YouTube

Artigos Recentes

Mosquitos transmitem o novo coronavírus?

 
           NÃO. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Estado de Kansas foi o primeiro a demonstrar experimentalmente que mosquitos não são capazes de transmitir o SARS-CoV-2 através das suas picadas. No estudo, publicado em julho de 2020 no periódico Scientific Reports (Ref.1) e realizado em uma instalação (BRI) de biossegurança nível-3, os pesquisadores não conseguiram replicar o vírus em três espécies comuns e amplamente disseminadas de mosquitos (Aedes aegyptiAedes albopictus e Culex quinquefasciatus) - 277 espécimes no total -, mesmo sob condições extremas, concluindo, portanto, que esses mosquitos não são capazes de transmitir o vírus para humanos. Esse estudo corrobora um estudo prévio publicado no periódico Virological Sinica (Ref.2) o qual analisou 1165 mosquitos do gênero Culex e Anopheles na região de Wuhan, China, o epicentro inicial da pandemia, não encontrando nenhum positivo para o SARS-Cov-2. Além disso, nesse último estudo, os pesquisadores não conseguiram replicar o vírus em células chaves de mosquitos do gênero Aedes, concluindo que os mosquitos não representam uma ameaça na transmissão do SARS-Cov-2. 


- Continua após o anúncio -



           Para um mosquito ser considerado um vetor competente para um vírus, o vírus precisa ser capaz de infectar e passar através da barreira no meio do intestino desse inseto e ser disseminado para as glândulas salivares. Além disso, o vírus precisa ter receptores apropriados nas respectivas células para estabelecer com sucesso uma infecção. O SARS-CoV-2 usa o receptor glicoproteico ACE2 presente em abundância em várias células de mamíferos para infectar o hospedeiro. Porém, esse receptor, em insetos, não é comum, apesar de ser descrito em algumas espécies como a Drosophila melanogaster e o Anopheles stephensi – onde a função nesses insetos é ainda incerta. 

          Somados os resultados dos dois estudos, os mecanismos de infecção do SARS-CoV-2 e as evidências epidemiológicas até o momento acumuladas, é virtualmente conclusivo que mosquitos não representam uma ameaça em relação à transmissão no novo coronavírus e sua doença associada (COVID-19). Essa conclusão também é reforçada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) (Ref.3). O SARS-CoV-2 é transmitido entre humanos através de gotículas e aerossóis contaminados expelidos pela boca e pelo nariz dos infectados, e por isso distanciamento social e uso de máscaras são importantes para frear a disseminação desse vírus.


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS