YouTube

Artigos Recentes

PeRP: prevenção da Aids!

 


          Muita pouca gente sabe da existência desse medicamento, mas todos deveriam, especialmente aqueles integrantes dos grupos de risco da Aids.  O PrEP ( Preexposure Prophylaxis, traduzido como ´Profilaxia de Preexposição´) é um remédio para uso diário usado na prevenção da Aids. Se usado diariamente, ele diminui os riscos de contrair o HIV em mais de 90%!

          O remédio visa os grupos de maior risco em contrair o HIV. Entre eles, podemos incluir os gays e bissexuais ( o sexo anal aumenta ainda mais os riscos de contaminação), usuários de drogas injetáveis, e pessoas que fazem sexo desprotegido com múltiplos parceiros. O PrEP deve ser usado somente em indivíduos que não possuem o HIV ( um teste deve ser feito antes) e o uso deve ser diário. Esse método se torna ainda mais efetivo se combinado com outras medidas de prevenção, como as camisinhas, tratamento dos soropositivos, intervenção de grupos de ajuda para o abandono do vício de drogas, PEP e circuncisão ( a retirada cirúrgica da pele recobrindo a glande do pênis diminui bastante o risco de transmissão do HIV).

              Infelizmente, o PrEP é bastante desconhecido pela população inclusive entre os profissionais de saúde. Em uma pesquisa publicada pelo CDC ( Centro de Controle de Doenças dos EUA), feita este ano, foi mostrado que 34% dos médicos e enfermeiros não sabiam da existência do PrEP! Ou seja, 1 em cada 3 dos principais profissionais de saúde nunca ouviram falar desse medicamento! A cidade de New York, EUA, está em uma forte campanha para popularizar o PrEP entre os hospitais e grupos de risco. Só no território norte-americano, 40 mil pessoas são diagnosticadas com o HIV todos os anos, isso sem contar o número possivelmente maior de contaminações não alardeadas. No Brasil, os números são parecidos, mas o PrEP ainda não faz parte da política pública de saúde. Frequentemente ele é assunto no âmbito político e departamentos de saúde do país. O preço do medicamento é ainda o problema principal para o seu emprego no no território brasileiro.

         Existe uma crítica contra o PrPE quanto à ideia de segurança traga com o seu uso. Para alguns, isso desencoraja as pessoas a usarem a camisinha e outros métodos de prevenção, não só da Aids, como de diversas outras doenças e gravidez indesejada. Isso porque, para muitos, a Aids é o único real problema trago com o sexo desprotegido. Mas várias pesquisas já mostraram que essa suposição não encontra verdade na prática, já que a camisinha, por exemplo, faz parte íntima da sociedade há muito tempo, sendo impossível descartar sua presença de uma hora para outra. E outra: ninguém vai ficar querendo tomar medicamento sem necessidade alguma se não faz parte dos grupos de risco, principalmente quando a camisinha já resolve grande parte dos problemas.

         Enquanto assuntos inúteis ficam sendo debatidos no meio político, como o aumento ou não do salário dos governantes, questões públicas importantes são deixadas de lado e nem sequer chegam ao ouvido da população, e até mesmo na área médica! E o ´preço´ é o maior problema...Inacreditável. Somos a 7° maior economia do mundo, mas o preço dos medicamentos ainda é o problema. Quanto é mesmo que o Eduardo Cunha abocanhou das contas do governo?

Truvada, medicamento de prevenção à Aids ainda não coberto pelo Sistema Único de Saúde ( SUS)

*Atualmente, o único medicamento recomendado para o PrPE é o Truvada, fabricado pela Gliead Sciences. Um dos princípios ativos do medicamento, o tenovir disoproxil, impede que o vírus HIV incorpore seu material genético dentro das células alvo do indivíduo infectado, bloqueando sua reprodução. Como todo medicamento, deve-se consultar o médico antes do uso, já que reações adversas podem ocorrer no corpo do paciente.


*Se você faz parte de qualquer um dos grupos de risco listados acima, procure o serviço médico para saber sobre o PrPE e outras formas de prevenção e tratamento do HIV. Nunca ignore nenhuma doença, buscando sempre tratar qualquer uma delas o mais cedo possível.

Texto relacionado:  Posso prevenir a Aids depois de uma relação desprotegida?   - PEP

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.cdc.gov/hiv/basics/prep.html
  2. http://www.cdc.gov/hiv/pdf/prep_fact_sheet_final.pdf
  3. http://www.whatisprep.org/
  4. http://www.hivguidelines.org/clinical-guidelines/pre-exposure-prophylaxis/guidance-for-the-use-of-pre-exposure-prophylaxis-prep-to-prevent-hiv-transmission/
  5. https://www.aids.gov/hiv-aids-basics/prevention/reduce-your-risk/pre-exposure-prophylaxis/