YouTube

Artigos Recentes

Esquilo-de-Cauda-Escamada-de-Camarões



Esse misterioso e procurado mamífero é o Esquilo-de-Cauda-Escamada-de-Camarões (Zenkerella insignis). Habitando áreas de florestas tropicais no Oeste da África, da República do Camarões até o Congo, os cientistas ainda não conhecem quase nada sobre essa espécie de roedor.

Com um comprimento corporal entre 18 e 23 cm e peso entre 180 e 220 gramas, a mais notável característica desse roedor, assim como outros integrantes da sua família (Anomaluridae), é a presença de dois "colares" de escamas na base da sua cauda, com a função provavelmente de facilitar a escalada em árvores por prevenir deslizes.

Outra notável característica desse esquilo é a ausência de membranas entre os membros. Com isso, essa é a única espécie da sua família que não consegue planar ao pular de galho em galho. E estudos recentes, analisando o DNA desse mamífero, mostraram que suas diferenças com os seus parentes mais próximos é bem grande, o que justificaria a criação de uma família separada (Zenkerellidae) apenas para o Z. insignis.

Quase nada se sabe sobre o seu comportamento em ambiente selvagem, incluindo reprodução, longevidade, alimentação e hábitos em geral. Diferente de outros membros da sua família, esse roedor parece ter hábitos diurnos, por não conseguir planar, e sua alimentação provavelmente engloba casca de árvores específicas como dieta principal, frutos, folhas, flores e, talvez, pequenos invertebrados.

Para se ter uma ideia, até hoje os cientistas não conseguiram capturar um único indivíduo vivo da espécie! Os testes recentes de DNA foram feitos a partir de três espécimes mortos encontrados. Todos os espécimes encontrados estão em museus, somando apenas 14 (três deles na imagem abaixo). E o pior é que os pesquisadores buscam arduamente por eles, porque esses roedores são considerados ´fósseis vivos´, por terem surgido há cerca de 49 milhões de anos atrás sem terem evoluído significativamente desde então. Ou seja, se adaptou muito bem ao ambiente e os cientistas querem saber mais sobre suas características e comportamentos. Apenas outros cinco mamíferos hoje são considerados fósseis vivos, como o Z. insignis sendo o único minimamente não estudado. Esse fato fez com que muitos no meio acadêmico o apelidassem de ´Pokémon Final´.


Dois espécimes mantidos em museu


Um dos recentes espécimes mortos usados para os testes de DNA 

Por ser uma espécie de ampla distribuição no seu território, o IUCN considera a espécie fora de qualquer ameaça de extinção, apesar de não existir praticamente nenhum sólido dado sobre a sua situação populacional. Especialistas estão planejando fazer em breve um amplo e árduo estudo sobre esse misterioso e elusivo animal para melhor entendê-lo e atestar seu verdadeiro estado de conservação, especialmente com o crescente desmatamento ocorrendo nas florestas africanas.

REFERÊNCIAS:
1. http://animaldiversity.org/accounts/Zenkerella_insignis/
2. http://www.iucnredlist.org/details/23204/0
3. http://keck.usc.edu/on-the-prowl-for-an-elusive-rodent-called-the-ultimate-pokemon/