YouTube

Artigos Recentes

Uma curiosidade sobre a toxoplasmose

       
              Sabe-se que o protozoário da toxoplasmose está presente em torno de 33% da população e que, nas pessoas com imunidade normal ( não apresentando AIDS, ou qualquer outro quadro imunodeficiente), a infecção não produz sintomas ou danos característicos da doença, ou seja, grande parte da população mundial possui o parasita em modo inerte, mas não sabe. Porém, o Toxoplasma gondii, protozoário causador da toxoplasmose, gosta de se alojar no sistema nervoso do indivíduo, assim como em outros mamíferos ( recomendo o artigo Por que gostamos tanto de gatos?) e isto pode causar mudanças de comportamento, significativas ou não.

          Em alguns casos, as mulheres com o parasita podem ficar mais, como posso dizer, ´abertas para o amor´ e os homens tendem a demonstrar mais afeição; em outros, pode ocorrer uma variação grande no padrão de humor do indivíduo, o qual pode ficar muito alegre ou muito irritadiço. E, indo mais além, pode ser que, nos humanos, as personalidades extremas possam ser determinadas pela toxoplasmose, com o pequeno parasita unicelular sendo uma das bases construtoras do psicológico da nossa sociedade. Em outras palavras, podemos dizer que eles podem estar nos controlando emocionalmente!

            Infelizmente, não é só nas mudanças de comportamento que esses protozoários podem estar envolvidos. Doenças mentais como esquizofrenia, desordem bipolar, impulsividade e comportamento suicida. Tudo isso pode ter alguma ligação com a toxoplasmose. Ainda não se sabe os mecanismo que estariam envolvidos nesse processo, mas suspeita-se de que a resposta do sistema imunológico às inflamações causadas, por exemplo, pelos cistos do protozoário poderiam estar modificando significativamente a química cerebral. Outras hipóteses sugerem que certos compostos orgânicos liberados pelo T. gondii poderiam estar intervindo nas funções bioquímicas dos neurônios. Apesar de tudo isso ainda estar no campo das suspeitas, é gigantesco o número de estudos que apontam tais suspeitas, algo que mostra, no mínimo, uma veracidade em parte dessas hipóteses.

           As evidências, pelo menos, podem dar alguma esperança para futuros tratamentos de certas desordens mentais. Fazer, por exemplo, um simples teste de identificação da presença da toxoplasmose no corpo e buscar o tratamento para ela ( e este é bem rápido), pode ajudar a minimizar certos desvios de comportamento ou doenças mais sérias. As pesquisas continuam, mas é bom deixar algo claro. Sim, a toxoplasmose só é transmitida por felinos ( até onde sabemos), incluindo o gato doméstico. Mas só contraímos ela caso as fezes contaminadas de gatos entre em contado com nossos alimentos. Assim, não é preciso se livrar do seu gato para prevenir a toxoplasmose. Como ocorre com diversas doenças, lavar/cozinhar bem os alimentos e sempre higienizar as mãos, além de tomar cuidado ao manipular as fezes de gatos já é uma boa medida para evitar a contaminação.

            Por mais tentador que a ideia de gatos sendo os enviados do apocalipse zumbi entre humanos, evitar a ingestão do parasita controlador de mentes é tão fácil quanto evitar o ataque de lombrigas no intestino. Somando-se a isso, nem todos os gatos são infectados com o parasita. Na verdade, é muito mais provável que você irá se infectar com esse parasita através das carnes mal cozidas/assadas e/ou alimentos vegetais mal lavados do que com o seu gato. E, no caso de humanos, a toxoplasmose possui um tratamento bem efetivo.

OBS.: Apesar de ser muito raro complicações causadas pela toxoplasmose, as grávidas devem evitar ao máximo serem contaminadas com T. gondii. Este parasita pode passar pela placenta, contaminar o feto e aumentar bastante os riscos de aborto e problemas de desenvolvimento corporal, especialmente no cérebro. A recomendação é evitar que as grávidas manipulem fezes de gatos ( limpeza da caixa de areia, por exemplo), e sempre limpem bem as mãos e alimentos. Em caso de contaminação anterior ou durante a gravidez, procurar tratamento o quanto antes. É sempre bom as mulheres que pretendem, ou estão grávidas, fazerem testes para verificar a possível presença do protozoário no corpo.               
           
ATUALIZAÇÃO ( 26/03/16): Em um estudo publicado nessa terça-feira, o qual analisou 350 adultos, aqueles que possuíam uma desordem psiquiátrica chamada IED ( Desordem Intermitente Explosiva, na tradução da sigla em inglês), tinham duas vezes mais chances de estarem infectados com a toxoplasmose do que os indivíduos que não possuíam a desordem. Nessa doença, a pessoa passa a ter ataques explosivos de raiva em ocasiões aleatórias. Os pesquisadores querem ver agora se essa desordem pode ser controlada caso o paciente receba um tratamento contra o protozoário. Publicação do estudo: https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/news/fullstory_157922.html ( Menção e explicação do artigo científico original)                               

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. https://www.researchgate.net/profile/P_Hsu/publication/261517638_New_findings_Depression_suicide_and_Toxoplasma_gondii_infection/links/54a55e6f0cf267bdb9081e6c.pdf
  2. https://www.researchgate.net/publication/5582609_Are_some_cases_of_psychosis_caused_by_microbial_agents_A_review_of_the
  3.  _evidence
  4. http://jeb.biologists.org/content/216/1/113.short
  5.  http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/273/1589/1023.short
  6. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165032712008014
  7. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022395614002866
  8. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0306987709002771
  9. http://www.karger.com/Article/Abstract/180267
  10. http://jeb.biologists.org/content/216/1/1.short
  11. http://www.livescience.com/35901-toxoplasmosis-infections-severe-us-infants.html
  12. http://link.springer.com/article/10.1007/s00401-015-1481-5
  13. http://www.scientificamerican.com/article/rage-disorder-linked-with-parasite-found-in-cat-feces/
  14. http://www.cdc.gov/parasites/toxoplasmosis/