YouTube

Artigos Recentes

Macaco-Narigudo





Esse primata com a cara de um político caricaturado é o Macaco-Narigudo (Nasalis larvatus). É fácil reconhecer essa espécie devido ao enorme nariz dos machos, o qual fica ainda maior, e avermelhado, quando excitado ou nervoso.

Bem grande, o Macaco-Narigudo mede entre 60 e 76 cm e pesa entre 7 e 22 kg. Os machos são bem maiores e mais pesados do que a fêmea, a qual também não possui o nariz protuberante deles (o dela é bem menor). Por falar nele, o gigantesco nariz serve para ressoar o som emitido pelos machos, principalmente durante os períodos de acasalamento, otimizando a vocalização. O engraçado é que, de tão grande o nariz, o macho precisa, às vezes, pegá-lo com a mão e tirá-lo da frente da boca para comer em paz.

À direita, temos uma fêmea com o seu filhote, e, à esquerda, um macho e uma fêmea

Possui hábitos diurnos e é, possivelmente, o primata mais familiarizado com o meio aquático, possuindo verdadeiras habilidades de natação. Chegam a nadar até 20 metros submersos em água. Alimenta-se, sobretudo, de folhas e frutos, ingerindo alguns insetos casualmente. Devido ao hábito de comer muitas folhas, uma outra característica surge nesse animal: suas grande ´pança´. Sim, sua barriga é bem grande para comportar um estômago maior e mais complexo, lar de diversas bactérias que irão ajudá-lo a quebrar a celulose das folhas, em algo um pouco parecido com os ruminantes. A expectativa de vida desses animais pode alcançar os 23 anos.

O grande nariz dos machos serve para otimizar a sonorização desses primatas através da ressonância/Imagem: New England Primate Conservancy 

Nativo apenas da Indonésia, ele corre sérios riscos de extinção, devido à perda de habitat e à caça em algumas regiões. Mesmo sendo considerado um animal sagrado pelos povos de lá, muitos apreciam sua carne, e também aproveitam o grande valor da sua pele - a qual possui uma grande densidade de pelos - e outros itens de interesse da medicina tradicional chinesa. Nos últimos 40 anos, sua população caiu para menos da metade.

Imagem principal: Encyclopedia Britannica


REFERÊNCIAS
1.http://www.iucnredlist.org/details/14352/0
2.http://animaldiversity.org/accounts/Nasalis_larvatus/
3.http://www.waza.org/en/zoo/visit-the-zoo/primates-1254385523/monkeys-1254385523/nasalis-larvatus

*´Peso´, neste artigo, está se referindo ao uso popular da palavra, ou seja, para indicar a ´massa´ do corpos aqui na Terra (já que a variação da força-peso na superfície do nosso planeta é bem pequena)