YouTube

Artigos Recentes

Café verde e as promessas de emagrecimento



            Sério... É desgastante ficar escrevendo infinitamente sobre isso, mas é necessário. Outro produto bastante difundido, e que promete milagres na perda de peso, é o extrato de café verde. Uma das marcas mais famosas vendidas pelo mundo é o Green Coffee Slim. E, como sempre, não, ele não possui efeitos comprovados de emagrecimento e alguns dos poucos trabalhos que encontram efeitos significativos na perda de gordura corporal são estudos com ratos em condições controladas. Testes clínicos em humanos são inconclusivos e de baixa qualidade.

            Infelizmente, afirmações apoiadas sobre incertezas e fracas evidências não é problema para o nossa amada indústria de suplementos e vendedores picaretas. Os produtos de extrato de café verde prometem um emagrecimento poderoso e manutenção do peso perdido. Uma das substâncias supostamente responsáveis por esse milagre seria o ácido clorogênico, presente nos grãos de café, muito mais no verde do que na versão torrada. Esse composto agiria na perda de gordura e diminuiria sua acumulação no corpo. Além disso, ele estaria envolvido na regulação do metabolismo da glicose, controlando bem seus níveis no sangue, possivelmente diminuindo sua absorção pelo intestino, e na melhora dos quadros de hipertensão. Porém, tudo isso não passa de especulações baseadas em evidências incertas, e, no caso específico do café verde, em um limitado número de estudos cheios de falhas analíticas. Os vendedores ainda colocam outros efeitos no produto, como fatores termogênicos (provavelmente por causa da cafeína) e controle do apetite. Esses são menos prováveis ainda ou insignificantes.
            Para piorar, em torno dos produtos suplementares de café verde temos dois agravantes polêmicos. Em 2012, no famoso programa The Dr. Oz Show, o apresentador, cujo trabalho é o de anunciar novos tratamentos medicinais para o público e fornecer dicas de saúde, propagandeou as maravilhas do extrato de café verde para o emagrecimento a pedido de anunciantes e baseado em um estudo conduzido por dois autores financiados pela empresa Applied Food Sciences (AFS). Só que o estudo era fraudulento e possuía parâmetros terríveis, não podendo ser usado como referência para nada. A AFS foi multada em 3,5 milhões de dólares pela Comissão Federal de Comércio dos EUA, e o estudo foi obrigado a ser retirado e retratado (Ref.1).

              O segundo agravante é que o FDA (Administração de Drogas e Alimentos dos EUA) encontrou uma perigosa substância de emagrecimento nos produtos de extrato de café verde da marca ´Best Share Green Coffee: Brazilian Slimming Coffee´. (Ref.3) A droga escondida era a sibutramina, a qual foi banida de ser usada no mundo inteiro como suplemento de produtos de emagrecimento por estar relacionada com o agravamento de problemas de saúde, especialmente os cardíacos. E o FDA ainda implora para os consumidores sempre analisarem bem esses tipos de suplementos alimentares, já que é quase impossível a fiscalização de todos eles. Sempre é recomendado comprar apenas produtos aprovados por agências de saúde federais. Vários suplementos da poderosa empresa Herbalife, por exemplo, foram ligados à problemas hepáticos em estudos publicados a partir de 2007 (Ref.7).

- Continua após o anúncio -



             O consenso científico atual continua o mesmo há anos: não existem comprovações de eficácia significativa dos suplementos alimentares no emagrecimento. Além de muitos serem caros e não adiantarem de nada, vários deles estão no mercado sem um mínimo de fiscalização, podendo conter substâncias nocivas à saúde ou medicamentos proibidos no comércio. Invista seu dinheiro e tempo na construção de uma dieta saudável e bem planejada, e, se possível, sob a supervisão de profissionais de saúde competentes. No mercado da estética, aquele ditado ´bom demais para ser verdade´ deve ser levado a sério.

Artigo relacionado: O que não é ´Natural´?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3267522/
  2. https://www.ftc.gov/news-events/press-releases/2014/09/green-coffee-bean-manufacturer-settles-ftc-charges-pushing-its
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2943088/
  4. http://www.fda.gov/Drugs/ResourcesForYou/Consumers/BuyingUsingMedicineSafely/MedicationHealthFraud/ucm327455.htm
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1513603/
  6.  http://www.nature.com/jhh/journal/v29/n2/full/jhh201446a.html
  7. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD008650.pub2/abstract
  8. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168827807003686
  9. https://ods.od.nih.gov/factsheets/WeightLoss-HealthProfessional/