YouTube

Artigos Recentes

Por que chuvas extremas e inundações estão ligadas ao aquecimento global?


Ao longo da última década, o mundo aqueceu mais 0,25°C na média, acumulando um aumento de +1,2°C em relação ao período pré-industrial e continuando a tendência de rápido aquecimento global desde a década de 1970. Eventos temporais extremos estão ficando cada vez mais comuns. Recordes de ondas de calor extremo testemunhados seriam virtualmente impossíveis sem o aquecimento global antropogênico. Em média, 1 em 4 recordes de chuva já podem ser atribuídos às mudanças climáticas. Países tropicais - e, tipicamente, mais vulneráveis (em termos socioeconômicos e estruturais) -, como o Brasil, estão sendo os mais afetados por esses extremos, especialmente com as inundações. 

- Continua após o anúncio -


Precipitação extrema é esperada de intensificar cada vez mais com o avanço do aquecimento global à medida que a concentração de vapor de água na atmosfera - o qual supre a água das chuvas - aumenta em proporção ao aumento de temperatura (maior limite de saturação). A taxa de aumento do vapor atmosférico é estimado ser 6-7% para cada 1°C de aumento da temperatura global médica, de acordo com a relação termodinâmica Clausis-Clapeyron. 

E essa intensificação do ciclo hidrológico reflete também o mais importante mecanismo de feedback do aquecimento global: vapor de água é o mais poderoso gás estufa com significativa presença no sistema climático global (!) . Quanto maior a concentração de água suportada pela atmosfera, maior é a amplificação do efeito estufa.

(!) Para mais informações, sugestão de leituraQuais os mecanismos do efeito estufa atmosférico?


REFERÊNCIAS

  1. Robinson et al. (2021). Increasing heat and rainfall extremes now far outside the historical climate. npj Clim Atmos Sci 4, 45. https://doi.org/10.1038/s41612-021-00202-w 
  2. Tabari, H. (2020). Climate change impact on flood and extreme precipitation increases with water availability. Scientific Reports 10, 13768. https://doi.org/10.1038/s41598-020-70816-2