YouTube

Artigos Recentes

Por que gostamos tanto de gatos?

 
                                      
        Os gatos estão conosco há milhares de anos e são uma das criaturas mais queridas do ser humano ( é só notar as milhões de gifts de gatos fazendo coisas bonitinhas nas redes sociais... Mais famosos do que artistas de Hollywood!). Mas qual será o segredo dos peludos?


         Cientistas do mundo todo chegaram a três principais consensos que explicam o poder de dominação dos felinos domésticos. Vou listá-los e explicar cada um deles:


: Os gatos desenvolveram um comportamento para obrigar os seus donos a darem mais atenção a eles, usando o famoso ´não estou interessado´. Já foi comprovado que os gatos conseguem reconhecer as vozes dos seus companheiros humanos, e que a maioria deles não respondem explicitamente quando os mesmos o chamam! Eles involuntariamente agitam o rabo, levantam a cabeça ou empinam a orelhas, mas dão uma de desentendido só para ganhar mais atenção, tipo ´estou de mal´.


: Os gatos possuem um ronronar perfeito quando o assunto é pedir comida e manifestar gratidão quando são acariciados. O som emitido é uma mistura ideal entre graves e agudos, a qual agrada os humanos e ativa uma atenção maior por parte deles. Os bebês também usam o mesmo recurso quando estão com fome ou precisam ser trocados, através do seu choro energético.


: Essa é a mais chocante e atormentadora explicação teórica. Os gatos são os vetores naturais do protozoário que causa a toxoplasmose ( a temida infecção letal aos fetos em grávidas, mas inofensiva ao resto da população). Nos ratos, hospedeiros do parasita, assim como nós, o protozoário infecta seus nervos e faz com que eles fiquem mais atraídos aos gatos e percam o medo dos mesmos. E isso é excelente para o parasita, porque desse modo os gatos capturam os roedores com mais facilidade, fechando o ciclo de reprodução da doença, ou seja, os cistos gerados no hospedeiro intermediário voltam para os felinos, eclodem e geram protozoários que se reproduzem em seu intestino, criando ovos que são eliminados nas fezes prontos para contaminar o ambiente. E os mesmos efeitos podem estar acontecendo em humanos! Nós, supostamente, ficamos mais afeiçoados aos gatos devido a toxoplasmose! E o melhor: não ficamos doentes na maior parte dos casos, apenas podendo manifestarmos alterações comportamentais ( isso já é outra história...Uma curiosidade sobre a toxoplasmose). E, quanto mais gatos no nosso ambiente, mais fácil ocorre as infecções, criando ainda mais apaixonados pelos felinos. E outra informação curiosa: cerca de 33% da população mundial provavelmente tem toxoplasmose! E isto pode ser uma das principais causa da grande aceitação dos gatos no nosso dia-a-dia!


             E você, amante dos ditadores peludos, já reparou em alguma destas artimanhas felinas? Os bichanos chegaram a ser deuses máximos dos antigos egípcios, algo que deve ser respeitado!


Texto relacionado:  Qual é o maior felino do mundo?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1286457901014599
  2. http://www.pnas.org/content/104/15/6442.short
  3. http://www.scientificamerican.com/article/the-taming-of-the-cat/
  4. https://www.youtube.com/watch?v=qLKVy6HTDV0  ( Brit Lab)