YouTube

Artigos Recentes

Elmos de Viksø: Capacetes Escandinavos com chifres pertenciam aos Vikings?


             Em 1942, durante escavação em um pântano Dinamarquês, um notável elmo de bronze trazendo enormes chifres foi encontrado (Fig.A), e sua estrutura (espaços de encaixe) sugeria que mais adornos estavam presentes na peça original, incluindo grandes penas decorativas (Fig.B). Subsequentes escavações encontraram outro elmo praticamente idêntico, mas com fortes indícios de ter sido deliberadamente colocado no pântano sobre uma bandeja de madeira (Fig.C). Porém, esses elmos com chifres encontrados na região da Escandinávia não são nem de perto evidência de que os Vikings usavam elmos com chifres; pelo contrário, isso é um mito histórico: é bem estabelecido na literatura acadêmica e nos registros arqueológicos que os guerreiros na Era Viking (~793-1066 d.C.) não usavam elmos com chifres (!). 


(!) Leitura recomendada: Vikings: A Era subestimada da Sociedade Nórdica

           A realidade é que esses elmos - conhecidos como Elmos de Viksø -' são muito mais antigos, produzidos durante a Idade do Bronze, há quase 3 mil anos atrás. Mais recentemente, um estudo publicado no periódico Praehistorische Zeitschrift (Ref.1), utilizando a técnica de datação via radiocarbono, revelou que os dois elmos foram produzidos ao redor de de 900 a.C. Esses antigos capacetes parecem ter sido comuns durante a Idade do Bronze não apenas na Escandinávia, mas também em outras partes da Europa, sugerindo interações culturais e comerciais de alcance muito mais globalizado nessa época do que antes pensado.

- Continua após o anúncio -


           Figuras (ex.: pinturas em paredes e rochas) e esculturas diversas retratando elmos com chifres - principalmente associados a guerreiros -, ao longo do período de 1000-750 a.C. (até o início da Idade de Ferro), são encontrados, em particular, em várias regiões da Escandinávia, na parte ocidental da Ibéria e na Ilha de Sardenha, uma grande ilha Italiana no Mar Mediterrâneo (Fig.D). No resto da Europa, a presença histórica de elmos com chifres é esparsa ou nula, com exceção do Oriente Próximo e da região oriental do Mediterrâneo, onde figuras usando tais ornamentos estão conectadas a uma antiga e longa história de governos teocráticos e eventos de guerra (a partir de 1200 a.C.) - apesar de não tão similares aos encontrados na Ibéria, Sardenha e Escandinávia.



           Na Escandinávia, os Elmos de Viksø estão ligados a um período quando a elite política estava consolidando seu poder e ideias religiosas estavam abandonando a adoração ao Sol para Deuses específicos com atributos animalescos. O elmo com chifres, e o simbolismo animal associado, provavelmente era usado para reafirmar poder, com o usuário possivelmente sendo percebido como um Deus ou algo no meio termo entre Deus e humano.

          Aliás, é sugerido que os Escandinavos importaram essa nova cultura e ideias do Mediterrâneo, a partir de rotas comerciais marítimas Atlântico-Mediterrâneo (Ref.1) - especialmente envolvendo metais e artefatos metálicos diversos (baseados em cobre, estanho, ouro, prata e/ou chumbo) -, apesar dessa proposta ser ainda controversa (Ref.2).


REFERÊNCIAS

  1. Vandkilde et al. (2021). Anthropomorphised warlike beings with horned helmets: Bronze Age Scandinavia, Sardinia, and Iberia compared. Praehistorische Zeitschrift. https://doi.org/10.1515/pz-2021-2012
  2. https://www.science.org/content/article/bronze-age-power-helmets-unearthed-danish-bog