YouTube

Artigos Recentes

Gatos não sentem o gosto doce!


         Indo direto ao ponto, os gatos (Felis catus) não sentem o gosto do doce como nós. Eles não possuem receptores para esse sabor na língua. Devido ao fato deles serem carnívoros, como seus outros parentes felinos, o sabor doce não faz diferença em sua dieta, já que ele é um indicador de alimentos ricos em carboidratos (vegetais). Por exemplo, se você apresentasse uma água com açúcar (sacarose) para eles ou uma água pura, os gatos, provavelmente, beberiam ambas sem preferência.

- Continua após o anúncio -



           Portanto, se o seu gato gosta de sorvete e outras sobremesas, pode ser devido ao fato de existirem outros constituintes neles mais chamativos, como o leite. É sugerido também que alguns gatos podem ter uma propensão a gostarem de alimentos com uma quantidade muito grande de carboidratos doces, devido à mutações em certos genes. Mas isso é raro.

           E aqui vai o aviso mais importante. Muitos gatos estão obesos e diabéticos por causa, entre vários outros motivos, do hábito das pessoas de darem doces e massas para eles, pensando que eles estão gostando disso. Não, eles não estão comendo por aquilo ser um 'doce'. Além de não satisfazê-los, isso faz com que eles busquem por mais comida do seu agrado carnívoro, criando um excesso de alimentação (o que leva ao ganho de peso desnecessário).



          Ainda existem algumas controvérsias nessa área, mas uma coisa é certa: os gatos são animais que preferem proteínas e gorduras na sua dieta. Evite, a todo custo, dar esse tipo de alimento para eles. Limite-se a rações, leite ou carnes, como o peixe. Até mesmo as rações estão apresentando uma alta quantidade de carboidratos desnecessários. Muitas possuem valores maiores do que 20% de carboidratos! Pode ter certeza que eles ficarão bem mais felizes com um atum do que com um biscoito recheado. O corpo deles não está acostumado a processar esses tipos de alimento.

            Como os felinos não estão acostumados com uma dieta rica em carboidratos, isso faz com que os níveis de insulina se descontrolem muito neles, trazendo grandes danos. Se em nós isso já é um problema, imagina em animais carnívoros. Prefira dá-los rações e, no máximo, alimentos com alta quantidade de proteínas e gorduras, como o clássico atum/sardinha em lata, mas em quantidades moderadas. E, claro, aposte no incentivo aos exercícios físicos (brincadeiras, passeios, etc.) para ajudá-los no combate ao sobrepeso.

CURIOSIDADE: Os felinos são os únicos mamíferos que não possuem receptores para o gosto doce, mesmo considerando outros carnívoros (estes possuem alguns bem fracos e sem muita importância).

Texto relacionado: Faz mal usar roupas em cães e gatos?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.scientificamerican.com/article/strange-but-true-cats-cannot-taste-sweets/
  2. http://journals.plos.org/plosgenetics/article?id=10.1371/journal.pgen.0010003
  3. http://www.nature.com/nature/journal/v444/n7117/abs/nature05401.html 
  4. http://jn.nutrition.org/content/134/8/2072S.short