YouTube

Artigos Recentes

Megalago Paratethys: O maior lago conhecido que já existiu na Terra


          Um estudo publicado recentemente no periódico Scientific Reports (1) - e liderado pelo pesquisador e paleo-oceanógrafo Dan Palcu da USP - caracterizou e detalhou os possíveis impactos na história evolutiva do maior lago conhecido, o qual persistiu por ~5 milhões de anos. O megalago se formou na Eurásia, durante o Mioceno Tardio, há cerca de 12 milhões de anos, quando o Mar Paratethys se tornou aprisionado devido aos efeitos geológicos do movimento de placas tectônicas. Com uma extensão superior a 2,8 milhões de quilômetros quadrados, o megalago continha 1,77 milhões de quilômetros cúbicos, algo representando mais de 10 vezes o volume encontrado em todos lagos de água doce e de água salgada combinados hoje no mundo.

         Em A, na imagem acima, uma sobreposição do megalago (em azul) no atual mapa do planeta.

- Continua após o anúncio -


         Durante sua existência, o megalago foi habitat de várias espécies não encontradas em nenhum outro lugar, incluindo versões miniaturizadas de baleias, golfinhos e focas, os quais evoluíram em um processo similar ao Efeito de Ilha (!), provavelmente para se adaptarem às limitações de recursos no novo ambiente "marinho". Por exemplo, a espécie extinta de baleia Cetotherium riabinini (imagem B, possuía apenas 3 metros de comprimento, 1 metro menor do que os mais comuns golfinhos marinhos modernos (gênero Tursiops).

(!Leitura recomendadaEstudo confirma a Regra de Ilha, estabelecendo mais uma teoria evolutiva

            Eventualmente, o megalago passou por dramáticos processos de redução hídrica, especialmente dois episódios de dissecação entre 9,75 e 7,65 milhões de anos atrás. Isso levou a uma perda de ~1/3 do volume de água e de ~70% da sua superfície durante os mais extremos eventos, com consequente e progressiva maior salinização. Isso, por sua vez, levou a profundos impactos no clima, hidrologia e vegetação nas regiões ao redor do megalago, influenciando talvez de forma importante nos episódios de clima seco que afetaram a Europa e Ásia Central, e que provavelmente deflagraram massivas migrações de animais para a África entre 6,25 e 8,75 milhões de anos atrás, incluindo os ancestrais de girafas e de elefantes.

           Processos erosivos no megalago provavelmente formaram uma enorme queda d'água no período final da sua existência que drenou o volume restante para o Mar do Mediterrâneo entre 6,7 e 6,9 milhões de anos atrás.


(1) Publicação do estudohttps://www.nature.com/articles/s41598-021-91001-z