YouTube

Artigos Recentes

Enrolar a língua é determinado apenas pela genética?


- Atualizado no dia 23 de dezembro de 2022 -

Compartilhe o artigo:



         Mesmo que essa ideia ainda persista nas aulas de ciência do ensino básico, a capacidade de enrolar a língua não é inteiramente determinada pela genética. E isso já é sabido desde 1940, com estudos envolvendo gêmeos idênticos e realizados nas décadas de 1950 e 1970 esclarecendo de forma conclusiva a questão (Ref.2, 6).

        Para início de conversa, estima-se que entre 60% e 84% das pessoas - dependendo da população analisada (Ref.11-12) - possuem a capacidade de enrolar a língua! O porquê de não testemunharmos com muita frequência essa curiosa habilidade anatômica é o fato de que fatores ambientais e de aprendizado atuam em conjunto para determiná-la. Por exemplo, se você pedir uma criança pequena, que tenha o potencial genético de enrolar a língua, para fazê-lo, ela, provavelmente, não conseguirá enrolá-la na primeira tentativa. Depois de um tempo, a criança pode acabar aprendendo por conta própria, mas é possível ela passar a vida toda não sabendo como fazer isso ou conseguir apenas dobrar timidamente as bordas da língua.

        Em outras palavras, não se pode dizer que enrolar a língua é uma capacidade essencialmente genética, ou determinada por um único gene e dois alelos - apesar de evidências sugerirem um gene dominante para o fenótipo. Essa habilidade envolve uma maior complexidade de fatores, incluindo determinantes genéticos e ambientais, além de 'treinamento específico'. A evidência conclusiva para desbancar o mito é a demonstração que em vários pares de gêmeos idênticos (monozigóticos) um dos irmãos não exibe a habilidade de enrolar a língua enquanto o outro a possui, mesmo ambos compartilhando praticamente o mesmo genótipo (!).

Além da capacidade de enrolar a língua (primeira foto), existem várias formas de se dobrar a língua. Evidência científica recente sugere que a habilidade de dobrar a língua não depende da habilidade ou da base genética para se enrolar a língua. Indivíduos com a base genética para se dobrar a língua podem aprender a habilidade dentro de duas semanas de treino. Ref.11 

-----------
> Cerca de 95% das pessoas que conseguem realizar um movimento complexo com a língua além de enrolá-la também serão capazes de enrolá-la. É sugerido que esse movimento é frequentemente - mas não necessariamente - um pré-requisito para a realização de outros movimentos. Padrões diferenciados de inervação na musculatura da língua parecem explicar por que algumas pessoas conseguem e outras não conseguem enrolar e/ou dobrar a língua.
-----------

- Continua após o anúncio -



          Devido à persistência do mito no ensino de Biologia, já foram registrados casos de jovens alunos questionando se eram adotados, já que seus pais conseguiam enrolar a língua e eles não*.
           
----------------
*Lembrando que fenótipos podem não ser expressos nos descendentes mesmo que os alelos em questão sejam de caráter dominante. Um pai e uma mãe podem ter olhos castanhos e o filho não, por exemplo. Tudo dependerá das combinações das variantes genéticas, além de mutações espontâneas.

(!) Leitura recomendadaGêmeos monozigóticos não são geneticamente idênticos como assumido
---------------

#####

        E, por falar em língua, existe outro problema, também devido a vários fatores (1), incluindo genética, que incomoda e confunde bastante gente.

        Língua Fissurada é uma condição fisiológica normal que afeta entre 2 e 5% da população mundial. É caracterizada por profundas fissuras na língua, as quais podem ultrapassar os 6 mm. À medida que a idade avança, as fissuras tendem a se tornar mais acentuadas.

         Não existem sintomas ou prejuízos para a saúde devido às fissuras. Raramente, pessoas que portam essa condição podem experienciar esporádicas sensações de ardência. Porém, devido à natureza das fissuras, restos de comida podem ficar agarradas nelas com facilidade, especialmente se não existir um hábito constante de limpeza bucal, e isso pode fomentar um mau hálito. Para contornar isso, é só melhorar a limpeza mecânica da boca, através da escovação, por exemplo.

Típica língua fissurada

        O mais importante são as pessoas com língua fissurada saberem que essa condição é normal, não precisando se preocuparem.

------------
(1) Não se sabe ao certo as causas de todos os casos de língua fissurada, mas o fator genético é, provavelmente, o principal.
------------


Artigo relacionado: Por que temos dois olhos, dois ouvidos e dois buracos no nariz?


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://go.galegroup.com/ps/anonymous
  2. http://jhered.oxfordjournals.org/content/62/2/125.extract
  3. http://europepmc.org/abstract/med/6230562
  4. http://www.jstor.org/stable/29540011
  5. http://jhered.oxfordjournals.org/content/43/1/24.extract
  6. http://udel.edu/~mcdonald/mythtongueroll.html
  7. http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract
  8. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15316160
  9. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4592719/
  10. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3166201
  11. https://link.springer.com/article/10.1007/s12565-012-0141-2
  12. https://link.springer.com/article/10.1007/s00455-020-10195-y