YouTube

Artigos Recentes

Quais os países com mais downloads no Sci-Hub?

 

           Fundado pela neurocientista Alexandra Elbakyan em 2011, no Cazaquistão, o Sci-Hub é um site altamente popular no meio acadêmico e de divulgação científica, permitindo o acesso gratuito  a milhões de artigos científicos e livros acadêmicos (download do arquivo em PDF), violando com isso direitos autorais e o paywall ("muro de pagamento", valor cobrado para acessar os papers) de periódicos e editoras. Basicamente, é a pirataria da comunidade acadêmica.

          Enquanto existem muitas críticas por causa da violação de direitos autorais e prejuízos econômicos das editoras, muitos cientistas e membros da comunidade acadêmica e do público em geral elogiam o projeto, por permitir o acesso facilitado ao conhecimento científico sendo gerado pela humanidade, especialmente por instituições e pesquisadores em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, onde os recursos para pesquisa são muito limitados. 

- Continua após o anúncio -


           Dados liberados sobre os downloads no Sci-Hub do em janeiro e em junho deste ano (2022) (Ref.1-2) mostraram que o acesso pela China é o maior: mais de 25 milhões de downloads nos dois períodos. Porém, o número de downloads variou dramaticamente para outros países seguindo a lista. Em janeiro, o segundo maior número pertencia aos EUA: quase 10 milhões de downloads; a França ficava em terceiro lugar, com pouco mais de 5 milhões de downloads. Em junho, apesar do número de downloads dos EUA ter continuado acima de 9 milhões, o segundo lugar passou a ser ocupado pela Rússia, com mais de 20 milhões de downloads - um país que antes não ocupava os 10 primeiros (talvez um reflexo da guerra com a Ucrânia); os EUA ficaram em terceiro lugar. O Brasil manteve a quarta posição nos dois períodos: em janeiro com 2,8 milhões de downloads e, em junho, com mais de 4 milhões de downloads.

          "Existe uma opinião muito disseminada de que o Sci-Hub não é usado nos EUA, porque as universidades possuem dinheiro para pagar pelas assinaturas, mas isso não é verdade," disse a fundadora do site, Alexandra, em entrevista à Nature (Ref.1).

           É importante lembrar que os dados possuem limitações em termos de estatística geográfica. Isso porque muitos downloads podem estar sendo mediados por VPNs (virtual private networks), camuflando reais tráficos em vários países, especialmente aqueles onde existe banimento do Sci-Hub, como no Reino Unido. Isso provavelmente explica porque o pequeno arquipélago Seychelles está entre os 20 países com mais downloads. Além disso, na Índia existe atualmente uma batalha judicial envolvendo o Sci-Hub, o que pode estar afetando dramaticamente as taxas recentes de downloads: o país possui o segundo maior número de usuários ativos no Sci-Hub, mas está apenas em quinto lugar, com 1,8 milhões de downloads em janeiro deste ano.

------------

> Site do Sci-Hub: https://sci-hub.se/

> Aliás, para quem não conseguir acessar um paper com o Sci-Hub, fica a dica: envie um email para os autores do estudo/paper, explicando sua necessidade e pedindo uma cópia do texto. Geralmente eles enviam.

--------------


REFERÊNCIAS

  1. https://www.nature.com/articles/d41586-022-00556-y
  2. https://twitter.com/sci_hub_/status/1554926638189666310