacidade cognitiva de um indivíduo em atribuir um estado metal a si mesmo ou a outros. Em outras palavras, o indivíduo, por exemplo, sabe o que se passa na cabeça das outras pessoas, pelo menos no seu ponto de vista, a partir de pistas nas atitudes da mesma e o ambiente em volta. Essa "leitura de mentes alheias" e "auto-leitura de mente" era uma característica pensada ser exclusiva do ser humano. Bem, isso até agora, quando cientistas podem ter descoberto a presença dessa capacidade cognitiva em três espécies de primatas hominídeos, na forma de entendimento do conceito de ´falsas crenças´.

          Existe um experimento bem clássico e simples usado para testar a Teoria da Mente em crianças pequenas. Imagine que tenha uma criança em uma sala e alguém entre dentro dela e esconda uma barra de chocolate em uma caixa ali presente, indo embora logo em seguida. Após o evento, um terceiro indivíduo entra na sala e retira a barra de chocolate da caixa e a esconde em outro lugar, indo também embora. O primeiro indivíduo que tinha primeiro colocado o chocolate na caixa entra na sala para pegá-lo e, então, é feita uma pergunta para a criança, a qual estava acompanhando todas essas ações: "Onde ele (o primeiro indivíduo) primeiro vai procurar a barra de chocolate?" Se a criança responder ´na caixa´, com toda a certeza, fica provado que a Teoria da Mente está presente nela, já que a mesma entende o conceito de ´falsas crenças´, ou seja, ela entende que as ações de outras pessoas são guiadas não pela realidade, mas pelas suas crenças da realidade. Possuir essa habilidade mental pode ser essencial para basear a empatia, a decepção, ensinamentos e talvez até mesmo a linguagem, fatores que ajudaram os humanos a fincarem sua inteligência e sociedade como as mais poderosas e únicas na natureza.

- Continua após o anúncio -


 
 TEORIA DA MENTE EM PRIMATAS?

          Testes anteriores tinham falhado em demonstrar essa sofisticada capacidade cognitiva em outros animais, incluindo os primatas hominídeos, os quais possuem várias semelhanças conosco mas, supostamente, não eram regidos pela Teoria da Mente. Bem, mas um estudo publicado recentemente na Science (Ref.1) mostrou que três primatas (chimpanzés, bonobos e orangotangos) parecem também ter a noção de ´falsas crenças´!

           Em um experimento parecido com aquele aplicado às crianças, os pesquisadores mostraram a vários primatas dessas três espécie um voluntário entre eles que se vestia com uma fantasia de primata e ia roubar uma pedra da mão de um humano, escondendo ela em uma entre duas caixas disponíveis no ambiente controlado. Logo em seguida, a pessoa fantasiada assustava o humano, o qual fugia, e ia correndo mudar a pedra de lugar, escondendo-a na outra caixa. Mas ele muda de ideia e pega a pedra novamente e a leva embora. O homem que tinha fugido volta à cena para recuperar sua pedra e, nesse momento, dispositivos especiais de rastreio ocular (baseados em lasers de infravermelho), que estavam acompanhado o movimento dos olhos dos primatas sendo testados, verificam as intenções de observação desses animais.

              Assim como nós, várias pistas podem ser obtidas com o movimento dos olhos, e o comportamento dos primatas só mostrava uma coisa: eles sabiam que o homem fantasiado ia primeiro procurar a pedra na primeira caixa usada como esconderijo! O vídeo abaixo mostra como o experimento foi feito.

          

            Apesar dos resultados obtidos serem, virtualmente, inquestionáveis, outras dúvidas levantadas por outros pesquisadores questionam se isso pode provar a existência de entendimento das falsas crenças entre esses primatas. É provável que sim, mas não é possível ainda afirmar com certeza. Bem, de qualquer forma, isso no mínimo mostra que nossos parentes mais próximos possuem uma capacidade bem sofisticada: predizer o comportamento de terceiros a partir de observações das ações no ambiente. Agora, os pesquisadores querem investigar isso mais a fundo para tirar conclusões definitivas e talvez mostrar que a diferença entre nós e esses primatas são muito menores do que pensávamos. E cada vez mais eu acho que o Planeta dos Macacos não é tão ficção assim...:)

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://science.sciencemag.org/content/354/6308/110
  2. http://www.sciencemag.org/news/2016/10/humans-aren-t-only-great-apes-can-read-minds
  3. http://fas-philosophy.rutgers.edu/goldman/Theory%20of%20Mind%20_Oxford%20Handbook_.pdf.pdf