YouTube

Artigos Recentes

WBC: criogenia milagrosa?



          Um novo tratamento está fazendo um grande sucesso em diversas partes do mundo. Conhecido como ´Whole Body Cryotherapy´ (WBC - Criogenia Corporal Total, na tradução literal do inglês), o método consiste em fechar a pessoa, ou grupo de pessoas, dentro de uma câmara semi aberta, e injetar nitrogênio líquido para resfriar o local e, portanto, submetendo o indivíduo à baixíssimas temperaturas por cerca de 2 a 4 minutos. Vapores do nitrogênio são também liberados em grande quantidade dentro da câmara, para o resfriamento ser mais eficiente e homogêneo.

          A técnica clama inúmeros benefícios para o corpo, incluindo a cura de doenças como asma, artrite reumatoide, insônia, depressão, ansiedade, Alzheimer, esclerose múltipla, osteoartrite, dores crônicas e até mesmo diz fazer perder peso (ora, não poderia faltar esse, não é mesmo?). Seria perfeito se isso tudo não fosse apenas lorota, usada apenas para arrancar dinheiro das pessoas.
  
Dentro de câmaras resfriadas com nitrogênio líquido, o indivíduo fica alguns minutos sob intenso resfriamento; a técnica, e equipamento, são vendidos como um produto milagroso e nos comerciais do produto vemos sempre pessoas com aspecto saudável e corpo sarado utilizando o WBC, de forma a ludibriar o consumidor
- Continua após o anúncio -



           Sendo indicada em Spas e academias, principalmente nos EUA, o WBC não possui base científica de recomendação para tratar nenhuma das doenças listadas acima e, muito menos, lógica que explique o porquê disso fazer perder peso. O FDA (Administração de Drogas e Alimentos dos EUA) e outras agências de saúde internacionais não aprovam a metodologia por não haver estudos suficientes sobre a eficácia ou riscos do WBC. As pessoas estão se submetendo à técnica sem nem ao menos checar se aquilo pode ou não fazer mal ao seu corpo. Entre esses riscos, podemos citar:

1. O vapor de nitrogênio liberado dentro da câmara pode levar a pessoa a ter uma hipoxia (falta de oxigênio), a qual pode levá-la a um desmaio repentino e até óbito dependendo do seu corpo, condições de operação do equipamento e tempo de exposição. (1)

2. O frio excessivo (entre 94°C e 149°C negativos) pode causar queimaduras no corpo e danos aos olhos, principalmente se o tempo de exposição for muito longo.
  
           E já existem casos de vítimas fatais devido ao uso da técnica. A funcionária de uma Spa em Las Vegas, EUA, foi encontrada morta e congelada dentro de uma câmara de resfriamento do WBC. A vítima se chamava Patrícia Chelsea e tinha 24 anos. A fatalidade ocorreu no final do ano passado e o tal Spa nem licença possuía para oferecer qualquer tipo de tratamento. Fonte: G1

          Caso seja oferecido o WBC para você, não aceite o convite para o tratamento e, se possível, denuncie os responsáveis às autoridades. Além de não existir prova alguma da sua eficácia e não existir respaldo médico de recomendação para o uso, o equipamento utilizado para a promoção da técnica pode estar com problemas de manutenção ou ser operado por pessoas mal capacitadas, o que aumenta ainda mais os riscos da técnica. Obviamente, os boatos falsos sobre os poderes do WBC foram espalhados apenas para aumentar as vendas dos equipamentos associados.

Referência Científica: FDA

(1) Entenda mais sobre os perigos dos gases inertes em ambientes fechados: A sensação de sufocamento é devida à falta de oxigênio?