YouTube

Artigos Recentes

Alerta aos pais em relação às persianas com cordas: Grave perigo para as crianças muito novas

Compartilhe o artigo:



A persiana - também conhecida como estore ou veneziana - é um artigo decorativo utilizado na parte interna de janelas ou portas com o objetivo de controlar a luminosidade entrando para o ambiente interno, seja para fins de iluminação propriamente dita ou para um controle térmico. As persianas podem ser ou manuais (mais comuns) ou motorizadas. No primeiro caso, um grave risco associado acaba sendo ignorado pela maioria dos pais.

Persianas com cordas, apesar de parecerem inofensivas, podem causar sérios danos ou mesmo a morte de crianças pequenas, e um novo estudo, publicado recentemente no Pediatrics, encontrou que quase 17 mil crianças abaixo dos 6 anos de idade foram tratadas em departamentos de emergência nos hospitais dos EUA por causa desses acessórios entre os anos de 1990 e 2015, em uma média de duas crianças por dia. Enquanto a maioria dessas crianças foram tratadas e liberadas, existiu a morte de uma criança por mês, decorrida principalmente por estrangulação, quando a criança ficou enrolada pelo pescoço nas cordas de movimentação das persianas.




Os perigos vêm das cordas internas como aquelas encontradas em persianas horizontais e sombreadores romanos; cordas de operação usadas para subir ou abaixar as persianas, laços contínuos de cordas como aqueles encontrados em sombreadores verticais ou de rolo; ou mesmo extensões em laços de cordas criadas pelos consumidores após a instalação - quando as cordas se tornam cheias de nós ou emboladas, ou quando elas estão amarradas a um objeto estacionário na tentativa de mantê-las longe do alcance de crianças.

Essas ameaças atingem seu pico entre os 1 e 4 anos de idade, quando a criança ganha mobilidade e se torna curiosa com os seus arredores. Podendo agora alcançar essas cordas, elas não entendem o perigo ali escondido, e podem rapidamente se enrolar nelas e ficar estranguladas em poucos minutos, e os pais podem até mesmo não ouvi-las porque a criança frequentemente fica impossibilitada de emitir sons durante o evento.

Profissionais de saúde clamam para que os responsáveis por esses produtos os tornem mais seguros para o ambiente doméstico e, idealmente, produzam persianas sem cordas, as quais são já disponíveis no mercado, especialmente as automáticas (acionadas por controle remoto ou programas no celular/computador).



- Continua após o anúncio -



Enquanto ainda existem persianas com cordas, especialistas fazem certas recomendações para torná-las mais seguras, caso você tenha crianças novas em casa, ou receba visitas delas:

- Obviamente, em primeiro lugar, seria a troca por persianas sem cordas ou a remoção delas da casa caso não exista a possibilidade de troca. Essa é a melhor opção.

- Usar acessórios específicos que aumentam a segurança das cordas, disponíveis também no mercado. Mas é preciso usá-los conforme as instruções 100% do tempo, além de poderem trazer uma falsa sensação de segurança.

Afastar berços, camas, sofás e outros móveis de longe das janelas, para dificultar o alcance.

- Certifique-se de que outros lugares onde seu filho frequenta também adotem essas medidas de segurança caso tenham persianas.


Publicação do estudo: Pediatrics

Referências adicionais:
1. NationWideChildrens
2. CPSC