YouTube

Artigos Recentes

Cloreto de magnésio cura doenças?




           Aproveitando a sugestão dada pela leitora Kelly Oliveira, vou falar de outro suplemento ´milagroso´: o cloreto de magnésio. E é simples: esse sal pode ser utilizado como suplemento alimentar caso você esteja com DEFICIÊNCIA de magnésio. E é só isso na maioria das situações.

        O mineral magnésio, assim como o cálcio, zinco, ferro, e vários outros minerais, é  essencial à saúde do corpo ( na verdade, os íons desses metais). Se qualquer um deles estiver faltando no organismo por causa de uma alimentação deficiente, é preciso tomar suplementos alimentares com a orientação de um profissional de saúde e depois de exames clínicos. E isso é para qualquer nutriente constituinte do corpo.

        É muito fácil conseguir magnésio em quantidades ideais através de uma alimentação equilibrada. O magnésio pode ser encontrado, com abundância, em sementes, laticínios, cereais e, principalmente, vegetais verdes, já que o íon magnésio é a parte central da estrutura molecular da clorofila, pigmento de captação solar das plantas. O suplemento só é necessário se você, realmente, estiver se alimentando mal. E é bom lembrar também: a forma de cloreto de magnésio não é a única fonte de magnésio em suplementos. Outros sais de magnésio também possuem a mesma eficiência de suplementação.

         Agora, qualquer benefício adicional, além dos já previstos pelo corpo quando este está com as quantidades ideais do mineral, é quase pura balela, inventada por pessoas querendo vender mais do suplemento. Uma das únicas situações médicas onde a suplementação em excesso desse mineral pode trazer benefícios é no tratamento de eclâmpsia e pré-clâmpsia nas mulheres, ambos problemas durante a gravidez caracterizados pelo descontrole na pressão arterial, especialmente naquelas com deficiência nesse mineral (Ref.4). Porém, é válido dizer que alguns estudos não suportam benefícios desse tratamento (Ref.5). Aliás, essa tendência de dar poderes mágicos aos suplementos é muito comum, e pode até ser perigoso, pois só o lucro está sendo visado nessa situação. Nunca exagere ou use sem necessidade quaisquer tipos de suplementos vitamínicos/minerais ( Vale a pena gastar dinheiro com multivitamínicos?).

          Por outro lado, o magnésio está presente em dois compostos que são usados no dia a dia como medicamentos. Na forma de sulfato de magnésio, é usado como laxante. E, na forma do famoso leite de magnésia ( hidróxido de magnésio), é usado como antiácido estomacal, como o bicarbonato de sódio, só que mais potente, por ser uma base mais forte ( ânion hidroxila), o que exige cuidados maiores também na sua utilização.

          Concluindo: se você se alimenta bem, principalmente de verduras verdes, não há necessidade de tomar cloreto de magnésio. Aliás, as fontes naturais fornecem muitos outros nutrientes importantes para o seu corpo. Focar apenas em um ou outro suplemente e se esquecer da alimentação, é um risco extremo para a saúde. Agora, se você não come direito, terá que investir não só em magnésio como em uma infinidade de outros nutrientes na forma de suplementos, algo nada saudável de se fazer. Na escolha entre suplementos e alimentos saudáveis, sempre escolha a segunda opção para o investimento do seu dinheiro. Caso você sinta que está com uma dieta deficiente, converse com o seu médico antes de fazer uso de qualquer suplemento alimentar ou medicamento.

Obs.: Ah, e já que eu falei sobre ´verduras verdes´, existe um pessoal dizendo que certos agrotóxicos retiram magnésio da planta e que o solo está ficando mais pobre em magnésio, por motivos diversos, e, por isso, as plantas estão ficando escassas nesse mineral. Claro, isso seria verdade, se ele não fosse o 8° MAIS ABUNDANTE ELEMENTO NA CROSTA TERRESTRE! E o magnésio é um dos elementos mais comuns usados nos adubos, porque as plantas crescem mais com ele, já que a respiração e produção de alimentos nos vegetais depende da clorofila. Por que raios os produtores iriam querer uma produção menor nas plantações?? Não faz sentido nenhum. E outra: se a folha está verde, é porque tem bastante magnésio ali.

Reforçando um ponto: histórias suspeitas sobre o cloreto de magnésio estão sendo espalhadas para a maior venda do produto em farmácias ou outros revendedores, ou por falsas crenças.

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0002934394901171
  2. http://www.jle.com/fr/revues/mrh/e-docs/the_role_of_magnesium_in_type_2_diabetes_a_brief_based_clinical_review_291118/article.phtml
  3. http://advances.nutrition.org/content/4/3/378S.short
  4. http://bmcpregnancychildbirth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2393-13-34
  5. http://www.cochrane.org/CD000937/PREG_there-is-not-enough-high-quality-evidence-to-show-that-dietary-magnesium-supplementation-during-pregnancy-is-beneficial
  6. http://advances.nutrition.org/content/4/3/378S.short 
  7. http://www.aimspress.com/article/10.3934/publichealth.2016.2.329
  8. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1002016013600776