YouTube

Artigos Recentes

Raposa-do-Ártico





A Raposa-do-Ártico (Vulpes lagopus) é considerada um dos mamíferos mais bem adaptados ao rigoroso frio das regiões do extremo norte do globo. Enfrentando temperaturas que podem chegar aos 70°C negativos, elas são um dos mais clássicos habitantes do Ártico - em áreas de tundra -, junto com os Ursos-Polares.

Medindo entre 46 e 55 cm de comprimento, cauda que pode alcançar uma média de 30 cm, e peso entre 3 e 9 quilos, todo o seu corpo é adaptado para os rigorosos invernos do seu habitat. A Raposa-do-Ártico possui...

1... uma densa camada de pelos considerada como a que mais isola calor entre todos os mamíferos;

2. Uma farta reserva de gordura no corpo;

3. Uma área superficial pequena em relação ao seu volume (pernas e orelhas curtas, dando um formato mais compacto a ela, o que permite menor perda de calor para o ambiente);

4. E um sistema especial de circulação sanguínea que mantém o calor interno mais ´preso´.

Com todas essas adaptações, ela é um dos únicos mamíferos dessa região que não hibernam durante os períodos de clima mais severo. Sua expectativa de vida pode ultrapassar os 16 anos.

Mantendo-se ativa o ano todo, as Raposas-do-Ártico comem uma ampla variedade de animais, incluindo roedores, pássaros, peixes, ovos e até mesmo carcaças deixadas por outros predadores da região, como lobos e ursos polares. Durante os períodos mais quente do ano, com maior fartura de alimento, elas chegam a aumentar a massa do corpo em cerca de 50%, em uma forma de reserva para o inverno.

Sua pelagem varia durante o ano. Durante o inverno, onde a quantidade de neve é abundante, a pelagem fica branca ou creme, e proporciona uma excelente camuflagem. Durante os períodos de verão, sua pelagem se torna bem escura, assumindo um tom bem amarronzado ou acinzentado. Algumas variações apresentam uma pelagem meio cinza-zulada o ano inteiro, ficando mais escura no verão, geralmente em regiões de clima menos severo.

À esquerda, uma pelagem mais grossa e escura, no verão, e, à direita, uma pelagem branca, no inverno (Crédito: NHtv)

De modo geral, sua população não está em perigo de extinção. Mas nos países nórdicos, sua população vem diminuindo dramaticamente. Acredita-se que em toda a Suécia, Finlândia e Noruega, sua população total não passe de 200 indivíduos! Essa semana o WWF estava fazendo uma campanha para promover o estado de conservação desses animais nessas regiões. Algumas subespécies dela encontradas no norte da Rússia também encontra-se em perigo de sumir. Os principais inimigos da Raposa-do-Ártico são as mudanças climáticas e caça humana pela sua pele, esta a qual chega a valer bastante no mercado negro.


Referências:

1. http://animaldiversity.org/accounts/Vulpes_lagopus/
2. http://www.iucnredlist.org/details/899/0
3. https://www.worldwildlife.org/species/arctic-fox


*´Peso´, neste artigo, está se referindo ao uso popular da palavra, ou seja, para indicar a ´massa´ do corpos aqui na Terra (já que a variação da força-peso na superfície do nosso planeta é bem pequena)